O verão chegou e, com ele, o pesadelo do carrapato e pulga em cachorro também. Apesar dos carrapatos e pulgas serem um problema super comum na vida dos peludos, durante os os dias mais quentes, parece que essa situação fica ainda pior - e é claro que existe uma explicação lógica para isso.
Muita gente pode achar que o carrapato e a pulga em cachorro não é nada demais. Afinal, ser infectado por esses parasitas é algo muito fácil. Mas não se deixe enganar por isso! Esses monstrinhos são um perigo para a saúde do cachorro, além de provocar um grande desconforto no animal. Para evitar que isso aconteça, a veterinária Manuela Coimbra explicou porque os carrapatos e as pulgas aumentam no verão e o que fazer para manter os cachorros protegidos. Veja abaixo as dicas repassadas pela especialista!
Por que o carrapato e pulga em cachorro aumentam no verão?
Com a chegada do verão, os tutores querem aproveitar os dias ensolarados para passear com cachorro em parques, praias e até trilhas. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que as pulgas e carrapatos também adoram o calor. Então, durante os dias mais quentes, as chances de encontrar uma pulga ou carrapato em cachorro são muito maiores.
A veterinária Manuela Coimbra explicou porque isso acontece: “O verão proporciona condições ideais para o desenvolvimento da pulga e do carrapato devido às altas temperaturas (20-30°C) e maior umidade, que aceleram seu ciclo de vida e aumentam a atividade reprodutiva”.
Para você ter uma ideia do tamanho do problema, um carrapato fêmea pode colocar cerca de 5 mil ovos em um período de 21 dias. Já as pulgas, cerca de 50 ovos em um único dia. Além disso, no inverno, um carrapato demora cerca de 140 dias para se tornar adulto. Já no verão, esse período cai para 10 dias. Por essa razão, é muito importante que os tutores estejam preparados para lidar com essa situação.
Como acabar com o carrapato e a pulga em cachorros?
A pulga e o carrapato em cachorro são um verdadeiro inferno na vida dos peludos. No caso dos carrapatos, esses pequenos parasitas provocam extrema coceira no animal e ainda podem causar problemas de saúde perigosos, como é o caso da doença do carrapato. Já a pulga em cachorro pode causar anemia, diarreia, perda de peso, falta de apetite e cansaço.
Para evitar que isso aconteça, é importante que os tutores saibam exatamente como acabar com as pulgas em cachorros e também os carrapatos. A boa notícia é que todo remédio para pulga em cachorro também previne contra os carrapatos, então o tutor só vai precisar investir em um medicamento. Existem diferentes formas de acabar com o carrapato e a pulga em cachorro, e a veterinária Manuela listou quais são eles:
- Comprimidos orais: absorvido pelo organismo, o remédio para carrapato mata os parasitas e a proteção dura de 1 a 3 meses. Esse método age de forma sistêmica, eliminando a pulga e o carrapato em cachorro de dentro para fora.
- Coleiras: liberam princípios ativos gradualmente sobre a pele. A coleira antipulgas oferece proteção de até 8 meses, método que tem o maior tempo de duração.
- Pipetas (spot-on): espalham-se na camada lipídica da pele, matando parasitas por contato; duram cerca de 30 dias. Elas são ideais para quem busca uma proteção rápida e são mais baratas do que as demais.
- Sprays: agem por contato direto e são indicados para eliminação imediata; proteção de semanas.
Qual é o método mais eficiente para acabar com o carrapato e a pulga em cachorro?
Como visto anteriormente, existem várias formas de acabar com o carrapato e a pulga em cachorro. Mas qual será o método considerado o mais eficiente? Para Manuela, o comprimido é o melhor remédio para carrapato em cachorro e pulgas. No entanto, ela ressalta que quando a coleira antipulgas é aliada aos remédios, o conjunto oferece uma proteção ainda mais eficaz. A veterinária ainda ressaltou que é importante fazer o controle do ambiente para potencializar a proteção ao interromper o ciclo de vida dos parasitas.
Além de acabar com carrapato e pulga em cachorro, é importante eliminá-los do ambiente
De nada adianta acabar com o carrapato e pulga em cachorro, mas deixar esses parasitas vivos no ambiente. Para acabar de uma vez por todas com a infestação de pulgas e carrapatos, é preciso eliminar todos os ovos e larvas do local em que o animal vive. Mas como limpar o lugar em que seu pet vive para matar esses parasitas? A veterinária deu algumas dicas de como fazer isso.
A primeira delas é higienizar adequadamente todo o ambiente. Ela indica aos tutores aspirar tapetes, sofás e lavar objetos do cão e que ele tenha contato com água quente. De acordo com a profissional, é importante realizar esse processo a cada 2 semanas, por pelo menos 3 ciclos, para eliminar totalmente os ovos e larvas.
Manuela ainda indicou o uso de inseticidas para pulgas e carrapatos, desde que usados adequadamente. “Utilize produtos adequados ao peso e idade do cão, evitando contato com olhos, mucosas ou feridas. Após a aplicação, ventile o ambiente e observe o cão para possíveis reações adversas.”