Quando falamos de "cachorro americano", as raças que vêm à cabeça normalmente são o American Pitbull Terrier ou o American Bully. Mas engana-se quem pensa que são poucos, até porque os Estados Unidos da América é o país que concentra a maior população de cachorros no mundo. Por isso, não é à toa que existem diversos exemplos de cachorro americano espalhados por aí. O país norte-americano é o berço de muitos cães e de diversas variações de raças de cachorro de cachorro que vieram de outros países. Você sabia, por exemplo, que o Boston Terrier é um cãozinho estadunidense? Conheça mais sobre ele e outros tipos de cachorro americano a seguir!
1) American Pitbull Terrier é a raça mais famosa dentre os cachorros norte-americanos
O American Pitbull Terrier é a raça de cachorro americano mais famosa que existe atualmente. Antigamente, ele era muito usado nas fazendas dos Estados Unidos como cães de guarda de gado e ovelhas. Com o tempo, a raça de cachorro American Pitbull Terrier foi se tornando um ótimo cão de companhia. Muita gente acredita que o Pitbull é bravo, mas tudo não passa de um estereótipo antigo que vem da época em que colocavam os cães da raça para brigar. A personalidade do cão depende principalmente da forma como ele é criado. Na verdade, esse cachorro raça americano é amigável, carinhoso e extremamente companheiro.
2) American Staffordshire Terrier é forte, mas muito dócil e amigável
A raça de cachorro American Staffordshire Terrier é outro tipo de Pitbull. Sua origem vem do cruzamento entre o Bulldog e o Black-And-Tan Terrier. O objetivo dos criadores era originar um cão de luta, coisa que esse cachorro americano, infelizmente, foi obrigado a ser por muito tempo. A verdade, porém, é que esse cachorro de raça americano é amoroso, dócil e muito brincalhão. A raça de cachorro American Staffordshire é apegada ao tutor e quer sempre proteger sua família. Seu porte atlético e musculoso é uma característica marcante. Apesar de parecer muito com o American Pitbull, a raça de cachorro American Staffordshire é um pouco menor e mais calma.
3) A raça de cachorro American Bully é um tipo de Pitbull que pode ter tamanhos diferentes
A raça de cachorro American Bully é mais um dos tipos de Pitbull de origem norte-americana. Acredita-se que esse cão tenha sido originado pelo cruzamento entre a raça de cachorro American Staffordshire e o American Pitbull. De personalidade alegre, o American Bully lembra muito seus “irmãos” Pitbull na aparência. A diferença fica, principalmente, quanto ao tamanho. Enquanto os outros cães da raça americano tem tamanho bem definidos, a raça de cachorro American Bully pode ter tamanhos diferentes: American Bully Micro, Pocket, Classic, Standard, Extreme e XL. Ou seja, pode ser tanto pequeno quanto bem grande!
4) O Cocker Spaniel Americano é semelhante ao Cocker Inglês
O Cocker Spaniel Americano surgiu após o Cocker Spaniel Inglês ser levado ao Estados Unidos, onde sofreu mudanças que deram origem ao novo cãozinho. A raça americana de cachorro Spaniel lembra muito a inglesa, principalmente por conta de suas famosas orelhas grandes e caídas. A personalidade também é bastante semelhante: são brincalhões, agitados, sociáveis e apegados à família. O cachorro da raça americano Cocker Spaniel, porém, tem a pelagem lisa e comprida, ao contrário da versão inglesa (ondulada e curta). Além disso, a raça de cachorro americano é um pouco menor.
5) O Boston Terrier é uma das raças de cachorro americano criadas a partir do Bulldog Inglês
Como o próprio nome sugere, o Boston Terrier é um cachorro americano originado do estado de Boston, nos Estados Unidos. Acredita-se que foi criado a partir do cruzamento entre o Bulldog Inglês, o Bull Terrier e outros cães do tipo Terrier. É muito comum confundir essa raça americana de cachorro com o Bulldog Francês. Porém, o Boston Terrier tem o porte mais magro que o Bulldog Francês, que é bem musculoso. A raça de cachorro americano Boston Terrier é bem pequena e tem personalidade tranquila e amorosa, sendo a companhia ideal para casas com crianças, idosos e até mesmo outros cães.
6) O Foxhound é um cachorro americano com grandes habilidades para caça
O Foxhound é um clássico cachorro americano. O faro dos cachorros da raça é surpreendente, sendo um animal muito usado para caça. O nome Foxhound significa caçador de raposas, atividade que era considerada um esporte, principalmente nas zonas rurais dos Estados Unidos. Por ter um instinto forte, essa raça de cachorro americano deve passar por um processo de socialização quando filhote. O adestramento também é importante, pois é do tipo que ao sentir qualquer cheiro diferente vai querer sair correndo para investigar. O cachorro da raça americano Foxhound é cheio de energia e ama brincar - por isso se dá tão bem com crianças.
7) O Bulldog Americano é uma raça de cachorro que quase foi extinta
O Bulldog Americano é conhecido por ser o maior dentre os tipos de Bulldog. A raça de cachorro americano pode medir até 70 cm e chegar a 55 Kg. Esse cachorro americano é descendente do Bulldog Inglês. De porte mais atlético, o Bulldog Americano também é famoso por suas bochechas caídas. Criado como cão de caça e pastoreio, pode ser um pouco desconfiado, mas também é muito carinhoso e tranquilo, além de estar sempre disposto a proteger sua família. Uma curiosidade é que o Bulldog Americano quase foi extinto após a Segunda Guerra Mundial, mas, felizmente, conseguiu ser salvo por criadores.
8) O Malamute do Alasca é um cachorro americano acostumado a climas gélidos
Essa é mais uma das raças de cachorro americano que leva o nome de seu estado de origem. O Malamute do Alasca tem suas origens no território gelado do Alasca, nos Estados Unidos, onde atua principalmente no transporte de trenós. Essa é uma raça de cachorro descendente dos lobos, tendo muitas semelhanças físicas com eles. O Malamute do Alasca também é bastante parecido com o Husky Siberiano, outro cão acostumado ao clima frio. Tem uma pelagem semi-longa e conta com uma densa camada de subpelos que o protege do frio extremo da região. Trata-se de um cachorro americano confiante, independente e dominante mas, ao mesmo tempo, afetuoso e amoroso com a família.
Redação: Maria Luísa Pimenta