Você já se perguntou se é possível fazer uma transfusão de sangue em cães? Pois saiba que a resposta é positiva. O cachorro pode doar sangue e, assim, ajudar a salvar a vida de muitos outros pets. No entanto, esse é um procedimento que sempre desperta muitas dúvidas nos tutores de animais. A seguir, confira as principais perguntas e respostas sobre o assunto!
Afinal, o cachorro pode doar sangue?
Sim, a maioria dos cães pode doar sangue. A técnica de transfusão sanguínea em cães não é incomum nos consultórios veterinários. Na verdade, existem algumas doenças que podem levar o paciente a precisar desse tipo de procedimento. A doença do carrapato ou até mesmo um quadro de insuficiência renal podem causar uma anemia em cachorro grave, fazendo com que o animal precise de doação de sangue.
Além disso, outras situações emergenciais, como acidentes e cirurgias com alto risco de perda sanguínea, também costumam precisar do auxílio de doadores. Portanto, se você ainda tem dúvidas se o cachorro pode doar sangue, saiba que a resposta é sim — mas ele precisa seguir alguns parâmetros para se tornar doador.
Quais são os critérios para o cachorro doar sangue?
Não é todo cachorro que pode doar sangue. Para fazer a doação, o cão precisa seguir os seguintes critérios:
- Idade entre 1 e 7 anos
- Pesar, no mínimo, 25 kg
- Vacinas e vermífugos em dia
- Não pode estar infectado com pulgas e carrapatos
- Saudável, com testes negativos para certas doenças
- Fêmeas não podem estar no cio nem prenhas
- Comportamento dócil e tranquilo
Além disso, se o cachorro for um doador assíduo, é necessário esperar o intervalo de três meses entre uma doação e outra. Essas recomendações são importantes não apenas como uma forma de proteger o cachorro que está doando sangue, como também para garantir a qualidade do sangue doado.
Como é feita a doação de sangue em cachorros?
Não existe muita diferença entre doações de sangue de cachorros e de humanos. Todo o procedimento é simples, rápido e indolor. Inclusive, a transfusão sanguínea acontece da seguinte forma: depois que o sangue do cachorro doador é coletado, ele fica armazenado em um banco de sangue de acordo com o seu tipo sanguíneo. Quando um paciente precisa dessa doação, o sangue é transfundido no receptor por um médico veterinário.
Depois da doação de sangue, cachorro precisa de cuidados?
Não são necessários muitos cuidados após a doação. Logo depois de doar, o cachorro já costuma ser liberado para casa e pode voltar a realizar suas atividades normalmente — ou seja, brincar muito! O único cuidado importante é que, se o cãozinho costuma fazer doações frequentes, ele precisa esperar um intervalo de aproximadamente 3 meses entre uma doação e outra.