Sachê para gatos

O que acontece se seu gato comer sachê todos os dias: entenda os benefícios se comer na frequência e quantidade certas

Publicado - 05 Junho 2024 - 10h32

Atualizado - 05 Junho 2024 - 15h55

Foto da Amanda Lopes - Médica Veterinária

Amanda Lopes / Médica Veterinária

CRMV - RS 11483

Médica Veterinária formada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) RS, em 2010 | Atua como Representante de Informação Veterinária na Nestlé Purina Brasil, onde trabalha desde 2014.

Foto da Juliana Melo - Redatora

Juliana Melo / Redatora

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Você sabia que o sachê para gatos é um dos maiores aliados da saúde felina? Esse alimento, além de ser muito apreciado pelo paladar dos gatos, também pode ser bastante benéfico para os pets se for consumido na frequência e quantidade ideais. Os sachês têm uma alta porcentagem de água na composição, se assemelham bastante à alimentação natural da espécie e ainda por cima são super nutritivos. Veja o que acontece com se você der sachê para gato todos os dias!

Benefícios do sachê para gatos incluem hidratação e prevenção de doenças renais

Fazer o gato beber água pode ser uma missão bastante difícil para alguns tutores. Como são animais de origem desértica, os felinos não têm um alto nível de ingestão hídrica, o que acaba favorecendo o surgimento de problemas renais e urinários. Uma das melhores formas de contornar isso é justamente com o sachê para gatos filhotes, adultos e idosos, pois o alimento tem teor de umidade de até 80%.

Os maiores benefícios do sachê para gato são:

Imagem Quiz:Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

  • Aumenta o consumo de água
  • Diminui as chances de desenvolver doenças renais e urinárias
  • Possui textura, sabor e composição parecida com a alimentação natural dos gatos
  • Facilita o processo de digestão
  • É um alimento rico em proteínas

É verdade que pode dar sachê para gato todo dia?

Sim! Quando falamos do sachê para gatos, pode dar todo dia, desde que o tutor siga as devidas recomendações quanto à quantidade indicada para o peso e faixa etária do animal. Existem muitas formas de oferecer o alimento. Em alguns casos, o sachê funciona como um mero petisco; em outros, ele é considerado um alimento completo e balanceado.

Vale dizer que essa informação pode ser encontrada na embalagem do produto e a maneira como o sachê para gatos é incluído na dieta felina vai depender disso. Alimentos completos e petiscos têm divergências nas quantidades de nutrientes que devem ser levados a sério.

gato comendo sachê dentro de potinho
Dar sachê para gato pode trazer mais benefícios do que você imagina

Pode substituir ração por sachê?

O sachê para gatos pode substituir a ração seca nos casos em que o produto é indicado como ‘alimento completo’ no rótulo. Esses tipos de sachês têm todos os nutrientes que o animal precisa para ser saciado e se manter saudável, por isso funcionam como bons substitutos da ração seca.

Por outro lado, usar o sachê de gato que é considerado um petisco para substituir as refeições do pet não é indicado porque pode comprometer a saúde do pet e causar um déficit nutricional. As versões de petiscos não têm a quantidade certa para suprir as necessidades nutricionais do pet — por isso funcionam apenas como petiscos.

Pode misturar sachê com ração para gato?

Não tem problema misturar a ração seca com o sachê para gatos, se ambos forem alimentos completos. No entanto, essa mistura deve ser previamente calculada e indicada por um médico veterinário de confiança, pois cada um desses alimentos têm quantidades de nutrientes diferentes. É o que explica a médica veterinária Amanda Lopes: “Quando a alimentação for mista, é importante reduzir ambas as fontes para chegar a quantidade ideal.”

É importante ter atenção com a quantidade recomendada de sachê para gato

Excessos sempre devem ser evitados, e com os sachês para gatos isso não é diferente. Por isso, é necessário que o tutor siga as recomendações presentes no rótulo do alimento para saber qual a quantidade certa de acordo com a idade e o peso do pet. A ideia de que o sachê para gatos engorda não é totalmente verdade, mas a oferta indiscriminada pode, sim, contribuir para o aumento do peso.

Quantas vezes tem que dar sachê para gato?

Isso vai depender da idade e peso do animal. No caso do sachê Friskies para gatos adultos de tamanho médio (4 kg), por exemplo, o ideal é dar de 3 a 4 sachês por dia em até duas refeições separadas. O mesmo sachê para gatos filhotes deve ser oferecido em porções que variam entre 1 a 4 sachês por dia ou 3 a 5 sachês por dia, de acordo com as semanas de vida do animal.

Qual o melhor sachê para gatos?

O melhor sachê para gato vai depender, principalmente, de como o tutor pretende incluir o alimento na rotina do pet. No entanto, algumas dicas são válidas para ambos os tipos de sachês: sempre dê preferência a opções livres de corantes artificiais e transgênicos. Também é importante verificar as indicações na embalagem quanto à faixa etária e condições de saúde do pet — alguns sachês são restritos apenas para animais adultos, outros apenas para gatos castrados, e assim por diante.

Gato

Insuficiência renal em gatos: veterinária lista 8 coisas que tutores precisam entender sobre a doença renal crônica (DRC)

A doença renal crônica (DRC) é uma condição que afeta vários felinos, independentemente de sexo ou faixa etária. Ela costuma evoluir...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Cachorro

Ovo de páscoa para cachorro: receita com alfarroba é liberada na dieta canina. Aprenda como fazer!

A vontade de oferecer um pedaço do ovo de páscoa para cachorro durante as celebrações do feriado pode ser grande, mas saiba que isso...

Cachorro

Agora é oficial: cães e gatos terão RG no Brasil! Entenda como vai funcionar o novo sistema

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (17) o SinPatinhas, também conhecido como Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domést...

Adote um animal

Pastor Belga: características, personalidade, tipos e cuidados com a raça

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão ...

Cachorro

Veterinária alerta para os riscos de cães beberem água em fontes públicas

Ninguém gosta de ver um cachorro com calor na hora dos passeios. As altas temperaturas podem deixar o animal com sede e ofegante. Pa...

Gato

Insuficiência renal em gatos: veterinária lista 8 coisas que tutores precisam entender sobre a doença renal crônica (DRC)

A doença renal crônica (DRC) é uma condição que afeta vários felinos, independentemente de sexo ou faixa etária. Ela costuma evoluir...

Adote um animal

Cairn Terrier: conheça a raça de cachorro considerada a mais bonita do mundo pela Ciência

Uma raça pouco conhecida no Brasil, mas que vem ganhando holofotes ao redor do mundo, é o Cairn Terrier. Isso não tem acontecido à t...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?