As cores de cachorro costumam ser bem variadas. Até existem alguns tipos que são mais comuns, como o cachorro preto, caramelo, dourado e até branco. Mas, dentre tantas opções, uma que é menos comum, mas que sempre chama muita atenção é o padrão merle. Cachorro com essa “cor” é bem diferente e não passa despercebido nos lugares. Mas como essa mistura se forma? Qual é a explicação por trás do cachorro merle? O infográfico abaixo te mostra tudo que você precisa saber!
O que significa cachorro merle?
Merle é um tipo de pelagem de cachorro com aspecto marmorizado. Os pelos apresentam pigmentos diluídos de uma cor e ficam com certas “manchas” espalhadas pelo corpo. Ou seja, o cachorro merle não representa necessariamente uma única cor, mas sim um padrão que é formado pela genética do animal. Assim, o cãozinho pode ter diferentes tonalidades e combinações de cores, que sempre terão essa característica “marmorizada”.
O Border Collie merle é uma das figuras mais conhecidas com esse tipo de pelagem. No entanto, ele não é o único cachorro merle que existe. As principais raças que podem ter o padrão merle são:
Merle: cachorro tem a cor formada por um gene dominante
O merle é uma característica de um gene dominante (M). Já o padrão não-merle é um gene recessivo (m). Isso significa que basta um único gene merle (M) presente no código genético do animal para a pelagem do cachorro merle se manifestar, que seria representado pelo genótipo (Mm).
Se dois cachorros não-merle (mm) cruzarem, o resultado será um cachorro com a pelagem normal, sem pigmentos diluídos, de genótipo (mm). Já se um cachorro não-merle (mm) cruzar com um cachorro merle (Mm), metade da ninhada pode nascer com o padrão não-merle (mm), e a outra metade com o padrão merle (Mm). Em casos mais raros, é possível que o cachorro merle (Mm) não apresente a pelagem manchada, o que seria definido como um “merle fantasma”.
Já ao cruzar dois cachorros merle (Mm), a probabilidade é de que os filhotes nasçam na proporção: ¼ não-merle (mm), ¼ duplo merle (MM) e ½ merle (Mm). No entanto, esse é um cruzamento que não costuma ser nem um pouco recomendado, por conta dos riscos de saúde que podem afetar o duplo merle. Cachorros com esse genótipo são mais suscetíveis a vários problemas.
Como saber se meu cachorro é merle?
O cachorro merle pode ser identificado por meio da própria pelagem, já que a maioria apresenta o aspecto marmorizado dos pelos. Porém, nos casos do “merle fantasma”, é possível fazer um teste de DNA para descobrir se o pet tem esse gene oculto ou não. O ideal é saber como eram os pais do filhote de cachorro para investigar se tem a possibilidade de ele ser merle ou não.
Por que merle não pode cruzar com merle?
Não é recomendado cruzar merle com merle. Cachorros com o genótipo (Mm) têm maiores chances de apresentarem problemas de saúde, como a surdez e a cegueira. Ao cruzar dois cães assim, as chances de se ter um cachorro surdo ou um cachorro cego aumentam consideravelmente. Outros problemas comuns em cães duplo merle são microftalmia, epilepsia e infertilidade. Por esse motivo, órgãos de cinofilia costumam proibir o cruzamento de cachorro merle.