Se você é apaixonado por bichanos de aparência exótica e diferenciada, as raças de gato híbridas com certeza vão te deixar fascinado. Resultado do cruzamento entre gatos domésticos e selvagens, esses gatinhos possuem características físicas únicas e surpreendentes. Mas não para por aí: além dos traços, eles também herdaram características comportamentais e instintivas dos gatos selvagens. Confira a seguir 8 raças de gato híbridas!
1) Bengal
O gato Bengal conquista a atenção por onde passa devido a sua aparência ‘diferenciada’. Diferente da grande maioria dos gatinhos, o pelo do gato Bengal apresenta manchinhas arredondadas em formatos de roseta. Por conta dessa característica, o Bengal é uma das raças de gato que parece um leopardo.
A explicação tem tudo a ver com a origem do Bengal, também conhecido como gato-de-bengala. Essa raça surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um leopardo bengalensis, um pequeno felino selvagem do Sudeste Asiático. Quanto à personalidade do Bengal, esse gatinho pode ser considerado ativo, curioso, brincalhão e muito afetuoso com a família, dependendo do grau de proximidade com o leopardo.
2) Savannah
O Savannah é uma das raças de gato híbrido mais conhecidas entre os gateiros. O gato Savannah surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e o Serval, um gato selvagem africano. Como resultado, esse ‘gatinho‘ herdou características do Serval: é magro e bem grande, com pernas compridas, orelhas grandes e postura imponente.
Contudo, não é só a aparência desses felinos que impressiona: o Savannah é uma das raças de gato mais inteligentes que você vai conhecer. Eles são animais curiosos, gostam de explorar, são ágeis e muito sociáveis.
3) Toyger
Você já ouviu falar em um gato que parece tigre? Se você nunca ouviu falar, está na hora de conhecer o Toyger, um gato híbrido com aparência muito parecida com a de um tigre. A origem desse gatinho, contudo, não tem nada a ver com os tigres.
O Toyger surgiu do cruzamento entre gatos domésticos malhados e o Bengal, com objetivo de criar uma raça que parecesse fisicamente com os tigres, mas que fossem mais dóceis. O resultado foi exatamente como o esperado, pois além do temperamento tranquilo e amoroso do Toyger, esse gatinho possui marcas na pelagem semelhantes às de um tigre.
4) Chausie
O Chausie é um gato híbrido que surgiu do cruzamento entre gatos domésticos e gatos-da-selva, um pequeno felino originário de países asiáticos, como Índia, Egito e Sri Lanka. O resultado dessa união trouxe características interessantes para o Chausie, como o seu porte. O Chausie é considerado uma das maiores raças de gato, podendo chegar a pesar 9 quilos. As orelhas dele são grandes, apontadas para cima e com um tufo de pelos em seu interior, semelhante ao do gato-da-selva.
Sobre a personalidade do Chausie, esse gatinho é super dócil e carinhoso. Ele não gosta de ficar muito tempo sozinho e gosta de realizar atividades estimulantes. Como são muito apegados a família, podem ser um pouco ciumentos com outros animais.
5) Gato Caracal Doméstico
O Caracal Doméstico é uma das raças de gato que apresenta uma origem nada prevista. Eles surgiram do cruzamento entre um gato doméstico que invadiu a cela de um Caracal selvagem em um zoológico na Rússia. Por essa razão, o gato Caracal Doméstico apresenta muitas características físicas do seu descendente selvagem, como a orelha pontuda com um tufo de pelos pretos na ponta.
Em relação à personalidade, o Caracal Doméstico é muito mais independente do que outras raças de gato. Ele herdou muitos traços selvagens do Caracal, então tendem a ser menos sociáveis. Como ele é um gato híbrido movido por instintos selvagens, o Caracal Doméstico precisa de muitos estímulos em casa para não apresentar comportamentos destrutivos e indesejados.
6) Gato Serengeti
Talvez você nunca tenha ouvido falar no gato Serengeti, uma raça que surgiu do cruzamento entre um Bengal e o gato de Pelo Curto Oriental. Apesar do Serengeti não ser uma das raças de gato que apresenta parentesco direto com gatos selvagens, eles surgiram por meio de um gato híbrido, o Bengal. A ideia era criar uma raça de gato parecida com o leopardo, mas com um temperamento mais tranquilo, o que acabou dando certo. Esse gato híbrido é cheio de energia e apresenta uma personalidade carinhosa e sociável.
7) Cheetoh
Assim como o Serengeti, o Cheetoh é uma raça de gato pouco conhecida por aí. Esse gato híbrido surgiu do cruzamento entre o Bengal e o Ocicat, e por isso apresenta uma pelagem manchada que lembra um leopardo. Essa é uma das raças de gato mais recentes, sendo que a primeira ninhada de filhotes surgiu em 2003. Apesar da aparência de um gato selvagem, o Cheetoh é um gatinho carinhoso, sociável e curioso. Gostam de estar ao lado dos tutores e de brincadeiras que os façam gastar energia.
8) Gato Ashera
O Ashera é um gato híbrido que surgiu de um modo menos convencional. Criado em laboratórios nos Estados Unidos, o gato Ashera foi manipulado geneticamente por meio da inseminação artificial. Para alcançar o resultado desse gato híbrido, os geneticistas misturaram o leopardo asiático, serval africano e raças de gatos domésticos.
Assim, nasceu o Ashera, um híbrido de porte imponente, que pode medir mais de 1 metro de comprimento e pesar 15 quilos. Ou seja, ele é uma das raças de gato gigante, assim como o Maine Coon. Quanto a personalidade do gato Ashera, apesar da descendência selvagem, ele é um gatinho super dócil, amigável e brincalhão. Porém, também é independente e gosta de aproveitar a própria companhia.