O cachorro lambendo parede é um comportamento canino que desperta curiosidade entre os pais e mães de pet. Existem muitas especulações sobre o que leva a essa atitude. Algumas pessoas acham até que o cão gosta do gosto da tinta - o que não é verdade. O fato é: o cachorro lambendo a parede de forma excessiva não é algo normal e deve ser investigado. Com certeza tem alguma coisa que está incomodando o animal a ponto de ele desenvolver esse comportamento. Se o seu cãozinho está com essa mania, confira a matéria a seguir para entender melhor por que cachorro lambe parede e como acabar com esse problema.
Por que cachorro lambe parede? O comportamento normalmente está associado a ansiedade
O cachorro ansioso pode desenvolver comportamentos diferentes do habitual. A sensação de angústia acaba se manifestando em atitudes como fazer xixi e cocô no lugar errado, lamber as patas compulsivamente, latir em excesso e adotar comportamentos destrutivos. O cachorro lambendo a parede é mais uma das consequências que a ansiedade canina pode causar.
Muitos motivos podem deixar o pet ansioso. A ansiedade de separação (quando o cão se sente muito mal na ausência do tutor) é uma das mais comuns. Porém, outros fatores como falta de higiene, ambiente desconfortável, exposição frequente a som alto e traumas do passado também podem desencadear a ansiedade no cão. Se você tem um cachorro lambendo a parede e que também está apresentando outros comportamentos compulsivos, é importante investigar a causa por trás disso.
O cachorro lambendo parede pode estar sofrendo com algum tipo de estresse
Outra explicação do por que cachorro lambe parede é o estresse. Existem muitos gatilhos que podem deixar o cachorro estressado, como mudanças na rotina, chegada de novas pessoas e/ou animais de estimação em casa e a falta de estímulos físicos/mentais adequados. Um dos principais sintomas do estresse em cães é justamente o cachorro lambendo a parede. Fique atento ainda a outros sinais como falta de apetite, queda dos pelos, latidos excessivos, lambedura das patas e outros comportamentos atípicos.
O tédio é outra causa frequente do cachorro lambendo a parede
Uma explicação muito simples do por que cachorro lambe parede é o tédio. Ficar muito tempo sem fazer nada e sem nenhum tipo de interação pode deixar o pet bem entediado e, consequentemente, ansioso. Imagina um cãozinho cheio de energia que não tem onde gastar? É um sentimento angustiante e o animal pode acabar adotando atitudes fora do usual, como o cachorro lambendo parede a parede. O doguinho entediado também costuma perder o apetite, ficar agitado em alguns momentos e cabisbaixo em outros, buscar atenção do tutor e lamber as patinhas com mais frequência.
O cachorro lambendo parede sem parar também ser um transtorno compulsivo
Em alguns casos de ansiedade, estresse e tédio, o cachorro lambendo a parede deixa de ser um sintoma e passa a ser um transtorno obsessivo compulsivo. Esse comportamento repetitivo traz, de certa forma, um alívio ao pet angustiado. Portanto, ele entra em um ciclo e passa a lamber a parede cada vez mais. É muito importante que o tutor não ignore o cachorro lambendo parede, pois apesar de parecer algo inofensivo no início, pode se tornar uma espécie de TOC com o tempo.
Cachorro lambendo parede: verme pode causar o comportamento?
Existe uma explicação que muitas pessoas acreditam ser a razão do cachorro lambendo parede: verme. Há um senso comum de que esse comportamento possa estar relacionado a algum problema digestivo, em especial as verminoses. Porém, não há nenhuma comprovação de que lamber a parede é um sintoma de um cachorro com verme. Além disso, também não existem provas de que esse comportamento indica falta de nutrientes, como muita gente também acredita. De qualquer forma, é importante que o tutor sempre mantenha a aplicação de vermífugos para cachorro em dia e leve o pet para consultas veterinárias regularmente.
Saiba como acabar com o comportamento do cachorro lambendo parede
Para fazer com que o cachorro lambendo a parede pare com esse comportamento, é fundamental promover uma maior qualidade de vida no dia a dia do seu amigo de quatro patas. O primeiro passo é sempre garantir um tempinho na sua agenda para ficar com o animal. Passear com cachorro diariamente, fazer brincadeiras e apostar no enriquecimento ambiental com muitos brinquedos interativos para cães são medidas simples mas que evitam a ansiedade do cão. Quanto mais tempo você passa com o pet, menos ansioso e entediado ele fica.
Além disso, sempre que precisar fazer alguma alteração, seja no ambiente ou na rotina, leve os sentimentos do cão em consideração. Mudanças bruscas deixam o pet desnorteado e estressado, favorecendo o aparecimento de comportamentos como o de lamber a parede. É fundamental realizar qualquer alteração de forma gradual para que o doguinho se adapte aos poucos. Esses cuidados práticos promovem uma maior saúde mental do pet e fazem com que, consequentemente, o cachorro lambendo parede não seja um problema dentro de casa.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Juliana Melo