Você sabia que existe perfume para gatos? O produto é formulado exclusivamente para pets e sem ingredientes considerados prejudiciais para a saúde do gato. Assim como o perfume para cachorro, esse é um produto que divide muitas opiniões, principalmente por conta do olfato de gato, que é super sensível e tende a ficar incomodado com odores muito fortes. Então será que existe mesmo a necessidade de usar perfumes nesses animais? Quais são os cuidados necessários com o perfume de gato e que cheiros que gatos odeiam?
Afinal, o perfume para gatos é realmente necessário?
Tomar banho e passar um perfume em seguida é algo que faz parte da rotina de higiene dos humanos, mas quando se trata dos nossos bichinhos esse processo é bem diferente. No caso dos gatos, os banhos normalmente não são necessários, já que eles são capazes de se limparem com a própria língua. Esses animais dificilmente ficam com um cheirinho ruim, então não há nenhuma necessidade de passar um perfume de gato neles.
No entanto, se for uma ocasião especial e o tutor quiser muito investir no cosmético, não tem nenhum problema, desde que o produto seja apropriado para os felinos e não ultrapasse o limite de uma vez por mês. Os perfumes de humanos não devem ser usados em hipótese alguma, porque podem causar alergias e outros problemas de pele no animal, além de deixar o olfato de gato bastante incomodado. Ah, e não se esqueça de observar o comportamento do seu amigo depois de passar o perfume. Se ele não gostar, não insista. O bem-estar dos gatinhos sempre deve vir em primeiro lugar!
Cheiros que gatos odeiam: a escolha da fragrância faz diferença
O olfato de gato é bem apurado e contém cerca de 67 milhões de células olfativas. Isso quer dizer que o focinho deles é capaz de decifrar muito mais cheiros do que o nariz de um humano, que possui apenas 5 milhões dessas células. Devido a toda essa sensibilidade, existem alguns cheiros que gatos não suportam, e é importante ficar atento a isso na hora de escolher uma fragrância adequada.
Normalmente, os felinos preferem cheiros mais suaves e fracos, então é importante dar uma atenção especial a isso. Lembre-se que o perfume de gato não foi feito para agradar exclusivamente ao olfato humano, e deve ser bem recepcionado também pelo seu amigo de quatro patas. Odores muito fortes, cítricos ou até mesmo de plantas específicas - como arruda, eucalipto, lavanda e alecrim - costumam incomodar bastante o focinho de gato, então são opções que devem ser evitadas.
Veja que cuidados são necessários na hora de passar o perfume para gatos
Não basta apenas escolher um perfume de gato que seja específico para pets: o tutor também deve tomar cuidado na hora da aplicação do produto. As regiões mais indicadas para passar o perfume são o pescoço e perto das patinhas (e mesmo assim muito pouco). Como os gatos realizam a autolimpeza com a língua, não é ideal passar perfume em todo o corpo do animal porque ele pode acabar absorvendo as químicas que foram colocadas sobre os seus pelos e ter problemas como vômitos e diarreias.
Também é importante evitar possíveis exageros na hora de passar o perfume de gato. Mesmo que a intenção seja boa, é preciso respeitar os instintos do animal. Os felinos gostam de manter o seu cheiro natural e ao perceber que o odor foi alterado de alguma forma, a reação imediata é tentar se limpar com a língua até que volte ao normal. Portanto, o uso moderado de perfumes para pet até é liberado, mas é preciso ter bastante cuidado para não estressar o gato.
Redação: Juliana Melo