Cães são animais super comunicativos. Na linguagem canina, existem diferentes formas desses animais se expressarem — seja por meio da postura corporal ou da vocalização. Mas o que ninguém espera é que outros animais tentem se comunicar com os cachorros da mesma forma. Por isso, quando um pássaro selvagem tentou ‘falar’ com um Bulldog Francês na cidade de Abbotsford, no Canadá, a surpresa foi grande. Entenda a história!
Bulldog Francês fica confuso quando pássaro tenta ‘falar’ com ele
Uma cachorrinha Bulldog Francês chamada Mischa chamou a atenção da internet nos últimos dias. Enquanto estava no quintal de casa com sua dona, Shandelle, elas ouviram um barulho inusitado vindo do alto. Era um pássaro, mais especificamente um corvo, que tentava se comunicar com o cãozinho de uma maneira bem curiosa: por meio de latidos de cachorro. Sim, é isso mesmo: ao invés de emitir um tradicional canto, o pássaro começou a latir.
O corvo imita latido de cachorro repetidas vezes
No vídeo, é possível ouvir o corvo latindo não apenas uma, mas várias vezes. Aparentemente, o pássaro ouviu o cachorro latir tantas vezes que aprendeu a reproduzir o mesmo som. Para quem não sabe, corvos são parecidos com os papagaios nesse quesito, tendo uma grande habilidade de “imitar” perfeitamente os sons de um ambiente.
Ainda assim, as reações de Mischa e de Shandelle foram hilárias. A cachorrinha ficou encarando o corvo como se estivesse sendo desafiada, enquanto a tutora comenta: “Isso é hilário”. A legenda do post diz: “Esse corvo está literalmente latindo para o meu cachorro.” Confira:
Com mais de 78 mil curtidas, o vídeo de cachorro e corvo viralizou. “Tenho um que mora na minha casa e mia como um gato”, comentou uma pessoa. Já outro disse: “O corvo era um cachorro na vida passada.”
Latidos fazem parte da comunicação canina, e cada latido pode ter um significado diferente
Mischa, a Bulldog Francês do vídeo, é chamada pela própria tutora em um outro post como um verdadeiro “cão de guarda”. Isso significa que provavelmente a cadelinha late bastante — e até por isso o corvo deve ter aprendido a latir com tanta facilidade. Mas você sabia que o latido de cachorro pode acontecer por diferentes motivos, além de alerta e proteção?
Em alguns casos, você pode ouvir os latidos simplesmente por ter um cachorro feliz, animado e com vontade de brincar. É um som alto, repetitivo e curto. Por outro lado, o latido de cachorro carente e entediado é prolongado e excessivo.
No caso de proteção e territorialismo, como a Bulldog Francês Mischa, o som pode surgir quando menos se espera e normalmente é direcionado a uma situação específica — como a chegada de uma visita. Também existe o latido de cachorro com medo ou doente, que se assemelha bastante a um choro. É importante tentar identificar o motivo do latido para, então, cuidar das necessidades do pet.