O sonho de todo tutor é ter um cachorro feliz e saudável dentro de casa. Mas será que você sabe o que precisa ser feito para alcançar isso? Não tem muito mistério: alguns cuidados básicos com as necessidades, alimentação, higiene e saúde geral do pet são suficientes para você transformar esse sonho em realidade. Veja abaixo 9 dicas de como deixar os cachorros felizes durante todo o ano!
1) Passeios frequentes deixam qualquer cachorro feliz
Todo mundo sabe que a hora de passear com cachorro é a preferida de muitos pets. Não é por menos: esse é o momento em que o cãozinho tem todos os sentidos estimulados, como olfato, visão, audição e tato. Para completar, o animal tem a chance de fazer novos aumigos e gastar toda a sua energia!
As atividades físicas ajudam a evitar o sedentarismo e promover melhor saúde física e mental aos cães. Então caminhadas e até mesmo corridas ao ar livre são ótimas opções para manter seu pet ativo. Você também pode apostar em passeios diferenciados, como fazer trilhas e até levar o cachorro na praia (se a praia for pet friendly, claro).
2) Brinquedos interativos também fazem a felicidade dos pets
Além dos passeios, investir no enriquecimento ambiental também é algo necessário para fazer um cachorro feliz. Afinal, os animais precisam de estimulação mental para evitar o tédio e a ansiedade. Por isso, brinquedos interativos, sessões de adestramento e até algumas brincadeiras, como esconder petiscos pela casa, ajudam a manter seu cachorro mentalmente ativo e feliz.
3) Cachorros felizes são aqueles que estão com as vacinas em dia
Com as vacinas para cachorro, os animais ficam protegidos contra várias doenças perigosas e, consequentemente, têm uma melhor qualidade de vida. Então, se você quer manter seu cachorro feliz e livre de doenças que podem ser facilmente evitadas com o imunizante, é importante deixar as datas das vacinas anotadas na agenda!
Vale lembrar que não se deve atrasar a vacina de cachorro em hipótese alguma, ou o pet fica exposto a vários problemas. Não esqueça também de atualizar as doses de vermífugo e remédios antiparasitários, de acordo com as orientações de um profissional.
4) Check-ups com o veterinário afastam os problemas e mantêm seu cachorro feliz
Se a ideia é ter um cachorro saudável e bastante feliz, não deixe de fazer check-ups junto a um médico veterinário de confiança. Além da vacinação e vermifugação, o especialista vai passar uma série de exames de rotina — como o exame de sangue para cachorro — que ajudam a identificar e tratar condições de saúde ainda no estágio inicial, proporcionando maiores chances de cura ao animal.
5) Para serem ainda mais felizes, cães precisam de uma dieta balanceada
A alimentação é a base da saúde de qualquer animal. Por isso, se você quer ter um cachorro forte e com uma saúde de ferro, é fundamental escolher uma ração de qualidade e apropriada para a idade e porte do animal.
Um filhote de cachorro deve se alimentar exclusivamente de uma ração para cachorro filhote. O mesmo vale para cães adultos e idosos. Além disso, um cachorro pequeno tem necessidades nutricionais diferentes de um cachorro grande, por isso a ração também deve levar em consideração o tamanho do cãozinho. Para garantir uma dieta rica em nutrientes de alta qualidade, a dica é apostar na ração premium e super premium.
6) Um cachorro feliz é aquele que ganha petiscos todos os dias
Além da ração de cachorro, os petiscos são uma ótima maneira de diversificar a dieta do pet e, ao mesmo tempo, fazer seu cãopanheiro muito feliz! Os pets amam ser mimados com snacks, e os petiscos comerciais têm a quantidade ideal de nutrientes para integrar o cardápio dos cães diariamente sem fazer mal. Basta seguir a quantidade indicada na embalagem do produto.
7) Banho e tosa são cuidados que deixam os cachorros felizes
Um cachorro feliz é um cachorro bem cuidado, até mesmo quando o assunto é higiene. Os cães precisam de banho e tosa regularmente, e por isso é bom incluir isso na rotina do seu pet. Para ter certeza da frequência certa, você pode consultar um veterinário. Além disso, não esqueça de outros cuidados básicos no dia a dia do pet, como cortar unhas, limpar os ouvidos, escovar os pelos e escovar os dentes do cachorro.
8) Para ter um cachorro feliz, proporcione um lugar confortável para ele descansar
Sabia que os cães passam boa parte do dia dormindo? Se você não sabe quantas horas um cachorro dorme por dia, a resposta pode te surpreender: eles passam de 12 a 14 horas cochilando. No caso de filhotes e idosos, a contagem pode ser ainda maior, de até 18 horas.
Por isso, nada mais justo do que oferecer um cantinho bem confortável para que os peludos possam descansar nas horas livres, né? Cachorros felizes são aqueles que dormem bem e tem uma caminha aconchegante para relaxar. É bom investir em almofadões, iglus, cabaninhas e até sofá-cama para os pets.
9) Tempo de qualidade com o tutor é capaz de deixar qualquer cachorro feliz
Nada faz os cachorros mais felizes do que estar com a família! Por isso, se a ideia é proporcionar muita alegria ao seu pet, é imprescindível tirar um tempinho do seu dia para se dedicar exclusivamente a ele. Você pode fazer brincadeiras com cachorro, como jogar uma bolinha para ele buscar, ou simplesmente passar um tempo fazendo carinho e aproveitando a companhia do seu pet. Ele com certeza vai adorar receber toda essa atenção e vai retribuir todo o amor dele de volta.