É importante ter muito cuidado com a ceia de Natal: cachorro não pode comer tudo que é preparado nas festas de fim de ano porque alguns alimentos são considerados tóxicos para ele. Por isso, são comidas “proibidas” e que devem ser mantidas longe destes animais. Então, como ter uma boa ceia de Natal com cachorro? Para começar, o tutor deve estar ciente sobre a lista de alimentos liberados e proibidos para evitar maiores problemas. Em segundo lugar, é bom saber o que fazer se o pet comer algo da ceia.
Está com dúvidas sobre o assunto e quer saber como preparar uma ceia de Natal para cachorro? Veja abaixo um guia para incluir seu pet nas comemorações de fim de ano e, ao mesmo tempo, mantê-lo seguro!
Ceia de Natal com cachorro: o que os cães podem comer ou não?
É bom ficar de olho na lista de alimentos proibidos para cachorro , ou seu cãozinho pode ter sérios problemas durante a ceia de Natal. Cachorro tem um organismo bem diferente do nosso, e algumas comidinhas que são super apreciadas pelos humanos podem fazer um mal danado para a saúde destes animais, causando um tipo de intoxicação alimentar. Confira quais alimentos da ceia de Natal cachorro pode ou não comer:
Cachorro pode comer farofa? Não! O alimento é rico em sal e gorduras, e deve ser evitado. Além disso, algumas farofas contêm cebola, alho e/ou uva passas, que são bem prejudiciais aos cães.
Cachorro pode comer salpicão? Não! A maioria das receitas contêm uva passas e maionese, que são proibidos para pets. Para completar, é uma comida bem pesada e difícil de ser digerida.
Cachorro pode comer peru e chester? Sim, desde que sejam oferecidas apenas as partes brancas da carne e o alimento esteja livre de temperos e gordura.
Cachorro pode comer nozes? Não! As nozes não são metabolizadas pelo organismo dos cães e podem provocar uma série de problemas, como vômitos, diarreia e dores abdominais.
Cachorro pode comer tender? Sim, desde que seja oferecido em pequenas quantidades e esteja sem tempero e sem gordura.
Cachorro pode comer bacalhau? Sim, desde que seja o alimento fresco ou congelado. O bacalhau seco, por outro lado, é proibido por causa da quantidade de sal.
Cachorro pode comer uva ou uva passa? Não! Essas frutas são altamente tóxicas para os cães e devem ser mantidas bem longe do animal (inclusive as comidas com uva e uva passas).
Cachorro pode comer arroz? Sim, desde que seja servido em pouca quantidade, sem temperos e sem outros ingredientes tóxicos (como a uva passa).
Cachorro pode comer rabanada? Não! Além de ser um alimento riquíssimo em açúcar, a fritura é prejudicial para o organismo dos cães.
Cachorro pode comer chocolate ? Não! O chocolate contém um componente muito nocivo aos pets, que é a teobromina. Por isso, nada de chocolate e chocotone na dieta do seu pet.
Cachorro pode comer panetone? Não! A presença de frutas secas no panetone - como a uva passa - faz com que esse seja um alimento proibido para cachorro.
Cachorro pode comer ossos? Não! Os ossos cozidos podem quebrar com facilidade e, ao serem digeridos, perfurar órgãos e causar obstrução intestinal em cães.
Cachorro pode comer alimentos temperados com cebola e alho? Não! São alimentos que possuem tiossulfato, um componente muito nocivo para a saúde do cachorro.
O que fazer se cachorro comer alimentos da ceia de Natal que são proibidos?
Para quem convive com um cachorro, Natal é uma época que precisa de atenção redobrada. Os cães são naturalmente curiosos e podem acabar abocanhando algo que não devem. Por isso, caso haja a ingestão acidental de um dos alimentos proibidos para cachorro, o mais recomendado é observar a presença de sintomas e buscar a ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
Alguns alimentos são extremamente tóxicos para os cães e chegam a ser fatais, como é o caso do chocolate e das uvas. Dessa forma, ao se deparar com uma situação do tipo “meu cachorro comeu chocolate, e agora?”, a sugestão é correr para o veterinário! Por outro lado, outros alimentos fazem mal para o organismo dos pets, mas não chegam a ser letais, por isso é bom tirar as comidas do alcance do seu amigo imediatamente e acompanhar o quadro.
Aprenda a fazer uma ceia de Natal para cachorro
Se você tem um cachorro, ceia de Natal pode ser adaptada para não deixá-lo excluído da festança! Como já deu para perceber, algumas possibilidades de ceia para cães são o tender, peru, chester e um pouquinho de arroz. Para o arroz, você pode preparar uma pequena porção exclusivamente para o seu aumigo, sem alho nem cebola. Já o preparo do tender, peru e chester não precisa ser adaptado - você só precisa ter um cuidado especial para oferecer um pedaço de carne “neutro”, como o peito do chester, que é uma carne branca e que não costuma pegar tempero e nem tem gordura.
Para finalizar essa deliciosa ceia de Natal canina, uma dica é preparar também uma “sobremesa” especial para o seu amigo. Apesar de não poder comer o panetone tradicional, existem receitas de petiscos para cachorro natalinos que adaptam o panetone apenas com ingredientes que não fazem mal para o seu amigo.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes