Adoção animal

8 raças de gato híbridas para conhecer e se surpreender

Publicado - 27 Dezembro 2024 - 13h00

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Se você é apaixonado por bichanos de aparência exótica e diferenciada, as raças de gato híbridas com certeza vão te deixar fascinado. Resultado do cruzamento entre gatos domésticos e selvagens, esses gatinhos possuem características físicas únicas e surpreendentes. Mas não para por aí: além dos traços, eles também herdaram características comportamentais e instintivas dos gatos selvagens. Confira a seguir 8 raças de gato híbridas!

1) Bengal

Bengal deitado em sofá
O Bengal é uma das raças de gato mais bonitas

O gato Bengal conquista a atenção por onde passa devido a sua aparência ‘diferenciada’. Diferente da grande maioria dos gatinhos, o pelo do gato Bengal apresenta manchinhas arredondadas em formatos de roseta. Por conta dessa característica, o Bengal é uma das raças de gato que parece um leopardo.

A explicação tem tudo a ver com a origem do Bengal, também conhecido como gato-de-bengala. Essa raça surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um leopardo bengalensis, um pequeno felino selvagem do Sudeste Asiático. Quanto à personalidade do Bengal, esse gatinho pode ser considerado ativo, curioso, brincalhão e muito afetuoso com a família, dependendo do grau de proximidade com o leopardo.

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Savannah

gato Savannah sentado em arranhador
O Savannah é uma das raças de gato mais caras 

O Savannah é uma das raças de gato híbrido mais conhecidas entre os gateiros. O gato Savannah surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e o Serval, um gato selvagem africano. Como resultado, esse ‘gatinho‘ herdou características do Serval: é magro e bem grande, com pernas compridas, orelhas grandes e postura imponente.

Contudo, não é só a aparência desses felinos que impressiona: o Savannah é uma das raças de gato mais inteligentes que você vai conhecer.  Eles são animais curiosos, gostam de explorar, são ágeis e muito sociáveis.  

3) Toyger

gato Toyger se lambendo
O Toyger é uma das raças de gato mais parecidas com o tigre

Você já ouviu falar em um gato que parece tigre? Se você nunca ouviu falar, está na hora de conhecer o Toyger, um gato híbrido com aparência muito parecida com a de um tigre. A origem desse gatinho, contudo, não tem nada a ver com os tigres. 

O Toyger surgiu do cruzamento entre gatos domésticos malhados e o Bengal, com objetivo de criar uma raça que parecesse fisicamente com os tigres, mas que fossem mais dóceis. O resultado foi exatamente como o esperado, pois além do temperamento tranquilo e amoroso do Toyger, esse gatinho possui marcas na pelagem semelhantes às de um tigre.

4) Chausie

Chausie deitado no tapete
O Chausie é uma das raças de gato mais carinhosas

O Chausie é um gato híbrido que surgiu do cruzamento entre gatos domésticos e gatos-da-selva, um pequeno felino originário de países asiáticos, como Índia, Egito e Sri Lanka. O resultado dessa união trouxe características interessantes para o Chausie, como o seu porte. O Chausie é considerado uma das maiores raças de gato, podendo chegar a pesar 9 quilos. As orelhas dele são grandes, apontadas para cima e com um tufo de pelos em seu interior, semelhante ao do gato-da-selva.

Sobre a personalidade do Chausie, esse gatinho é super dócil e carinhoso. Ele não gosta de ficar muito tempo sozinho e gosta de realizar atividades estimulantes. Como são muito apegados a família, podem ser um pouco ciumentos com outros animais.

5) Gato Caracal Doméstico

gato Caracal Doméstico deitado
O Caracal Doméstico é uma das raças de gato mais exóticas

O Caracal Doméstico é uma das raças de gato que apresenta uma origem nada prevista. Eles surgiram do cruzamento entre um gato doméstico que invadiu a cela de um Caracal selvagem em um zoológico na Rússia.  Por essa razão, o gato Caracal Doméstico apresenta muitas características físicas do seu descendente selvagem, como a orelha pontuda com um tufo de pelos pretos na ponta.

Em relação à personalidade, o Caracal Doméstico é muito mais independente do que outras raças de gato. Ele herdou muitos traços selvagens do Caracal, então tendem a ser menos sociáveis. Como ele é um gato híbrido movido por instintos selvagens, o Caracal Doméstico precisa de muitos estímulos em casa para não apresentar comportamentos destrutivos e indesejados.

6) Gato Serengeti

gato Serengeti no ombro de mulher
O Serengeti é um gato híbrido pouco conhecido

Talvez você nunca tenha ouvido falar no gato Serengeti, uma raça que surgiu do cruzamento entre um Bengal e o gato de Pelo Curto Oriental. Apesar do Serengeti não ser uma das raças de gato que apresenta parentesco direto com gatos selvagens, eles surgiram por meio de um gato híbrido, o Bengal. A ideia era criar uma raça de gato parecida com o leopardo, mas com um temperamento mais tranquilo, o que acabou dando certo. Esse gato híbrido é cheio de energia e apresenta uma personalidade carinhosa e sociável.

7) Cheetoh

Cheetoh na natureza
O Cheetoh é das raças de gato mais recentes (Créditos: Divulgação Catster)

Assim como o Serengeti, o Cheetoh é uma raça de gato pouco conhecida por aí. Esse gato híbrido surgiu do cruzamento entre o Bengal e o Ocicat, e por isso apresenta uma pelagem manchada que lembra um leopardo. Essa é uma das raças de gato mais recentes, sendo que a primeira ninhada de filhotes surgiu em 2003. Apesar da aparência de um gato selvagem, o Cheetoh é um gatinho carinhoso, sociável e curioso. Gostam de estar ao lado dos tutores e de brincadeiras que os façam gastar energia.

8) Gato Ashera

gato Ashera sentado no sofá
O Ashera é uma das raças de gato que surgiu em laboratórios 

O Ashera é um gato híbrido que surgiu de um modo menos convencional. Criado em laboratórios nos Estados Unidos, o gato Ashera foi manipulado geneticamente por meio da inseminação artificial. Para alcançar o resultado desse gato híbrido, os geneticistas misturaram o leopardo asiático, serval africano e raças de gatos domésticos. 

Assim, nasceu o Ashera, um híbrido de porte imponente, que pode medir mais de 1 metro de comprimento e pesar 15 quilos. Ou seja, ele é uma das raças de gato gigante, assim como o Maine Coon. Quanto a personalidade do gato Ashera, apesar da descendência selvagem, ele é um gatinho super dócil, amigável e brincalhão. Porém, também é independente e gosta de aproveitar a própria companhia.
 

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Comportamento

Como fazer um gato se adaptar a outro pet? Esses são os 7 passos indicados por especialistas

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Cachorro

Cachorro espirrando pode ser sinal de alerta? Veterinária explica as causas e quando você deve se preocupar

Ver um cachorro espirrando é uma situação que pode parecer inofensiva, mas às vezes exige um olhar mais atento. A frequência dos esp...

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Cachorro

Como alimentar cachorro com doença do carrapato? Aprenda como driblar a falta de apetite (checado por veterinários)

Uma das maiores preocupações na vida dos tutores é a doença do carrapato em cachorro. Trata-se de um problema relativamente comum, m...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?