Afinal, um cachorro vive quantos anos? Por mais que a nossa vontade seja que nossos amigos caninos sejam eternos, essa é uma questão que pode permear a cabeça de muitos tutores. E, para a surpresa de muitos, existem algumas raças de cachorro que costumam ter uma longevidade maior do que outras.
Várias questões podem influenciar nisso, como predisposição genética a certas doenças, condições gerais de saúde e cuidados recebidos. No entanto, um recente estudo foi capaz de ir além e descobrir quais raças de cachorro vivem mais tempo. Entenda!
Como foi descoberto quais raças de cachorro vivem mais tempo?
Uma pesquisa liderada por Kirsten McMillan e publicada recentemente na revista científica Scientific Reports conseguiu mapear a média de quantos anos vive um cachorro de acordo com a raça dele. O estudo foi feito com base nos dados de 584.734 cães do Reino Unido, incluindo 284.734 animais já falecidos, de fontes diversas como: registros de pedigree, clínicas veterinárias e empresas de seguros para pets.
Segundo os pesquisadores, a diversidade de fontes e dados foi o que permitiu dividir a heterogeneidade das estimativas de quantos anos um cachorro vive, comparar longevidades estimadas e identificar aqueles com maior risco de morte precoce.
Alguns aspectos que serviram como parâmetro para a pesquisa foi a linhagem genética dos pets, raça, porte, sexo e índice cefálico (cachorro braquicefálico, mesocefálico, dolicocefálico). Como resultado, além de descobrir quais raças de cachorro vivem mais, os pesquisadores também descobriram que a média de quantos anos vive um cachorro doméstico varia entre 10,0 e 13,7 anos de idade.
Confira abaixo quais são as raças de cachorro com maior longevidade!
1) Lancashire Heeler
O Lancashire Heeler é uma raça pouco conhecida no Brasil, principalmente por ser bastante recente. Para se ter uma ideia, foi só no início de 2024 que esses cães foram oficialmente reconhecidos pelo American Kennel Club e existem poucos exemplares no mundo.
Mas, por ser um cão de origem britânica e que é mais popular no seu país de origem, os pesquisadores incluíram a raça Lancashire Heeler na pesquisa e ele, surpreendentemente, foi o cachorro com maior longevidade. Estima-se que esses cães possam viver, em média, 15,4 anos. Eles têm um porte pequeno, de até 30 cm e peso de até 8 kg, e têm um corpo alongado, igual ao cachorro salsicha.
2) Spaniel Tibetano
Entre as raças de cachorros mais longevas está o Spaniel Tibetano. Ele pode ter uma expectativa de vida de aproximadamente 15,2 anos, e também é considerado um cão pequeno. A estatura do pet não passa de 26 cm de altura e o peso pode variar entre 5 e 7 kg.
De origem asiática, a raça Spaniel Tibetano parece um pequeno leãozinho. Ele tem uma carinha achatada, que lembra uma mistura de Pequinês com Pug, e é bem peludinho. A raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club em 1983, e pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1961.
3) Shiba Inu
Se você não sabe quantos anos vive um cachorro da raça Shiba Inu, se prepare, pois esse é um dos cães com maior expectativa de vida. Segundo dados da pesquisa, esse cachorro japonês pode viver, em média, 14,6 anos.
Quando falamos das características do Shiba Inu, o cachorro é de pequeno porte. A altura dele varia entre 33 e 43 cm, e ele pode pesar até 11 kg. Esse cãozinho parece uma raposa, tem muita personalidade e é muito querido em todo o mundo. O reconhecimento da raça Shiba foi feito pelo American Kennel Club em 1993 e, anos antes, em 1934, o Shiba Inu foi declarado como Monumento Natural do Japão.
4) Papillon
A raça Papillon, também conhecida como Spaniel Anão Continental, é uma grata surpresa em muitos aspectos. Além de estar entre as 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo, esses cães também têm a proeza de estar entre os cães com a maior longevidade, podendo alcançar até 14,5 anos de vida.
O Papillon é mais um dos cachorros pequenos desta lista. Eles medem até 28 cm e pesam, no máximo, até 4,5 kg. Esses doguinhos têm origem francesa e os primeiros registros da raça datam de 1800, mas a raça de cachorro Papillon só foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1935, pouco depois de chegar à América.
5) Lakeland Terrier
Uma das raças de cachorro que também não é muito popular entre os brasileiros, mas que têm uma boa expectativa de vida, é o Lakeland Terrier. Estima-se que esses peludinhos possam alcançar aproximadamente 14,2 anos de idade.
