Afinal, Border Collie cresce até que idade e qual é a expectativa de vida média da raça? Essas perguntas são comuns entre os amantes desses cães, que são super populares. Reconhecido como o cachorro mais inteligente do mundo, a raça precisa ser estimulada constantemente, tanto no aspecto físico quanto cognitivo. Isso impacta diretamente em quantos anos vive um Border Collie.
Saber a expectativa de vida do cachorro é uma dúvida comum, pois ajuda a prevenir algumas condições que podem surgir com a idade, aumentando assim o tempo de vida do animal. Vamos te contar até quantos anos essa raça costuma viver e mais detalhes sobre o Border Collie: altura, comportamentos, personalidade... e muito mais!
Afinal, quanto tempo vive um Border Collie?
Além do preço, há uma dúvida comum sobre o Border Collie: expectativa de vida da raça mais inteligente do mundo. O Border Collie consegue viver em média até os 17 anos. Mas tudo vai depender dos cuidados que ele recebeu ao longo da vida. A partir dos dez anos, o Border Collie já é considerado idoso e começa a ter complicações que podem prejudicar a qualidade de vida do pet (e, consequentemente, a sua expectativa de vida). Border Collie, portanto, precisa ter os cuidados redobrados nessa fase.
Inclusive, uma das curiosidades sobre o Border Collie é que um cãozinho da raça já entrou no Guinness Book como o cachorro mais velho do mundo. Segundo o Livro dos Recordes, a cadelinha se chamava Bramble. Ela nasceu em setembro de 1975 na Inglaterra e viveu incríveis 28 anos, até 2003. Esse recorde, porém, foi superado por Bobi, da raça Rafeiro do Alentejo, que fez 31 anos e ganhou festa de aniversário em maio de 2023.
Border Collie cresce até que idade?
O filhote de Border Collie é cheio de energia. Ele aprende qualquer coisa muito fácil, desde o lugar em que deve fazer as necessidades até truques como aprender a sentar e dar a pata. Por ser uma raça de cachorro médio, o Border Collie demora um pouco mais para atingir a maturidade: mais ou menos 16 meses. Na fase adulta, os machos ficam entre 48 e 56 cm e pesam de 14 a 20kg. As fêmeas são um pouco menores e ficam na faixa dos 12 a 19kg distribuídos em um corpo de 46 a 53 cm.
Além da energia e incrível capacidade de aprendizado, a personalidade do Border Collie é de muita lealdade e atenção ao que acontece ao redor. O foco e obediência da raça são ideais para fazer brincadeiras desafiadoras e até mesmo praticar esportes. Tudo isso vai ajudar o Border Collie a ter mais saúde e tempo de vida!
Até quando o Border Collie é filhote?
O Border Collie pode crescer bastante até completar 16 meses, mas ele é considerado filhote somente até 12 meses de idade. Após esse período, o cachorro já é considerado adulto. Ou seja, é necessário fazer toda uma adaptação de alimentação do animal, que deixa de se alimentar com a ração para cachorro filhote e passa a se alimentar com uma ração para adultos.
Quantas vezes um Border Collie pode comer por dia?
A alimentação é, sem dúvidas, um dos principais cuidados com um cachorro que impactam diretamente na sua expectativa de vida. Border Collie precisa de uma alimentação balanceada e porcionada. Quando filhote, o cachorro deve comer de 4 a 6 vezes ao dia aos dois meses de idade; 4 vezes ao dia aos três meses; de 2 a 3 vezes ao dia de 4 a 6 meses e 2 vezes ao dia após seis meses (o que perdura até a vida adulta e idosa).
A saúde do Border Collie
Mesmo sendo uma raça muito saudável, o Border Collie pode ter alguma doença após uma década de vida. A raça tem predisposição a problemas locomotores hereditários, como displasia coxofemoral ou osteocondrose. O excesso de exercícios também pode ser um problema: a raça pode desenvolver uma condição chamada “colapso do Border Collie”, que atinge o sistema nervoso central. O problema se manifesta com alterações motoras, confusão mental e convulsões - esse tipo de colapso também pode afetar outras raças, como o Pastor Alemão.
Outro problema que o Border Collie pode ter é a neutropenia cíclica canina, também conhecida como Síndrome do Collie Cinza. Essa enfermidade afeta o sistema imunológico e impacta diretamente na expectativa de vida do cachorro, fazendo com que o Border Collie viva menos tempo. Portanto, manter uma rotina de exercícios saudáveis e moderados, uma boa alimentação, rotina de higiene, vacinas em dia e visitas periódicas ao veterinário ajudam a aumentar a expectativa de vida do Border Collie.
Cães inteligentes: o que saber antes de ter um Border Collie?
A lista das 10 raças de cachorro mais inteligentes tem o Border Collie em primeiro lugar. Se você está pensando em ter um cãozinho da raça na sua vida, é importante saber algumas coisas sobre o Border Collie. Preço da raça varia entre R$ 2 mil a R$ 4 mil, mas alguns fatores podem aumentar ou diminuir o valor, como as cores de Border Collie. Aproveitar a inteligência da raça para um adestramento com muito reforço positivo vai torná-lo um adulto esperto e obediente. Mas lembre-se: essa raça também é sensível e você deve ter cuidado com os comandos, seja com o filhote ou adulto, pois ele pode se tornar teimoso com o tempo.
Qual o nível de inteligência do Border Collie?
O Border Collie é o cachorro mais inteligente que existe. Ele aprende rapidamente com poucas repetições e é muito centrado. Além disso, existem várias coisas que o Border Collie é capaz de fazer por causa da sua inteligência. A raça é acostumada a trabalhar com o pastoreio de rebanhos, pode assimilar diferentes comandos (dos mais simples aos mais complexos) e também é ótimo em esportes que trabalham agilidade e cognição, como o agility canino.
@go_jackyboy Skater boy ? #bordercollie #puppy #skatingdog #dogsofinstagram #skateboard #skating #dogsoftiktok #dogstagram #skate #skaterdog #dogtraining #doglife #love #dogphotography #petlover ♬ Sk8er Boi (he was a boy, she was a girl) - Avril Lavigne
Como saber se o Border Collie é puro ou não?
É difícil não resistir à fofura do Border Collie. Cachorro é encantador é muito esperto, mas como saber se ele é puro? Pedir o pedigree do cachorro é uma das melhores maneiras de ter essa certeza, pois o documento comprova a árvore genealógica do animal. No entanto, lembramos também existim vários exemplares de Border Collie com vira-lata. Eles não são de raça pura, mas podem oferecer muito amor como qualquer outro pet.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes
Publicado originalmente em: 11/10/2022
Atualizado em: 10/07/2023