Talvez o Fila Brasileiro e o Fox Paulistinha são os cachorros brasileiros mais conhecidos. Mas sabia que essa lista é mais extensa do que imaginamos? O Brasil é riquíssimo em termos de espécie de animais - temos uma das maiores faunas do mundo -, mas quando o assunto é cachorro doméstico, a variedade é mais reduzida. Apesar de não serem muito conhecidas, existem 11 tipos de doguinhos que foram originados em nosso país e merecem o todo o nosso amor e reconhecimento. Algumas dessas raças são mais conhecidas, mas é possível que você nunca tenha ouvido falar das outras, como o Bulldog Campeiro ou o Veadeiro Pampeano. Por isso, reunimos algumas dessas raças brasileiras de cães para você conhecer e se apaixonar!
1) Fila Brasileiro: a raça de cachorro brasileiro mais conhecida de todas
Naturalmente grande e robusto, o Fila Brasileiro é um cachorro grande que tem muita facilidade em desenvolver massa muscular, o que o torna uma raça normalmente robusta e imponente. Eles também são conhecidos por serem fiéis aos tutores. Uma das principais características da personalidade do Fila Brasileiro é seu instinto de protetor, o que tornou a raça em umas das mais escolhidas para cão de guarda. Muitas pessoas costumam acreditar que os cães da raça são bravos quando, na verdade, apenas tem um instinto protetor muito forte, mas que depende muito de como ele é educado.
2) O Buldogue Campeiro é a nossa versão brasileira da raça inglesa
O Buldogue Campeiro é um cachorro brasileiro que descende do Buldogue Inglês e do Bull Terrier. Muitos cães da raça foram criados por fazendeiros em campos gaúchos, por conta do ótimo trabalho dos cachorros como controladores de gado. O nosso Buldogue Campeiro compartilha das mesmas características do Inglês, mas com um perfil mais rústico, forte e ativo. São cães alegres, muito sociáveis e companheiros, além de serem muito fiéis aos seus tutores e ótimos com crianças.
3) O Ovelheiro Gaúcho é um dos cachorros brasileiros mais inteligentes
Se você já viu algum Ovelheiro Gaúcho na vida, deve ter o confundido com o Collie, Pastor-de-shetland ou Border Collie. Os cães da raça possuem porte médio, são muito inteligentes, ágeis, estão sempre alertas e têm um temperamento ativo, e leal. Apesar de sua semelhança com os cães Collie e Border Collie, não se sabe exatamente quais raças originaram o Ovelheiro Gaúcho. Como todo cão ovelheiro, esta raça tem sido usada principalmente para pastorear o gado e proteger terrenos.
4) O Terrier Brasileiro é uma raça de cachorro pequeno originário do Brasil
O Terrier brasileiro, também conhecido como Fox Paulistinha, é uma das raças de cachorro brasileiro mais populares e perde apenas para o Fila. O Fox Paulistinha é um cachorro de porte pequeno a médio e seu tamanho exato pode variar de acordo com a sua linhagem. Os cães da raça costumam ser hiperativos, inteligentes e curiosos. Quando são bem educados, estes doguinhos podem facilmente ser adestrados e aprender muitos truques. Por também serem territoriais e às vezes teimosos, o ideal é treinar e socializar os peludos desde filhotes para evitar qualquer mal comportamento.
Redação: Fernanda Orrico
Edição: Luana Lopes