O aspirador robô é uma opção para tutores que sofrem com os pelos do pet espalhados pela casa. Esse acúmulo pode se tornar um problema, principalmente para quem tem alguma alergia, seja tutor ou peludinho. Existem aspiradores fabricados especialmente para quem tem animais e se antes você não conhecia essa solução, a matéria abaixo te conta tudinho sobre o robô aspirador para pelo de gato e cachorro.
Aspirador robô para pet ajuda a manter a casa livre de pelos
Ter um gato ou cachorro que solta muito pelo e, ao mesmo tempo, manter tudo limpo pode ser bem difícil, mas não é impossível. Muitos tutores até já usam um aspirador para facilitar, mas o aspirador robô é ainda melhor, pois oferece mais praticidade ao fazer tudo sozinho. Existem modelos de várias marcas e com diversas funções. Para saber qual o melhor aspirador robô para pelos animais, o ideal é pesquisar as especificações técnicas de cada aparelho.
A maioria deles são redondos e possuem escovas na base que sugam a sujeira em movimentos giratórios. A limpeza é feita com um sensor que evita quedas de escada e contato com móveis e paredes, ou então que esbarre no pet. Eles geralmente são recarregáveis e fáceis de usar e algumas marcas até fornecem um controle remoto.
Robô aspirador de pó entretém os cães e gatos enquanto limpa
É comum pensar que o aspirador robô pode atingir os peludinhos. Mas a verdade é que se o seu pet chegar perto, é bem capaz do limpador sair correndo dele - o que pode ser bem engraçado. Enquanto alguns pets ficam curiosos, outros até sobem no limpador e saem desfilando pela casa. Porém, se ainda assim você quer evitar uma surpresa, o ideal é supervisionar o robô aspirador e evitar que o cão ou o gato interaja com ele. Para isso, também é bom investir no adestramento para mantê-lo distante do robô enquanto ele faz o seu trabalho.
Robô aspirador para pelos faz bem para a saúde dos animais e tutores
Rinite, sinusite e outras condições respiratórias também atingem os animais, principalmente as raças braquicefálicas, tanto de cães, como de gatos. Mesmo assim, qualquer um pode desenvolver uma alergia, até à própria penugem, devido ao alérgeno presente nela. Manter a casa sempre limpa, além de deixar o ambiente agradável, faz bem para a saúde animal e raças como o Bulldog Inglês e o gato Persa, por exemplo, se beneficiam do aspirador robô.
Inclusive, o Persa também é conhecido por soltar muitos pelos, bem como outras raças felinas como o Maine Coon e o Angorá. Já as raças de cães que mais soltam a pelagem são Golden Retriever, Beagle e Yorkshire. Nesses casos, é imprescindível varrer a casa todos os dias para evitar o acúmulo e ter um aspirador robô pode ajudar.
Aspirador robô para muito pelo de cachorro funciona?
Praticidade é a maior utilidade do aspirador robô: após a instalação do equipamento, conforme pede o fabricante, basta carregar, ligar e programar a limpeza. Se a marca oferece controle remoto, aproveite essa ferramenta. Após a faxina, retire o filtro e jogue a sujeira fora. Mas tenha atenção: o aspirador robô para pet não pode ter contato com fezes e urina, pois piora a sujeira (e é bem desagradável de limpar). Mantenha a caixa de areia para gatos distante do limpador e não deixe ele chegar perto do banheiro do cachorro. Em relação à quantidade de pelos de cachorro ou de gato, não se preocupe: o aspirador dá conta!
Vale a pena investir em um robô aspirador para pelo de gato e cachorro?
Se você tem uma rotina corrida e não consegue tempo para limpar a casa, considere investir no robô aspirador. Ele facilita na hora de tirar a sujeira, sem embolar ou enganchar nos pelos soltos pelo chão. Isso evita alergias e outros problemas gerados por bactérias presentes em micro sujeiras (e esse é só um dos motivos do porque gatos vomitam bola de pelo). A casa fica limpa em minutos!
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes