O Border Collie é uma das raças de cachorro mais populares. Considerados os cãezinhos mais inteligentes do mundo, eles também não ficam atrás no quesito beleza. O Border Collie branco com preto logo vem à mente quando falamos da raça, mas sabia que existe uma variedade de cores de pelagem? Se você está curioso para entender melhor o padrão de cores do Border Collie, explicamos tudo a seguir.
Border Collie: cores da raça e suas variações
A ampla variedade de cores do Border Collie só torna o animal mais especial ainda: tem para todos os gostos! O tom da pelagem é estabelecido pela genética, mas uma característica comum em todas as variações é a pelagem toda branca com manchas da determinada cor. Sendo assim, não é possível encontrar um Border Collie todo preto ou um Border Collie todo marrom, por exemplo.
Desta forma, podemos pensar nas variações da coloração. A cor da pelagem será definida a partir de três padrões: cores sólidas, tricolores e cores merles. As possibilidades em cores sólidas são:
- Border Collie branco com preto
- Border Collie branco e cinza
- Border Collie avermelhado e branco
- Border Collie chocolate e branco
O Border Collie sempre terá uma faixa branca que vai do focinho até o alto da cabeça, separando os lados esquerdo e direito da face. Outra marcação bem conhecida é a chamada “pirata”, em que o animal possui um lado da cabeça colorido e outro branco.
Cores Border Collie: entenda como ocorre a pelagem tricolor
O Border Collie 3 cores também é muito conhecido. No tipo de pelagem tricolor, duas cores se aliam ao branco, diferente das cores sólidas, em que apenas uma cor faz o contraponto com o branco. Uma das possibilidades interessantes de pelagem tricolor é o Border Collie tigrado. Esse animal possui as três cores com listrinhas pelo corpo que fazem ele exibir uma aparência parecida com a de um tigre. O Border Collie tricolor pode ter variações em marrom, preto, chocolate, azul, lilac e ainda se diversificar quando possuir o gene merle.
Existe Border Collie todo branco?
Sabendo que a camada branca sempre se encontra nessa raça de cachorro, você pode se perguntar se existe Border Collie todo branco. Na verdade, apesar de existir essa possibilidade de pelagem, o Border Collie todo branco não é reconhecido pela Federação Internacional de Cinologia (FCI). Isso porque essa cor só ocorre na raça a partir do cruzamento de dois cães com o gene merle. Esse tipo de cruzamento não é recomendado, porque os filhotes de dois cães merle podem apresentar diversos problemas de saúde, como deformação nos olhos, anoftalmia (sem formação de olhos), luxação de pupila, problemas hepáticos, entre outros.
O gene merle é uma especificidade genética que altera a tonalidade da pelagem e dos olhos do cãozinho. A pelagem merle no Border Collie pode ter variações como:
- Border Collie azul merle
- Border Collie vermelho merle
- Border Collie merle tricolor
As tonalidades lilac, seal, slate, sable também podem ter variações com o gene merle. Essa alteração não pode ocorrer só com o Border Collie, mas também com cães de raças como Pastor de Shetland, Bulldog Francês e outros - sendo presente em muitos cachorros de pastoreio.
Redação: Hyago Bandeira