Cachorro

8 frutas para cachorro que podem ser servidas como petiscos: os melhores complementos da ração, segundo especialistas

Publicado - 09 Setembro 2024 - 15h46

Atualizado - 13 Setembro 2024 - 16h24

Para dar uma diversificada na dieta do pet, uma ótima ideia é apostar em petiscos. Embora os snacks comerciais sejam os mais recomendados, as frutas para cachorro também são uma possibilidade. Mas calma: não é toda fruta que é liberada para os peludos não, hein? Na verdade, saber diferenciar as frutas ‘proibidas’ para cachorro das frutas ‘liberadas’ é fundamental para não colocar a vida do seu pet em risco.

E quais são as melhores frutas para cachorro? Quais alimentos podem ser servidos como petiscos, e ainda beneficiar a saúde do seu amigo de quatro patas? A seguir, o Patas da Casa te conta quais são as frutas mais indicadas para complementar a ração dos doguinhos. Confira!

1) Banana

Uma das frutas que pode dar para cachorro que traz grandes benefícios para o organismo do pet é a banana. Isso mesmo: pode dar banana para cachorro sem problemas. A fruta é rica em fibras, potássio, cálcio e várias vitaminas que podem ser aproveitadas pelos cães.

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ao incluir a banana na dieta canina, a fruta fortalece a musculatura e os ossos do animal, como também ajuda a regular o intestino. Você ainda pode completar o petisco com uma colher de aveia, deixando o “prato” ainda mais nutritivo.

2) Melancia

A melancia é uma das melhores frutas para cachorro. Ela tem uma grande quantidade de água na composição, o que ajuda a estimular a hidratação dos cães. Além disso, a melancia é fonte de vitaminas A e C, melhorando a imunidade do cachorro e auxiliando na saúde ocular destes animais.

Por esses motivos, dar melancia para cachorro é uma possibilidade interessante, principalmente em dias de muito calor. Você pode cortar a fruta em cubinhos, congelar e oferecer esse petisco para cachorro gelado, que é super refrescante.

3) Maçã

Não sabe quais frutas pode dar para cachorro? A maçã é uma delas (e que, ainda por cima, é bastante saudável). Rica em vitamina C e minerais, como o cálcio, a maçã para cachorro fornece ação anti-inflamatória e ainda por cima auxilia na saúde oral dos cães, ajudando a limpar os dentes do pet.

A maçã para cachorro também é uma ótima fonte de fibra, regulando o trânsito intestinal dos pets. A maior atenção, porém, é oferecer essa fruta descascada e sem semente. A semente da maçã contém cianeto, uma substância extremamente prejudicial aos cães e que pode causar um grave quadro de intoxicação.

4) Pera

Na lista de melhores frutas para cachorro está a pera. Rica em vitaminas, potássio e fonte de fibras, essa fruta tem cerca de 80% de água em sua composição, o que significa que seu valor calórico é bastante baixo. A fruta ainda é boa para a saúde do coração e do intestino.

Porém, assim como a maçã, a pera exige alguns cuidados. Essa também é uma das frutas para cachorro que devem ser oferecidas descascadas e sem semente, pois as sementes deste fruto também são potencialmente tóxicas pra os peludos.

cachorro comendo melancia
Uma das frutas que pode dar para cachorro é a melancia

5) Pêssego

Uma das frutas para cachorro que poucas pessoas sabem que podem ser oferecidas para os pets é o pêssego, desde que ele esteja sem casca e sem caroço. A fruta é rica em vitaminas A e C, o que significa que ela é muito boa para o sistema imunológico do cachorro e também para a saúde da pele desses animais.

6) Morango

Saber quais frutas pode dar para cachorro nem sempre é fácil, mas o morango está na lista de frutas liberadas para os pets. Ele contém uma alta concentração de antioxidantes, além de ser fonte de vitaminas A, B e C, atuando como anti-inflamatório e melhorando a imunidade dos cães. Para completar, ele ainda é bom para a saúde cardíaca e óssea dos pets.

Diferente de outras frutas para cachorro, você pode dar o morango para cachorro com casca e com sementes. Isso não vai causar reações no pet e nem prejudicar a saúde dele. Apenas se atente com a quantidade, que não deve ser muita.

7) Melão

Dar melão para cachorro é uma ótima ideia. Essa é uma das melhores frutas que os cães podem comer, principalmente por causa da grande concentração de água e vitaminas presentes no alimento. Além do mais, o melão é uma fruta diurética rica em antioxidantes, fibras e potássio, o que é excelente para a saúde do cachorro. Não esqueça de remover casca e sementes!

8) Manga

Uma das frutas que pode dar para cachorro é a manga, sem caroço e sem casca. Além de ser muito apreciada pelo paladar canino, dar manga para cachorro ainda traz vários benefícios, já que o alimento é rico em vitamina C e fibras, melhorando a digestão canina e promovendo uma pele bonita e saudável. Por isso, a manga para cachorro acaba sendo um ótimo complemento para a dieta dos doguinhos.

Atenção: frutas para cachorro nunca devem substituir a ração

Incluir algumas frutinhas na dieta do seu cão não tem o menor problema, se essas frutas forem realmente benéficas para a saúde do animal e não substituírem a ração. Ou seja, esses alimentos sempre devem ser servidos como um tipo de petisco para cachorro, e nunca como se fossem a refeição principal.

Também é importante se atentar com as porções oferecidas. Ao contrário dos petiscos comerciais, que são formulados pensando justamente nas necessidades dos animais e já vêm até com a quantidade certa indicada na embalagem, as frutas são muito mais no "olhômetro".

Você pode usar as frutas durante brincadeiras, adestramento e outros tipos de reforços positivos. No entanto, sempre em quantidades pequenas e moderadas - uma dica importante, inclusive, é conversar com um médico veterinário de confiança antes de incluí-las no cardápio.

Também vale ficar atento às frutas que não pode dar para cachorro, que são:

  • Uva
  • Abacate
  • Laranja
  • Limão
  • Carambola
  • Abacaxi

As frutas para cachorro mencionadas acima são bastante perigosas para a saúde do animal. Elas contêm substâncias consideradas nocivas para os cães e que podem deixar até mesmo o cachorro intoxicado. Por isso, evite - e se o seu aumigo acidentalmente ingeri-las, corra para o veterinário!

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Cachorro

O que passa na cabeça do seu cachorro quando ele te dá lambeijos?

O cachorro lambendo o dono é uma cena muito comum na vida de quem tem um pet desses em casa. Mas você já se perguntou o que sig...

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Ver todas