O Akita Inu - também chamado apenas de Akita - tem uma aparência encantadora e única. Ele parece ser uma versão maior do Shiba Inu, mas ao mesmo tempo cada um desses cães tem suas particularidades. A raça, que é de origem japonesa, conquistou o mundo e não foi à toa: além da sua beleza exótica e do seu semblante simpático, o cachorro Akita tem uma personalidade marcada por lealdade, companheirismo e apego com os donos. Apesar disso, o Akita japonês não deixa a sua independência de lado.
Quer conhecer melhor o Akita? Filhote ou adulto, esse é um cãozinho que com certeza vai te surpreender de muitas maneiras. Veja a seguir um infográfico que o Patas da Casa preparou com as principais características da raça de cachorro Akita!
Akita branco, fulvo e tigrado: conheça as cores e outras características da raça
O Akita Inu é um cachorro grande e peludo. Ele tem duas camadas de pelos bem densas e que exalam fofura, sendo que a camada mais interna (subpelo) é mais macia e a camada mais externa é um pouco mais dura. Quanto ao tamanho, a raça Akita pode atingir entre 58 e 71 centímetros de altura; e pesar entre 32 e 60 kg.
Na disputa entre Akita e Shiba Inu , existem algumas características que diferenciam os dois cães. Além do próprio tamanho, as feições são distintas: o Akita é dono de bochechas largas, tem o rosto achatado e os olhos e focinho mais centralizados. Já o Shiba tende a ter traços mais equilibrados e sutis.
E as cores do cachorro, quais são? O mais comum de vermos por aí é o padrão urajiro, que consiste em uma pelagem avermelhada com marcas brancas em certas partes do corpo, como peito, pescoço, patas, rabo e bochechas. Outras possibilidades são o cachorro Akita branco e o tigrado.
O cachorro Akita é muito independente, mas cria um forte vínculo com a família
Quando falamos do Akita, cachorro é muito devoto aos donos e sempre fará de tudo para mostrar toda a sua fidelidade e lealdade (principalmente quando falamos de proteção). Por trás da aparência fofinha e apertável, existe um cachorro protetor, corajoso e que não mede esforços para defender quem ele ama em situações de perigo ou ameaça. Por esses motivos, é fundamental investir no adestramento e socialização desde cedo, com o Akita Inu filhote.
Acredite: apesar de toda a devoção da raça, o Akita tem uma personalidade bastante forte e nem sempre está disposto a agradar. Ele prefere seguir seus instintos e tem um padrão de comportamento dominante, sendo necessário que o tutor tenha bastante paciência e pulso firme para educá-lo e treiná-lo.
O cachorro Akita costuma ser bem apegado com os donos. Ele não é tão aberto com desconhecidos, crianças e outros animais, devendo ser socializado para conviver em harmonia com eles; mas esse é um cão que gosta de fazer parte do convívio familiar e não deve ser tratado como um cachorro de quintal. No entanto, é um cão que mantém sua independência e não vê problema em passar algum tempo sozinho, late pouco e é considerado um ótimo cachorro para apartamento.
Os cuidados com a saúde, higiene e criação do Akita Inu
A raça Akita precisa ser acompanhada por um veterinário, pois apresenta maior propensão a desenvolver alguns quadros, como a displasia coxofemoral e atrofia progressiva da retina. O primeiro pode debilitar o animal e causar muito incômodo para andar e se locomover no geral, enquanto o segundo provoca a cegueira gradual do cachorro.
Sobre a higiene do Akita Inu, o maior cuidado deve ser com a escovação dos pelos do cão. Por ter uma pelagem dupla, esse é um cachorro que solta muito pelo e exige maior atenção para manter os fios saudáveis. Os banhos, por outro lado, não precisam ser tão frequentes e podem ocorrer a cada dois ou três meses, já que o Akita não fica mau cheiroso.
No verão, porém, a densidade dos pelos pode deixar o cachorro com calor e agitado. Para contornar isso, é fundamental procurar alternativas para manter o bem-estar do animal em dias mais quentes, oferecendo mais água, colocando uma bacia para o cachorro se molhar quando quiser e evitando passeios entre 10h e 16h. E por falar em passeios, outro cuidado necessário na rotina do Akita é exercitar diariamente o cachorro desta raça, que exige um nível de atividades físicas regular.
Quanto custa um cachorro Akita?
O preço do filhote de Akita é bastante variável, entre R$ 1.000 e R$ 6.000. Esse valor vai depender das características físicas do animal - como cores e sexo - e da linhagem genética dele. O Akita Inu branco, por exemplo, costuma ser mais caro do que um Akita com padrão urajiro porque é considerado mais “exclusivo”. As fêmeas também tendem a ser um pouco mais caras.
Mas lembre-se: na hora de adquirir um Akita, preço não deve ser o mais importante e sim a escolha do canil de cachorro. Opte sempre por lugares que sejam confiáveis e tenham boas referências. Converse com outros tutores de Akita para pedir indicações e visite o local pelo menos duas ou três vezes antes de fechar a compra para ter certeza de que todos os animais ali são bem tratados.
Redação: Juliana Melo