A raça Dachshund (o famoso cachorro salsicha) é conhecido por sua personalidade forte e temperamental. Por isso, não é incomum eles expressarem insatisfação quando as coisas não acontecem da maneira que desejam. Recentemente, a tutora de uma salsicha conseguiu captar um desses momentos e publicou a reação super engraçada da cadelinha nas redes sociais. Após passar por uma cirurgia e ser impedida de fazer estripulias, a salsicha fez questão de deixar bem claro que não gostou nada dessa imposição, mas de uma maneira bem peculiar: "conversando" com a tutora. Vem conferir a indignação dessa salsicha!
Dachshund é impedida de brincar durante pós-operatório
Debora Delboni é tutora de uma Dachshund salsicha, cachorro famoso pelo seu corpo alongado e pelas perninhas curtas. Quem convive com um peludo dessa raça sabe que a personalidade do cachorro salsicha é bem diferente e especial. Eles são leais, amorosos, protetores e super carinhosos, mas por trás de todo esse carisma encantador, eles podem ser bem temperamentais. O cachorro salsicha de Debora deixou isso bem claro no vídeo, após ser impedida pela tutora de brincar por estar se recuperando de uma cirurgia.
Cachorro salsicha reclama e argumenta com a tutora
No vídeo, a tutora não informa por qual cirurgia o cachorro salsicha passou, mas tudo indica que ela tenha passado por uma cirurgia de castração. Isso porque a Dachshund está usando uma roupa cirúrgica para cachorro e os cuidados pós-operatórios são bem parecidos com os de cirurgia de castração. No registro, quando Debora diz para a cachorrinha que ela não pode correr nem brincar pela casa, a salsicha começa a argumentar com ela, como se estivesse falando que não concorda com essa imposição. Ela usa o latido de cachorro para se expressar, mas não late da maneira que esperamos de um cachorro. Na verdade, parece que o cachorro salsicha está até conversando com a tutora pela forma como late. Confira o vídeo:
@debora.delboni #cachorrosalsicha #daschundsoftiktok #algumentos ♬ som original - Débora Sem H
Para que serve a cirurgia de castração?
A castração em cachorro é um procedimento recomendado para evitar a gravidez nos pets, mas também para prevenir contra doenças como a piometra canina, o câncer de mama e de útero nas fêmeas, e de testículo nos machos. Nas fêmeas, o procedimento consiste em retirar os órgãos reprodutivos, ou seja, o útero e os ovários. Já nos machos, apenas os testículos são retirados. Por essa razão, a cirurgia nas fêmeas é mais invasiva e exige maiores cuidados para que não aconteça complicações, como sangramentos e rompimento dos pontos.
Confira quais cuidados são importantes no pós cirúrgico
Embora seja considerada um procedimento comum, o pós cirúrgico exige uma série de cuidados bem importantes para evitar complicações na saúde do cachorro. Confira quais cuidados devem ser tomados:
- Evitar movimentos bruscos: não é recomendado deixar o pet pular em móveis, correr pela casa ou fazer esforço físico após a cirurgia. Por esse motivo Debora tentava conter a salsicha cheia de energia.
- Proteção dos pontos: após a cirurgia, os cães podem tentar lamber ou morder os pontos. por isso, é muito importante que eles usem colar para cachorro ou uma roupa cirúrgica para evitar que os pontos se abram.
- Higiene: para que os pontos não infeccionem, o tutor precisa higienizar a área do corte com os produtos indicados pelo médico veterinário. Geralmente, é indicado o uso de produtos antissépticos e antibacterianos para a limpeza. Além disso, os curativos devem ser trocados diariamente para evitar infecções.
- Medicação: como qualquer cirurgia, a de castração também pode provocar dor no animal após o procedimento. Por isso, veterinários prescrevem um medicamento para não deixar o cachorro com dor.
Seguindo todos esses cuidados, o pós-operatório vai ser bem mais tranquilo e sem intercorrências. No caso do cachorro salsicha do vídeo, a tutora está certa em tentar impedir que o pet se movimente muito para evitar complicações.