Que todas as raças de cachorro são inteligentes não é nenhuma novidade. Mas o que nem todo mundo sabe é que o nível de inteligência do cachorro pode variar de acordo com a raça dele. Enquanto alguns cães apresentam uma maior facilidade em aprender comandos e truques, outros são mais teimosos e têm uma maior dificuldade em obedecer. Confira a seguir quais são as 8 raças de cachorro grande mais inteligentes do mundo!
1) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais utilizadas para proteção, seja de pessoas ou de residências. Só por esse motivo já dá pra entender que ele é um cachorro inteligente, que sabe obedecer ordens e é ótimo aprendendo comandos. Por serem muito protetores, muita gente acha que esse cachorro é bravo e agressivo, mas não é exatamente assim.
Na verdade, apesar de ser ótimo cão de guarda, o Pastor Alemão é uma das raças de cachorro grande mais brincalhonas e carinhosas que existe. Porém, como são leais e protetores por natureza, eles podem agir com certa desconfiança perto de quem não conhecem, principalmente se ele não tiver sido socializado adequadamente.
2) Poodle
O Poodle com certeza é uma das raças de cachorro mais populares do mundo. Mesmo assim, nem todo mundo sabe que esse cãozinho é extremamente inteligente. Eles são rápidos em aprender truques e bem espertos em resolver problemas. Além disso, como o Poodle é apegado e cria laços fortes com a família, ele faz de tudo para agradá-los, inclusive para aprender comandos.
Quando o ensinamento vem acompanhado de um petisco para cachorro, pode ter certeza que ele vai se empenhar ainda mais. Vale dizer que o Poodle possui quatro varações de tamanho: Poodle Toy, Mini Poodle, Poodle Médio e o Poodle Grande ou Standard, que é um cachorro grande intelingentíssimo.
3) Golden Retriever
O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais bonitas e simpáticas. Com os pelos dourados e a simpatia fora do comum, eles conseguem encantar todo mundo. Como se já não bastasse, o Golden Retriever também está entre as raças de cachorro mais inteligentes do mundo.
Essa inteligência e obediência são traços comuns à raça, e talvez isso esteja relacionado a sensibilidade do cão em relação aos humanos. Não é à toa que esse cãozinho desempenha um papel muito importante na vida de deficientes visuais, atuando como cão-guia, ou como cães de assistência emocional. Além disso, eles podem atuar como cães de resgate, salva-vidas e outras funções.
4) Doberman
O Doberman é uma das raças de cachorro que mais dão medo em quem não conhece. Com uma postura imponente, corpo musculoso e olhar desafiador, esse cachorro grande passa a imagem de ser bravo e agressivo, mas não é bem assim. Criado originalmente para atuar como cão de guarda, esse cachorro é bastante protetor, mas só quando percebe alguma ameaça ao redor ou é treinado para ser assim.
Por outro lado, quando está tranquilo e se sentindo seguro, o Doberman é extremamente brincalhão e carinhoso com a família. Esses cães são leais, ágeis e muito espertos, por isso se dão muito bem guardando propriedades ou atuando como um cachorro policial.
5) Labrador Retriever
Assim como o Golden Retriever, o Labrador Retriever é uma das raças de cachorro mais pacientes e gentis que você vai conhecer. Faz parte da personalidade desse cachorro grande ser amigável e carinhoso com todo mundo, sejam crianças, adultos, idosos e até outros pets.
Mas além de tanto carinho, o Labrador Retriever é uma das raças de cachorro que também se destaca no quesito inteligência. Eles estão sempre dispostos a agradar o tutor e aprendem com facilidade os comandos repassados por eles. Por ter uma personalidade tranquila e uma inteligência diferenciada, o Labrador Retriever também é muito utilizado como cachorro terapeuta e cão-guia.
6) Rottweiler
Quem já teve a oportunidade de conviver com um Rottweiler sabe que esses cães são super espertos e obedientes. Ele é um cão extremamente fiel e leal ao dono, e por isso gosta de agradá-lo durante o treinamento obedecendo ordens. O cachorro Rottweiler não apresenta dificuldade em aprender os comandos e é um cão disciplinado e protetor - não é à toa que ele é muito utilizado para atuar como cachorro policial.
Essas características tem tudo a ver com a origem da raça, já que o Rottweiler foi criado para ser um cão de guarda. No entanto, é importante destacar que para garantir bons resultados com o cãozinho, o treinamento deve ser feito sempre com reforços positivos, como petiscos e elogios, estimulando o bom comportamento do pet.
7) Pastor Australiano
O Pastor Australiano é uma das raças de cachorro que foi criada para pastorear, assim como o Border Collie. Ele é um cachorro grande, cheio de energia, extremamente fiel, sociável e inteligente. Essa é uma raça de cachorro super companheiro e atento, que sempre presta atenção em tudo que está acontecendo ao redor. Por serem observadores e espertos, os cães da raça Pastor Australiano apresentam uma facilidade maior em associar comandos e também desenvolvem habilidades cognitivas com maior facilidade.
8) Pastor Belga
O Pastor Belga é uma das raças de cachorro que apresenta uma inteligência muito parecida com a de um Pastor Alemão. Criados originalmente para pastorear e proteger propriedades, esses cães são ágeis e aprendem comandos com muita facilidade. Além disso, por ser um cão fiel ao dono, essa raça de cachorro grande cria laços com o tutor e costuma obedecê-lo só para agradá-lo. Por isso, pode ter certeza que esse cãozinho vai aprender truques rapidinho.
Qual é a raça de cachorro mais inteligente do mundo?
Considerado o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é muito mais esperto do que você imagina. Esse cachorro de corpo atlético e musculoso foi criado originalmente para pastorear ovelhas, um trabalho que exigia dedicação e esperteza para tomar decisões rápidas. Isso permitiu que esses cães desenvolvessem a habilidade de aprender comandos complexos e ter muita atenção ao ambiente.
Além disso, por ter muita energia, o cachorro Border Collie precisa de estímulos constantemente, o que pode influenciar no desenvolvimento cognitivo dele. É por essa razão que ele aprende comandos rapidamente, com pouquíssimas repetições.