O Patas da Casa está comemorando 5 anos em agosto e, ao longo de todo esse tempo, nosso maior objetivo sempre foi ajudar você e todos os tutores que gostam de entender melhor o universo animal. Dúvidas sobre o comportamento, cuidados e saúde de gatos e cachorros são super comuns, e o nosso papel é trazer as respostas que você precisa.
Aproveitamos esse momento de celebração para checar as matérias mais acessadas do portal e reunir os ensinamentos mais valiosos e úteis que você aprendeu com a gente nesses 5 anos. Confira abaixo as principais lições sobre gatos e cachorros que te deram uma mãozinha — ou melhor, patinha — nos últimos anos!
1) Os sinais que um pet gosta ou não de você são bem claros
Muita gente tem dificuldade em perceber quando um bichinho não aprecia a sua companhia. Mas acredite: os sinais que um cachorro não gosta de você são bem claros — e o mesmo vale para os gatos.
No caso dos cães, um forte indício dessa ‘antipatia’ é quando o animal ignora completamente a sua presença e evita ter qualquer tipo de contato — inclusive visual — e proximidade com você. Fazer carinho no cachorro? É praticamente uma missão impossível, porque ele sempre parece estar fugindo dos seus braços.
Já se você acha que ‘meu gato não gosta de mim’, saiba que a situação não é muito diferente e os bichanos são até mais transparentes do que os cachorros. O pet, além de tentar te evitar a todo custo, ainda pode morder, arranhar e até atacar. Para completar, ele ainda pode fazer xixi nas suas coisas!
2) Seu cachorro pode prever até desastres naturais
Todo mundo sabe que os gatos são animais naturalmente sensitivos e capazes de prever algumas situações, mas o Patas da Casa te mostrou que, além dos felinos, os cachorros podem prever de terremotos a doenças.
Há estudos que indicam que os cães sentem cheiro de doença e podem prever, inclusive, crises convulsivas nos tutores. Além disso, o cachorro ‘sente’ a gravidez da tutora e tem uma grande sensibilidade para detectar emoções humanas e também terremotos. Do ponto de vista espiritual, por outro lado, pesquisas indicam que, de bônus, o cachorro sente a energia das pessoas e sabe quando alguém é ruim.
3) Os significados de sonhar com pet são variados e dependem do contexto
Os sonhos muitas vezes transmitem uma mensagem do nosso inconsciente. Por isso, mais cedo ou mais tarde, é comum que as pessoas procurem entender qual é o significado de sonhar com gato ou cachorro.
Bom, a verdade é que não existe apenas uma resposta para isso. Na realidade, o contexto do sonho é uma das coisas que mais importa nessa interpretação. A cor dos pelos, se era apenas um animal ou vários, como ele agia no seu sonho, o tamanho dele… tudo isso deve ser observado.
Os cães são vistos como animais extremamente leais e protetores, por isso sonhar com cachorro muitas vezes é algo positivo. No entanto, sonhar com cachorro atacando, latindo, com pulgas ou lambendo a sua mão pode ter outras interpretações (e algumas delas são super curiosas).
Já os gatos são animais normalmente associados a energias místicas, pureza e limpeza espiritual. Por isso a presença desses animais nos sonhos também costuma ser algo positivo — mas ao sonhar com gato preto, filhotes de gato ou gatos atacando, vale a pena conferir os respectivos significados dos sonhos.
4) É importante ficar atento com as doenças de gato mais graves
Embora sejam animais fortes, existem algumas doenças de gato que são consideradas bastante perigosas. Algumas delas podem até ser fatais, e por isso precisam de uma atenção especial do tutor (ainda mais se for uma doença ‘silenciosa’).
A FIV e a FeLV, assim como a insuficiência renal em gatos, geralmente são os quadros mais temidos pelos tutores. No entanto, a PIF felina, toxoplasmose e esporotricose são outros problemas que também precisam de muito cuidado. Por isso, observar o comportamento do pet e realizar check-ups frequentes junto a um veterinário especialista em gatos são atitudes que podem salvar a vida do seu amigo.
5) A cinomose é uma doença que pode ser prevenida com a vacinação de cachorro
No caso dos cães, a cinomose canina é uma das doenças mais temidas. Causada por um vírus, a condição pode afetar de forma simultânea ou isolada o sistema respiratório, gastrointestinal e neurológico do cachorro.
Há muitos mitos e verdades envolvendo a cinomose. Muitos tutores, por exemplo, se perguntam se a cinomose tem cura, e a verdade é que, dependendo da rapidez do diagnóstico, isso até é possível. Além disso, a vacina de cachorro é uma das melhores formas de prevenir a doença, e tanto a vacina V8 quanto a vacina V10 oferecem proteção contra a cinomose.
6) Cachorros grudados depois do acasalamento não devem ser separados à força
Logo depois de cruzarem, os cachorros ficam grudados por um intervalo que dura, aproximadamente, de 15 minutos a uma hora. Por mais estranho que pareça, isso tem a ver com a anatomia canina, que reage dessa forma para aumentar as chances de fecundação.
De maneira prática, o que acontece é que o bulbo — uma glândula localizada no pênis do cachorro — incha durante a monta e fica ‘preso’ dentro do canal vaginal. Ou seja, para o pênis conseguir sair naturalmente, é necessário esperar o órgão desinchar. Tentar fazer isso à força pode acabar machucando os animais envolvidos, então não é recomendado.
7) As maneiras do gato dizer ‘eu te amo’ para o dono incluem ronronar e amassar pãozinho
O amor de gato é sutil e cheio de particularidades. Por isso, muita gente vive se questionando como os gatos dizem ‘eu te amo’ para os tutores — e, no Patas da Casa, você aprendeu que não existe apenas uma, mas várias formas que os felinos têm de expressar isso.
Se o seu gato ronrona sempre que você faz carinho nele, por exemplo, é um grande sinal de amor. Além disso, o ‘amassar pãozinho’ no colo do dono também costuma indicar um sentimento de afeto e confiança com os donos.
Outros sinais claros de que o seu gato te ama e te considera a mãe/pai dele são as lambidinhas e o comportamento de te seguir por toda a casa. Para completar, o gato leva presentes para os donos de vez em quando — e, mesmo que sejam bastante inusitados, como uma folha ou uma baratinha morta, esse é um forte indício de amor felino!
8) Identificar os sinais de que o pet é feliz não é difícil
Quem é pai de pet ou mãe de pet vive querendo decifrar os sentimentos do animal. Então como saber se você tem um gato ou cachorro feliz? A boa notícia é que isso não é uma tarefa tão complicada quanto parece!
Tanto no caso de um cão quanto no caso de um gato feliz existem alguns comportamentos ‘típicos’ dessa felicidade. Se o seu pet é realmente feliz, ele vai gostar de brincar, se alimentar bem, ser carinhoso e ter um sono regulado.
A postura do animal também diz muito sobre isso: os cães vivem tranquilos, abanam o rabinho e até parecem sorrir. Já os gatos parecem estar sempre relaxados, afofam as superfícies e fazem barulhinhos fofos, como o ronronar.
E aí? Curtiu relembrar todas essas lições? Acesse nossas matérias com Tudo Sobre Pets para qualquer dúvida que você tiver sobre seu cachorro ou gato!