Popularmente conhecido como cachorro salsicha, o Dachshund é um doguinho cheio de energia e super simpático que possui uma característica física bem marcante: o corpo alongado e as patinhas curtas. Porém, embora essa característica física deixe esses peludos ainda mais encantadores, a coluna alongada da raça favorece o surgimento de problemas de saúde que podem deixar o cachorro paraplégico. O Rogerinho é um salsicha que passou por essa situação e decidiu compartilhar o seu dia a dia sendo um cachorro com deficiência nas redes sociais.
Cachorro salsicha perde habilidade de andar
Com um aspecto “rebaixado” irresistivelmente fofo, a anatomia do cachorro salsicha é bem diferenciada. Devido à coluna vertebral alongada dos salsichas, os Dachshund têm 25% mais chance de desenvolver hérnia de disco se comparada a outras raças de cachorro. Alguns fatores também podem propiciar o desenvolvimento da doença, como obesidade e pular de locais altos. Rogerinho é um cachorro salsicha de 4 anos que desenvolveu hérnia de disco e perdeu a capacidade de se locomover.
Ele foi diagnosticado com a doença em fevereiro deste ano, após acordar seus humanos de madrugada sentindo muita dor e sem o movimento das patinhas. Preocupados, o pai e mãe de pet levaram Rogerinho até uma clínica veterinária, onde ficou constatado uma hérnia de disco em cães. Ele passou por uma cirurgia para descomprimir o disco que comprime a medula espinhal e ocorreu tudo no procedimento. Contudo, como Rogerinho teve uma perda de sensibilidade e de movimentos devido à hérnia, o caminho para se recuperar estava só começando.
Rogerinho é um cachorro com deficiência que faz fisioterapia
Assim como quase todo cachorro com deficiência, Rogerinho foi orientado por médicos veterinários a realizar sessões de fisioterapia para desenvolver o andar modular, que nada mais é do que aquela caminhada descoordenada de cachorros com deficiência, super importantes para que o pet tenha uma vida mais próxima do normal possível. Embora as chances de recuperação total dos movimentos não sejam as mais promissoras, a fisioterapia para cachorro é muito importante para aliviar as dores e prevenir atrofias.
"Eu sou um salsicha PCD e é claro que…"
Rogerinho decidiu entrar na onda das trends da internet e gravar um vídeo de uma bem conhecida do momento. Ele começa o vídeo com o bordão "eu sou uma salsicha PCD e é claro que…" e reuniu tudo que precisa fazer sendo um cachorro com deficiência. Venha conferir quais são as atividades que o Rogerinho não deixa de realizar em sua rotina como cão com deficiência:
- “Eu sou um salsicha PCD e é claro que eu apito quando faço esteira na água”: no primeiro registro do vídeo, Rogerinho aparece caminhando em uma esteira para cachorro imersa na água. O aparelho ajuda a reduzir o peso sobre a coluna vertebral do peludo e o impacto dos movimentos, permitindo que ele fortaleça os músculos dentro da água sem sentir dor. Porém, como os salsichas são cachorros dramáticos e temperamentais, Rogerinho fez questão de reclamar durante a sessão com seu choro que parece até um apito.
- “Eu sou um salsicha PCD e é claro que eu odeio esvaziar a bexiguinha”: infelizmente, o cachorro paraplégico perde o controle de suas funções fisiológicas, como fazer xixi e cocô. Por essa razão, Rogerinho precisa ser estimulado com massagens para esvaziar todo o xixi de cachorro da bexiga. No vídeo, Rogerinho é colocado em cima de um tapete higiênico para cães enquanto recebe uma massagem na região traseira do corpo. Depois de fazer xixi, os humanos colocam uma fralda para cachorro no Rogerinho para evitar acidentes.
- “Eu sou um salsicha PCD e é claro que eu tento escapar da esteira seca”: além da esteira aquática, Rogerinho é colocado também para caminhar em cima da esteira seca. Nessa aparelho, o pet fica suspenso e recebe a ajuda do fisioterapeuta para conseguir reproduzir o movimento de andar, mas dessa vez sem a ajuda da água.
- “Eu sou um salsicha PCD e é claro que minha casa é cheia de tatame”: os cachorros com hérnia de disco ficam com seus movimentos limitados e se arrastam para se locomover. Para que eles não se machuquem, é recomendado espalhar tapetes antiderrapantes para cachorro no espaço em que o pet fica, como é na casa de Rogerinho.
Confira o vídeo para conhecer mais sobre a rotina desse cachorro paraplégico.
@salsicharogerinho Eu sou um salsicha PCD e é claro que… . . . #salsicha #salsichadog #dachshund #dachshundsoftiktok #paraplegico #cachorroparaplegico #cachorrosdotiktok #fisioterapiacachorro #eclaroque ♬ som original - salsicharogerinho