Está pensando em trazer um cachorro marrom ou ruivo para a família ou, simplesmente, não resiste aos encantos do dog de pelagem vermelha? Então, esse é o seu lugar! Existem diversas raças de cão ruivo para descobrir, desde o Setter Irlandês até o Vira-lata. Conhecer as principais características de cada uma, como porte físico, personalidade e cuidados necessários, já é meio caminho andado para entender se o pet combina com o seu estilo de vida.
Pensando nisso, o Patas da Casa separou uma lista com 8 raças de cachorro ruivo para te apresentar. Confira a seguir!
Antes de começar, entenda a genética da pelagem vermelha do cachorro ruivo
Basicamente, existem dois pigmentos encarregados de determinar as cores de cachorros: eumelanina e feomelanina (duas formas de melanina). Todas as variações de tonalidade entre os caninos são criadas a partir da combinação dessas substâncias, cuja produção é controlada pela genética dos animais.
Tanto a eumelanina quanto a feomelanina têm uma cor considerada “padrão”, que pode ser modificada por vários genes. A cor padrão da eumelanina é o preto, enquanto a da feomelanina é o vermelho. Portanto, se você tem um cachorro ruivo como companheiro, já sabe quem é a grande responsável por isso!
Dito isso, vamos ao que interessa: conheça abaixo algumas raças encantadoras de cão ruivo.
1) Setter Irlandês é um cachorro ruivo de pelagem longa e lisa
O Setter Irlandês é referência quando o assunto são raças de cachorro ruivo peludo. Sua pelagem longa, lisa e sedosa conquista muitos admiradores, mas, também requer cuidados especiais. É preciso escovar o cão regularmente — de preferência, uma vez por dia e, no mínimo, uma vez por semana — para manter os fios desembaraçados e saudáveis. Ele tem porte médio, corpo atlético e uma personalidade divertida e bem-humorada.
2) Cocker Spaniel pode ter pelagem ruiva com diferentes tonalidades
O Cocker Spaniel é mais uma raça de cachorro ruivo de porte médio e personalidade afetuosa e brincalhona. Sua pelagem pode apresentar diferentes tonalidades de ruivo, como vermelho, caramelo, marrom e dourado. É bem provável que você já tenha visto e se encantado por algum desses! Para manter a aparência saudável e bonita do dog, é importante escovar os pelos com frequência, especialmente nas regiões das orelhas e pernas.
3) Golden Retriever também pode ter a pelagem ruiva, embora seja menos comum
Muitos associam o Golden Retriever a uma pelagem de cor clara a médio-dourada. No entanto, embora seja menos comum, o cachorro desta raça também pode ter os pelos ruivos. Os Golden Retrievers são cães de estatura média e personalidade gentil, amorosa e leal. Não à toa, são excelentes companheiros para famílias com crianças e outros animais. Se você tem um Golden Retriever ruivo, considere-se um tutor de sorte!
4) Poodle ruivo chama atenção por sua pelagem vermelha e encaracolada
O Poodle pode ter diferentes cores de pelagem, incluindo o vermelho. Com fios densos e encaracolados, que podem receber diferentes cortes e adornos, este é um cachorro ruivo pequeno bastante popular. Dependendo do estilo escolhido para a cabeleira, o cão pode até ficar parecido com um leãozinho! Além dos cuidados básicos que todo cachorro requer, o Poodle exige a manutenção frequente de sua pelagem, com banhos, escovação e tosa regular para evitar a formação de nós. Em relação à personalidade, o pet é ativo, brincalhão e inteligente.
5) Redbone Coonhound é um cão ruivo de pelagem curta e brilhosa
Diferente das raças mencionadas até aqui, o Redbone Coonhound é um cachorro ruivo de pelagem curta. Ele tem um corpo musculoso e comprido, com cabeça forte e orelhas longas e caídas. Os cuidados com a higiene, como banho e escovação, também são necessários, mas podem ser feitos com menos frequência quando comparados aos cães de pelagem longa. Além disso, sua personalidade enérgica demanda brincadeiras e exercícios físicos regulares.
6) Dachshund, o cachorro “salsicha”, também pode nascer com pelos ruivos
Assim como o Poodle, o Dachshund é mais um cachorro ruivo pequeno que tem muitos fãs por aí. Também conhecido como “salsicha”, esta raça tem o corpo longo e baixo, com as pernas curtas e orelhas caídas. Sua pelagem é densa e pode variar de tons mais avermelhados a amarelados. Os Dachshunds são amigáveis e leais, mas também podem ter traços de teimosia. São ativos e gostam de brincar, porém, podem se machucar com atividades físicas excessivas.
7) Lulu da Pomerânia é um cachorro ruivo pequeno com muitos admiradores
É impossível falar de cores do Lulu da Pomerânia sem lembrar de seus marcantes fios avermelhados — com uma camada de subpelo macio e outra camada externa, com pelos mais longos e ásperos. Ele é um cachorro ruivo pequeno conhecido por sua aparência fofa, cauda enrolada e orelhas pontudas. Os cães desta raça são carinhosos e costumam ter um comportamento hiperativo, o que demanda uma certa atenção por parte dos tutores.
8) Vira-lata ruivo é um dos preferidos entre os tutores
Ninguém resiste a um Vira-lata ruivo! O cão, cujo porte pode variar entre pequeno, médio e grande, é um dos grandes queridinhos de muita gente. Os Vira-latas são brincalhões e alegres e têm a capacidade de se adaptar a diferentes situações, se tornando excelentes companheiros para qualquer pessoa. Acredite: ter esse bichinho em casa é garantia de muitas risadas e momentos felizes!