A raça Lakeland Terrier provém da Inglaterra e descende do Old English Terrier (uma raça já extinta) com outras raças de cachorro. Trata-se de um pet pequeno, com 30 a 37 cm de altura e peso entre 7 e 8 kg. O American Kennel Club reconheceu a raça em 1935, que foi quando esses cães ganharam oficialmente o nome pelo qual são conhecidos hoje.
6) Schipperke
O Schipperke é uma das raças de cachorro originárias da Bélgica que se destacam não apenas pela sua inteligência, como também pela alta expectativa de vida. Conforme os pesquisadores descobriram, a raça Schipperke pode viver cerca de 14,2 anos.
Conhecidos como ‘pequenos pastores’, esses cães peludos de pelagem preta não passam de 33 cm de altura e 9 kg. Eles compartilham um ancestral em comum com o Pastor Belga, e virou o queridinho da realeza belga por volta de 1885. Porém, foi em 1904 que a raça passou a ser reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club.
7) Border Terrier
Uma das raças de cachorro mais antigas da Grã-Bretanha é o Border Terrier, que surgiu no início do século XVIII na fronteira da Inglaterra com a Escócia. Ele tem uma boa longevidade. Quando falamos deste cachorro, expectativa de vida média chega a 14,2 anos.
Essa é uma raça pequena, que tem uma altura aproximada de 23 a 25 cm e pesa de 5 a 7 kg. Esses pets também têm uma pelagem curta, dura e com uma textura mais áspera. Apesar de já existir há bastante tempo, foi em 1930 que o cachorro Border Terrier foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club.
8) Galguinho Italiano
A raça Galguinho Italiano, como o próprio nome sugere, surgiu na Itália. Acredita-se que a origem da raça seja bastante antiga, já que cães como esse foram encontrados mumificados nas tumbas dos faraós do Antigo Egito. Esses doguinhos podem viver cerca de 14 anos, pelo que foi descoberto.
Esses cachorros são incrivelmente ágeis, mesmo sendo bem pequenos: eles têm uma altura de 32 a 38 cm e podem pesar aproximadamente 5 kg. O reconhecimento do Galguinho Italiano pelo American Kennel Club aconteceu no ano de 1886, quando eles foram categorizados dentro do grupo ‘toys’.
9) Dachshund
O Dachshund, popularmente conhecido como salsichinha, tem origem alemã e que surpreende bastante quando o assunto é quantos anos um cachorro vive. A expectativa de vida da raça pode chegar até os 14 anos, em média.
Esses cachorros não crescem muito: eles têm um corpo alongado, mas a altura muitas vezes não passa de 23 cm. Já o peso pode ficar em torno de 3 a 9 kg. Eles existem desde a Idade Média, entre os séculos V e XV. Sobre o reconhecimento oficial, a raça Dachshund teve os padrões reconhecidos pelo American Kennel Club em 1895.
10) Pinscher Miniatura
Por último, mas não menos importante, o Pinscher Miniatura também está entre as raças de cachorros mais longevas que existem. Conforme os pesquisadores apontaram, estima-se que esses doguinhos vivam cerca de 13,7 anos.
A raça Pinscher costuma medir até 30 cm de altura, e pesar até 4,5 kg. São cães com um corpo atlético e musculoso, e que fazem um sucesso danado entre os brasileiros. Embora esses doguinhos existam há muitos anos, foi 1925 que o cachorro Pinscher foi reconhecido pelo American Kennel Club.
Confira também a lista de raças de cachorro com a menor expectativa de vida
Além dos cachorros que vivem mais tempo, que geralmente são cachorros pequenos, a pesquisa também mapeou os cães que têm uma expectativa de vida menor. Segundo o estudo, as raças de cachorro com menor longevidade são:
- Bulldog Francês: 9,8 anos
- Bulldog Inglês: 9,8 anos
- Mastim Napolitano: 9,3 anos
- Affenpinscher: 9,3 anos
- Bloodhound: 9,3 anos
- São Bernardo: 9,3 anos
- Mastiff: 9 anos
- Cane Corso: 8,1 anos
- Dogo Canário: 7,7 anos
- Pastor Caucasiano: 5,4 anos
Vale lembrar que quando falamos de um cachorro, expectativa de vida do animal também tem relação com os cuidados que o pet recebe. Ou seja, oferecer uma boa alimentação, cuidar da higiene canina e fazer check-ups regulares podem ajudar um cãozinho a ter mais longevidade.