No universo felino, cada raça de gato possui características físicas e comportamentais distintas. De acordo com a World Cat Federation (WCF), a mais famosa organização de felinos, existem cerca de 70 raças de gatos registradas em todo o mundo, e algumas se destacam quando o assunto é a aparência. Essas raças chamam a atenção por possuírem traços físicos considerados peculiares para a espécie felina. Curioso para saber que traços são esses? Conheça 8 raças de gato incomuns fisicamente!
1) O Munchkin é conhecido como ‘gato salsicha’
Patas de gato curtinhas, corpo rebaixado e coluna alongada: conheça o Munchkin, o “cachorro salsicha” do universo felino. Se você nunca tinha escutado falar nessa raça, com certeza vai se surpreender com a fofura desse gatinho. Eles possuem um corpo completamente diferente do que a grande maioria dos gatos.
Os traços incomuns do Munchkin são resultado de uma mutação genética que impede que os ossos da perna do animal cresçam completamente, dando esse aspecto de “rebaixado”. Eles são pequenos, não pesam mais do que 5 quilos, possuem uma grande variedade de cores e têm uma pelagem bem macia e felpuda.
2) Lykoi é um gatinho com aparência de lobo
A aparência do gato Lykoi gera controvérsias entre os gateiros. Por um lado, muitos afirmam que a pelagem falha e acinzentada do animal lembra a de um lobisomem - a palavra Lykos, inclusive, significa lobo em grego. Por outro lado, o rabo de gato fino e os pelos falhados fazem com que esse bichano seja comparado a um filhote de gambá.
As falhas na pelagem do Lykoi são resultado de uma mutação genética natural que afetou a formação do subpelo do animal, por isso o felino possui uma aparência tão exótica e diferenciada. Vale dizer que o Lukoi só possui um padrão de cor, o black roan, e por isso os pelos são grisalhos.
3) A orelha do Oriental Shorthair é grande e pontuda
O Oriental Shorthair é um felino com uma aparência marcante e diferenciada. No primeiro momento, sem dúvidas alguma o que mais chama atenção nesse felino é o tamanho de sua orelha. Elas são grandes e largas, e contrastam bastante com a cabeça pequena e triangular do felino.
A estrutura física desses gatinhos é outro ponto que merece destaque. O corpo e as patas do Oriental Shorthair é alongado, o quadril é estreito e seus músculos são fortes. Esse gato exótico é de porte médio, com altura de até 30 cm e peso que pode chegar a 7 kg. É uma das raças de gato mais diferentes!
4) LaPerm é um gato de pelo encaracolado
A característica mais marcante das raças de gato LaPerm são os pelos densos e encaracolados que cobrem todo o corpo do pet. Ele tem orelhas peludinhas médias e pontiagudas, o focinho arredondado e olhos expressivos. Uma característica curiosa e diferente da raça é que o bigode de gato LaPerm pode ser enrolado, assim como a sobrancelha.
5) O gato Manês tem um o rabo encurtado, diferente de todas as raças de gato
Se você olhar rapidamente para uma foto de um gato Manês, é provável que não encontre nada de incomum. Porém, se você observar com bastante atenção o corpo do gato, vai perceber que o Manês tem uma característica muito peculiar: um rabo bem mais curto que os demais bichanos. Em alguns casos, o gato filhote pode até nascer completamente sem rabo.
Acredita-se que esse traço tenha surgido de uma mutação genética provocada pelo cruzamento de gatos geneticamente semelhantes na Ilha de Man, local de origem do gato Manês, que fica na região da Grã Bretanha.
6)O gato Savannah parece um leopardo
Considerada uma das raças de gato mais raras do mundo, o Savannah encanta a todos por onde passa. Ele surgiu a partir do cruzamento entre um gato doméstico e um gato selvagem, e apresenta características de ambos. Eles são gatos imponentes e grandes, medem cerca de 60 cm de altura e pesam até 25 kg. Mas com certeza o que mais chama atenção no gato Savannah são os seus pelos. A pelagem do Savannah é cheia de manchinhas pretas semelhantes às de um leopardo.
7) A orelha do American Curl é curvada para trás
Assim como Scottish Fold, o American Curl possui uma orelha curvadinha, mas elas não são nada parecidas. Enquanto o Scottish Fold possui a orelha virada para frente, o American Curl possui apenas a ponta das orelhas curvadas para trás. Elas são peludas, pequenas, redondas e levemente viradas para trás, deixando o bichano com uma aparência super engraçada.
8) O Selkirk Rex é um gato de pelo cacheado
O Selkirk Rex é um gatinho que carrega uma característica muito marcante: o pelo de gato cacheado. Diferente do LaPerm que possui os pelos levemente encaracolados, os cachos do Selkirk Rex são mais definidos. Essa definição pode variar de acordo com o clima da região e idade do gato. Os pelos do Selkirk Rex são densos, fofinhos e maiores na região do pescoço, o que os deixa com a aparência bem fofa de um urso de pelúcia. O mais especial é que esse traço surgiu de um cruzamento natural, ou seja, sem a interferência humana.