Um dos principais itens que todo gateiro deve providenciar antes de adotar um felino é a caixa de areia. Gato usa o acessório para fazer suas necessidades fisiológicas, e recorre a ele por instinto. O que nem todo mundo sabe é como adquirir e cuidar adequadamente desse ‘banheiro de gato’ — seja na hora de escolher onde ele vai ficar, de limpar ou até mesmo de escolher o melhor modelo. Para não ter mais dúvidas, o Patas da Casa foi atrás de dicas da International Cat Care, uma instituição renomada nos cuidados com os gatos.
Banheiro de gato: como escolher o melhor modelo?
Existem algumas dicas que podem ajudar (e muito!) a encontrar a melhor caixa de areia para gatos. Um dos principais pontos é optar, preferencialmente, por modelos abertos. Embora alguns bichanos não se incomodem de usar a caixa de areia fechada, as caixinhas abertas impedem que outros gatos ou animais da casa bloqueiem a saída — um ‘confinamento’ que pode ser bem estressante para o pet.
Também é importante que o banheiro de gato tenha um tamanho pelo menos 1,5 vez maior do que o comprimento do animal, medido do focinho até a base do rabo. Além disso, o espaço precisa ser grande o suficiente para que o pet consiga dar uma volta completa dentro do acessório.
A escolha da areia do banheiro de gato também é importante
Assim como existem diferentes modelos de caixa de areia para gatos, também existem muitas possibilidades de materiais preenchedores (também chamados de areia de gato). E, por incrível que pareça, essa é uma escolha que costuma impactar no conforto e bem-estar do seu amigo de quatro patas. Então qual opção escolher?
A principal dica é optar sempre por granulados pequenos, que são mais confortáveis para a pata de gato. Aqui entram opções como a areia tradicional, areia sílica e areias biodegradáveis. Por outro lado, o granulado de madeira para gatos não é tão indicado, por ser duro e maior do que o recomendado — às vezes até sendo um motivo para o animal não usar o banheiro de gato corretamente.
Número de caixas deve corresponder ao número de gatinhos da casa
O banheiro de gato é de uso individual! Ou seja, cada gatinho deve ter seu próprio banheiro. Por esse motivo, a recomendação é que o número de caixas de areia seja equivalente ao número de residentes felinos, com uma caixinha adicional. Ou seja, se você tem dois gatos, deve ter pelo menos três caixas de areia em casa. Se tem três gatos, deve ter quatro caixinhas — e assim por diante.
Onde posicionar a caixa de areia para gatos?
O banheiro de gato deve estar sempre no chão, para facilitar o acesso do animal, e tem que estar posicionado, preferencialmente, em um local silencioso e tranquilo da casa. Áreas muito movimentadas e barulhentas devem ser evitadas, porque podem incomodar o gatinho e tirar um pouco da privacidade dele.
Outro ponto importante é nunca colocar a caixa de areia para gato próximo aos comedouros e bebedouros. Isso porque o mau cheiro da caixinha pode acabar atrapalhando a hora das refeições — e até mesmo por uma questão de higiene, né?!
De quanto em quanto tempo limpar a caixa de areia para gatos?
A caixinha vai precisar de limpezas regulares. O ideal é retirar os dejetos do banheiro de gato pelo menos uma ou duas vezes ao longo do dia, ou o gatinho pode começar a se recusar a usá-lo. Além dessa limpeza ‘superficial’, é importante fazer uma higienização mais intensa semanalmente. A frequência certa vai depender se é uma areia aglutinante ou não aglutinante.
No caso da areia aglutinante, a recomendação é esvaziar e limpar a caixa de areia toda pelo menos uma vez por semana, reabastecendo com areia fresca. Já a areia não aglutinante deve ser esvaziada, limpa e substituída a cada dois ou três dias.
Caixa de areia autolimpante é uma boa ideia?
Assim como o banheiro para gatos fechado, não se recomenda utilizar uma caixa de areia autolimpante. Apesar de prometer mais praticidade, esse modelo pode ser estressante para os pets por alguns motivos. Primeiro, porque normalmente são acessórios pequenos e que limitam o movimento do animal. Segundo, porque o processo de ‘autolimpeza’ emite um barulho repentino que pode até assustar o animal. Além disso, são modelos mais difíceis de limpar totalmente, o que pode comprometer o cuidado com a higiene do pet.
Nada de usar forros, areias perfumadas e desodorizantes no banheiro de gato
Alguns tutores podem tentar ‘enfeitar’ o banheiro para gato, mas essa é uma péssima ideia. Não se deve colocar forros nos sanitários do pet, pois os tecidos podem agarrar na pata do gatinho. Já o uso de areia perfumada ou desodorantes pode incomodar bastante o olfato felino. Alguns bichanos, inclusive, podem começar a se recusar a usar o banheiro de gato por causa disso — e como resultado você vai ter um gato fazendo xixi no lugar errado.