Você já se perguntou por que os cachorros ficam grudados depois do cruzamento? O universo canino é cheio de curiosidades intrigantes, algumas que podem até ser estranhas aos olhos humanos. O cachorro grudado um no outro após o ato sexual, sem dúvida alguma, é mais um desses mistérios. Para desvendar esse enigma, o Patas da Casa vai te contar exatamente o que está por trás dessa conexão física entre os cães após acasalarem.
Por que os cachorros ficam grudados quando estão cruzando? Entenda a anatomia canina
Para entender por que os cachorros ficam grudados quando estão cruzando, é fundamental conhecer a anatomia externa canina. O aparelho reprodutivo da cadela é formado pela vulva, vagina, cérvix, útero, tubas uterinas e ovários, enquanto o dos machos conta com dois testículos, o pênis, bulbo e a próstata.
Durante o cruzamento de cachorro, o macho insere o pênis na vulva da cadela e libera o sêmen canino, fluido que contém os espermatozoides responsáveis por fecundar o óvulo e gerar um embrião. Ou seja, os cães ficam grudados quando estão cruzando para que ocorra a fecundação e a gravidez na cadela.
E quanto tempo o cachorro precisa ficar grudado para engravidar? Não é possível determinar exatamente quanto tempo o cachorro fica grudado para deixar a cadela prenha, mas quanto mais tempo ele ficar, maiores são as chances de sucesso.
Cachorro grudado na cadela: entenda como funciona o cio
O cio de cachorro é um processo natural que ocorre nos cães que não foram castrados. Ele começa quando os cães atingem a maturidade sexual, geralmente entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. Nas fêmeas, ele se manifesta após a primeira menstruação. Sim, as cadelas menstruam, mas esse processo é um pouco diferente do que nas mulheres. Nas cadelas, na verdade, esse processo é chamado de ciclo estral, dura aproximadamente 21 dias e a principal característica é a cachorra sangrando pela parte íntima.
Já os machos, por outro lado, não entram no cio. Cachorro macho, ao atingir a maturidade sexual, começa produzir testosterona, um hormônio sexual que altera o comportamento do animal, que passa a buscar por fêmeas para o acasalamento e demarcar o território. Contudo, para que ocorra o cruzamento entre eles, a fêmea precisa permitir e aceitar a aproximação do macho durante o ciclo estral.
Por que os cachorros ficam grudados depois do cruzamento?
Agora que você já sabe porque os cachorros ficam grudados, é hora de entender porque eles continuam “colados” após ocorrer a ejaculação do macho. A explicação por trás desse comportamento canino é simples: como o fluxo sanguíneo do animal se intensifica durante a cópula, o bulbo peniano, que fica localizado na extremidade do pênis do cachorro, aumenta de tamanho; por outro lado, na entrada da vagina de cachorro, as cadelas possuem um anel fibromuscular com um diâmetro menor que o do pênis, o que acaba impedindo que órgão do macho saia do canal vaginal após o coito, deixando os cães “grudados”.
Como funciona a ejaculação do cachorro grudado na fêmea?
Quando a fêmea permite a aproximação do macho para o acasalamento, ele se aproxima e “abraça” a fêmea por trás com as patas dianteiras. Eles vão permanecer nessa posição por alguns minutos e depois unir bumbum com bumbum para cruzar. O cruzamento dos cães acontece em três etapas, que são chamadas de fases espermáticas:
- Uretral: o macho libera um líquido sem espermatozoides dentro da fêmea para “limpar” o canal vaginal
- Com esperma: nesse momento ocorre a liberação de espermatozoides
- Prostática: o cachorro ejacula novamente, mas com menos intensidade
O que significa quando os cachorros ficam grudados?
Quando os cães ficam grudados após o acasalamento, isso significa que eles acabaram de copular. Ou seja, o espermatozoide do cachorro foi liberado e possivelmente fecundou o óvulo da cadela. Inclusive, essa é outra possível explicação que pode esclarecer porque o cachorro fica grudado na cadela após o ato: para aumentar as chances da fertilização dos óvulos.
O que fazer quando o cachorro fica grudado?
Quando os tutores não querem que a cadela fique prenha, é normal surgir a dúvida “cachorro grudado: o que fazer?”. Em hipótese alguma tente afastar os cães que estão grudados, porque separá-los durante o cruzamento pode machucar a fêmea e o macho. Isso porque durante o acasalamento, o bulbo se expande consideravelmente e não consegue passar pelo anel fibromuscular da fêmea, que é bem menor.
Forçar a saída pode provocar dor e até fraturar o osso do pênis do cachorro. Jogar água em cima dos cães também não é recomendado, pois a separação brusca pode machucar e ainda deixar os pets traumatizados. Por isso, se você não quer filhotes, saiba que a melhor forma de prevenir uma gravidez canina é com a cirurgia de castração de cachorro. Além de impedir uma gravidez indesejada, a castração pode evitar doenças como o câncer de mama, de próstata e de útero.
Quanto tempo demora para desgrudar os cachorros?
“Desgrudar” os cachorros é um processo que deve ocorrer naturalmente, quando eles decidirem que é o melhor momento. Mas por quanto tempo ficam grudados depois do acasalamento? Definir por quanto tempo os cachorros ficam grudados vai depender de alguns fatores, como a raça do cachorro e o porte. Contudo, normalmente essa separação ocorre entre quinze minutos e uma hora depois da ejaculação, após o bulbo do macho desinchar e sair naturalmente da vulva da cadela.
Tem como saber se o cachorro cruzou?
Até tem como saber se o cachorro cruzou, mas não é tão simples quanto se pensa. Os sinais após o cruzamento não são tão claros, o que dificulta ter certeza se o cachorro cruzou ou não. Em alguns casos, um cheirinho diferente pode ficar impregnado no corpo do cachorro. O rosto da cadela molhado também pode indicar que o cruzamento ocorreu, pois alguns machos têm o costume de dar lambeijos para cortejar as fêmeas.
Como saber se a cadela engravidou depois do cachorro grudado no acasalamento?
Alguns fatores vão determinar se o cruzamento foi bem sucedido ou não, como quanto tempo cachorro fica grudado na fêmea. Se o cachorro ficou muito pouco tempo em cima da fêmea, pode ser que o acasalamento não tenha chegado na fase “com esperma” e a fecundação não tenha ocorrido. Contudo, se tiver sido bem sucedido o cruzamento, a cadela vai apresentar algumas mudanças comportamentais aproximadamente um mês depois.
Os principais sinais de uma gestação de cachorro são:
- Inchaço das mamas
- Mudança da coloração das mamas
- Diminuição do apetite
- Cachorro vomitando e enjoado
- Carência
Se você notar qualquer um dos sinais mencionados acima, é fundamental levar a cadelinha para uma consulta veterinária para o acompanhamento da gestação. Além disso, a consulta é importante para descartar uma possível gravidez psicológica em cães.