Acne felina - ou acne de gato - são aqueles pontinhos pretos que ficam logo abaixo do queixo do felino. Eles se assemelham a grãos de café e inicialmente são confundidos com sujeira. Ou seja, a acne não é uma exclusividade dos humanos e também pode afetar felinos de qualquer idade e sexo (mas acredita-se que isso seja mais recorrente em machos).
No entanto, é importante ter atenção, pois sem o devido cuidado esses pontinhos pretos no queixo do gato podem se tornar um problema. A boa notícia é que o tratamento é bem simples. Veja a seguir como tratar acne de gato em casa.
O que é a acne de gato?
Um problema comum tanto a humanos quanto a felinos é a acne. Gato pode sofrer com isso por diferentes motivos, e normalmente a acne felina é caracterizada por pontinhos pretos no queixo do animal, como se fossem cravos. O grande problema é quando isso infecciona, causando uma espinha em gatos. Nesses casos, a espinha felina - derivada da acne - adquire um aspecto inflamado e com pus, provocando bastante incômodo no pet. Para evitar o problema, é importante saber mais sobre as causas da acne felina, como tratar e também prevenir.
O que pode causar a acne felina?
A acne de gato surge a partir da produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas da derme, que obstrui os poros e aumenta a proliferação de bactérias. Quando o assunto são as causas da acne, gato também desenvolve esse distúrbio por diversos fatores, assim como os humanos. Problemas no sistema imunológico e dieta incorreta são os fatores mais comuns. Acredita-se que a predisposição genética seja mais um motivo.
Além disso, outros fatores são:
- Gato estressado
- Problemas durante a troca de pelos
- Falta de higiene (o gato não alcança o próprio queixo)
- Doenças de pele (sarna em gatos, por exemplo)
- Sintomas de FIV e FeLV
- Alergia
Como limpar acne de gato do jeito certo?
A acne felina é um dos problemas de pele em gatos mais comuns e a limpeza vai depender do grau da situação. Em casos mais simples, que são prontamente percebidos pelo tutor, pentear a região com uma escova de cerdas finas já é o suficiente. Já em situações mais graves pode ser necessário o auxílio veterinário para indicar uma solução mais eficiente (como um antisséptico) para a limpeza com um pano ou algodão.
Há profissionais que também recomendam a limpeza da acne em gatos com algodão e água morna, acompanhado ou não do uso de pomadas anti-inflamatórias e antibióticos. Outra solução é usar um sabonete específico para essa higiene. A maneira certa de lidar com a acne de gato (como tratar e limpar) é algo que vai de acordo com a recomendação do profissional.
Passo a passo de como tratar acne felina
Para cuidar corretamente da acne felina, tratamento deve ser indicado por um veterinário de confiança. A dificuldade está na hora de limpar a acne: gatos podem demonstrar uma certa resistência na hora da higiene. Aqui, é importante ter paciência e delicadeza para não irritar o animal. Por isso, siga os passos abaixo:
- O segredo é deixar o gato relaxado e começar com o habitual carinho no queixo.
- Aos poucos, inicie limpeza e, se possível, segure a cabeça dele como se fosse dar um comprimido para gato.
- Faça movimentos leves e circulares, mas lembre-se de não espremer a acne - isso só causa dor e ainda pode piorar o quadro, que se transforma em uma infecção.
- Por fim, não se esqueça de oferecer uma recompensa para o gatinho. Afinal, essa higiene será algo recorrente e não deve ser algo desconfortável.
Pode espremer cravo de gato?
Espremer os pontinhos pretos no queixo do gato é altamente contraindicado, pois pode machucar e causar uma infecção. Assim, a acne se transforma em uma espinha em gato e demanda ainda mais cuidado. O tratamento, portanto, deve ser feito com produtos específicos indicados pelo veterinário, como uma pomada para acne felina ou sabonetes específicos para higiene.
Como tratar acne felina naturalmente?
Para quem procura receitas naturais para cuidar da acne felina, tratamento caseiro não deve ser a solução se não houver orientação médica. A pele dos bichanos é bem sensível, e ao invés de melhorar a situação, a medicação por conta própria pode acabar piorando o quadro. Antes de usar qualquer remédio para acne felina, consulte um veterinário.
O que acontece se não tratar a acne felina?
Sem o tratamento, a acne felina pode se tornar uma inflamação, causar ferida, infecção, espinhas, mau cheiro e até dor e inchaço. Nesse ponto, o gato pode até sofrer falta de apetite. Por isso, é muito importante buscar o tratamento certo para entender como curar a acne felina da boca do gato. A boa notícia é que a acne de gato não é transmissível, embora possa ser recorrente.
Como evitar a acne felina?
De acordo com a médica veterinária Amanda Carloni, a acne felina é um problema de pele relativamente comum nos gatos. Apesar disso, existem algumas medidas que podem ser adotadas no dia a dia para evitá-la. É o que diz a especialista: "Os cuidados preventivos são simples e fáceis de serem implementados". São eles:
- Higiene adequada: limpar o queixo do gato regularmente com um produto específico ajuda a prevenir a acne felina por evitar o acúmulo de óleo e sujeira na região.
- Comedouros e bebedouros: opte por comedouros e bebedouros de inox ou cerâmica. Os de plástico, com o tempo, formam ranhuras que podem reter bactérias, favorecendo a ocorrência da acne felina.
- Alimentação saudável: ofereça uma dieta equilibrada e de alta qualidade para evitar reações de hipersensibilidade na pele.
Atenção ao bebedouro é uma das formas de prevenir a acne felina
Existem dicas fundamentais sobre como curar acne de gato em casa. Bebedouros para gatos (bem como os comedouros) de vidro ou porcelana são os mais indicados. A vasilha de plástico tende a ser mais porosa e fácil de acumular gordura e bactérias que intensificam o quadro. Também opte por potes na altura certa para o felino, que evitam o contato direto com o queixo do pet. Manter a limpeza diária dos recipientes também é um cuidado importante.
Publicado originalmente em: 06/04/2023
Atualizado em: 20/10/2023