Há situações em que o cachorro com mau hálito pode ser um incômodo, principalmente quando o doguinho é muito carinhoso e gosta de dar muitos lambeijos. O odor leve é normal e característico da boca do animal, mas quando o cheiro se torna insuportável, é hora de ligar o alerta para a saúde bucal. O mau hálito pode ser resultado da falta de higiene, tártaro em cachorro e até mesmo outras patologias mais graves.
Além da escova de dente e creme dental, é possível também encontrar no pet shop o spray bucal para cachorro. Mas será que esse produto realmente funciona ou só vai mascarar o problema? Veja o que descobrimos!
Spray para cachorro com mau hálito funciona?
O spray bucal pode até ser um método eficiente de como tirar mau hálito de cachorro. Mas ele não é a solução contra as doenças bucais. Geralmente, eles são compostos de soluções que auxiliam na higiene oral dos pets, como os óleos naturais, menta e hortelã, ambas liberadas para eles.
O diferencial do spray é a sua praticidade: basta borrifar na boca do cachorro toda noite antes de dormir. Mas para maior eficácia, é recomendado escovar os dentes do cão. O rótulo do produto vai indicar os benefícios do produto e aqueles com ação antisséptica são os mais indicados contra diversas bactérias e fungos. Não se esqueça de avaliar as contraindicações do produto antes de comprar.
Mesmo assim, existem formas mais saudáveis (e até acessíveis) de tirar o bafo do cachorro. Além disso, o efeito do spray não funciona a longo prazo. Se o cão sofre de alguma condição periodontal, por exemplo, ele só vai mascarar uma má higiene. O spray bucal para cachorro deve ser usado apenas como complemento dos cuidados orais, e não como um tratamento.
Quando o odor na boca do cachorro não é preocupante?
É importante consultar um dentista veterinário para avaliar a melhor forma de tratar o mau hálito do cachorro. Mas o tutor também deve avaliar se o odor está além do normal ou se é apenas o cheiro natural da boca do animal. Os cães exalam um hálito mais intenso, parecido com o cheiro da ração que eles consomem. Isso porque o sabor e a composição da ração influencia no hálito canino. E se a dieta do cão é restrita a alimentos naturais (por recomendação veterinária), é bem provável que ele não tenha um bafinho tão forte. Mas se o mau hálito de repente ficou desagradável, vale a pena investigar.
A escova de dente para cachorro é a principal aliada contra o mau hálito
O segredo de como escovar os dentes do cachorro é começar aos poucos e deixar o animal se acostumar com esse cuidado. Para evitar o mau hálito, é necessário uma boa limpeza: massageie bem toda a cavidade bucal, incluindo as gengivas. Espalhe bem o gel dental por cada extremidade dentária, fazendo movimentos circulares, garantindo que todos os dentes sejam bem limpos.
Lembre-se de jamais usar produtos humanos, incluindo o creme dental e a escova, que pode machucar a gengiva do bichinho. Invista em uma dedeira ou escova própria para pets, elas costumam ter cerdas mais macias.
O segredo de como acabar com mau hálito do cachorro é ter uma boa higiene
Muita gente não sabe que, assim como os humanos, os cães também precisam de higiene bucal. Afinal, os resíduos de alimento nos dentes dos animais também podem se tornar um problema. O tártaro em cachorro, por exemplo, é uma condição ocasionada por uma placa de bactérias que se forma por meio desses resíduos e pode colocar a saúde dos dentes em risco. Gengivas e dentição amarelados são sinais da doença. Além dela, o mau hálito do cachorro também pode ser causado por:
- Neoplasia oral (tumor bucal)
- Coprofagia canina
- Diabetes
- Doenças gastrointestinais
- Doenças respiratórias
É recomendado escovar os dentes do cachorro pelo menos três vezes por semana. Mas há casos em que pode ser necessário escovar todos os dias. Para descobrir a frequência ideal, busque um profissional. Inclusive, diante de qualquer sintoma estranho, como o mau hálito mais forte, busque um dentista veterinário.
Frutas e snacks para cães auxiliam contra o mau hálito do cachorro
Existem opções naturais e saudáveis para aliviar o mau hálito canino. Começando pelas ervas e plantas: salsa e hortelã são liberadas para o cachorro e auxiliam contra o bafinho pois são ervas aromáticas. Já o capim-limão também é benéfica por colaborar com a digestão e evitar o cheiro forte. As frutas também são bem-vindas! Pêra e maçã são as mais indicadas. Ambas são frutas semi-ácidas e é esse componente que ajuda a limpar os dentes.
Cenoura e a orelha de porco para cachorro possuem texturas que estimulam o cão a roer cada um e isso faz com que os dentes sejam limpos. Além deles, o mercado pet oferece biscoitos especialmente para aliviar o mau hálito do animal. Opções de textura porosa e de fácil mastigação alcançam todos os dentes e ainda evitam o acúmulo de tártaro, mantendo a higiene da cavidade bucal sempre em dia.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes