Todo gateiro sabe que uma das comidinhas preferidas dos bichanos é o sachê para gatos. Saboroso e nutritivo, esse tipo de alimento é capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde do animal, mas ainda é alvo de alguns mitos. Ficou curioso para descobrir o que é verdade ou não sobre os sachês para gatos? A seguir, confira 8 mitos e verdades sobre o alimento!
1) O sachê para gatos é um vilão na dieta dos gatos?
Mito! O sachê para gatos não é vilão. Na verdade, a ração úmida é super benéfica para os bichanos, proporcionando uma alimentação equilibrada e saudável, com vários nutrientes importantes como proteínas, vitaminas e minerais. Além do mais, o sachê é rico em água, um componente que a maioria dos gatinhos têm dificuldade de ingerir naturalmente. Então, de certa forma, o sachê ainda estimula a hidratação dos gatos!
2) Sachê para gato pode ajudar a prevenir problemas renais?
Verdade! Os gatinhos têm maior propensão a desenvolver problemas renais justamente porque não têm o hábito de beberem água. Mas a boa notícia é que, por ser um alimento rico em água, o sachê é um grande aliado da saúde renal e urinária dos gatos, prevenindo vários problemas sérios, como a doença renal crônica e infecção urinária.
3) É verdade que o sachê para gatos engorda?
Mito! Não é verdade que o sachê para gatos engorda. O que pode causar a obesidade felina, na verdade, é o consumo excessivo e descontrolado desse alimento. No entanto, em quantidades moderadas e orientadas por um médico veterinário de confiança, é totalmente seguro oferecer sachês para gatos.
4) O sachê para gatos pode substituir a ração seca?
Depende! Existem dois tipos de sachês: os que funcionam como alimentos completos, e os que funcionam como petiscos para gatos. Se no rótulo estiver escrito que ele é um alimento completo, então sim: o sachê pode substituir a ração seca. Porém, se ele estiver sinalizado como petisco, é porque ele deve ser oferecido como um complemento da ração, sem substituí-la nas refeições principais.
5) Pode dar sachê para gato todos os dias?
Verdade! Se o seu gato come sachê todos os dias ele vai ser bastante beneficiado por isso, já que ele vai ingerir uma boa quantidade de água e ainda vai receber vários nutrientes durante a alimentação. O que pode variar é a quantidade de sachês para gatos recomendada, mas essa informação pode ser encontrada na própria embalagem do produto.
6) Pode dar sachê para gatos filhotes?
Verdade! Não tem o menor problema em oferecer sachê para gato filhote, e os sachês, inclusive, podem auxiliar na transição alimentar do pet do leite materno para a ração seca. O mais importante nessas horas é se atentar às especificações do produto, observando se o sachê escolhido é indicado para filhotes ou não, e também à quantidade fornecida.
7) Os sachês para gatos podem dar diarreia?
Mito! Algumas pessoas acreditam que o consumo de ração úmida pode deixar o gato com diarreia, mas isso não é verdade. O que pode acontecer é um armazenamento inadequado do produto que pode estragar o alimento e acabar causando sintomas gastrointestinais — mas não é o sachê em si que causa isso, e sim a falta do armazenamento certo.
O ideal é que, caso o animal não coma tudo depois de abrir o pacote de sachê para gatos, o tutor guarde este pacotinho dentro de um pote hermético dentro da geladeira por um período de, aproximadamente, 48 horas. Se passar muito tempo, pode ser que o sachê não esteja adequado para consumo. Além disso, deve-se considerar também outras doenças que deixam o gato com diarreia antes de presumir que tenha alguma relação com sachês.
8) O sachê para gatos lembra a alimentação natural felina?
Verdade! O gato é carnívoro obrigatório e o sachê para gatos é o alimento que mais se aproxima da alimentação natural da espécie, tanto pela textura quanto pelo sabor, aroma e composição. Não importa qual o melhor sachê para gatos, todo mundo sabe que a maioria dos bichanos é totalmente fascinada por esse tipo de comida — e vale a pena incluí-la na dieta do seu pet!