O cachorro sem pelo é tão incomum que chama atenção por onde passa. E não é à toa, né? A falta de pelagem garante uma aparência peculiar que desperta a curiosidade e o interesse de todos0,. Além disso, a característica é a solução para quem sofre de problemas alérgicos e busca um companheiro de quatro patas. Mas, antes de encontrar uma raça de cachorro sem pelo para chamar de sua, é sempre bom saber um pouco mais sobre a personalidade e os cuidados necessários com o animal. Pensando nisso, reunimos cinco delas aqui embaixo. Dá uma olhada!
1) Cão de Crista Chinês é cãozinho sem pelo muito elegante
Um dos primeiros lugares na lista de raça de cachorro sem pelo, o Cão de Crista Chinês é perfeito para famílias com tempo para dedicar a ele. Isso porque esse cãozinho é muito apegado aos tutores e possui energia de sobra para gastar. Além disso, ele se destaca pela inteligência e a facilidade para responder comandos de adestramento. No que se trata do tamanho, o Cão de Crista Chinês não costuma passar dos 7 kg e de 33 cm de altura. Apesar do nome, o animal é originário do continente africano e pode se apresentar de duas formas: totalmente sem pelos ou com pelagem em pontos específicos do corpo, como cabeça, cauda e patas. Independente disso, uma coisa é certa: esse cachorro pequeno sem pelo será uma ótima companhia para você e sua família.
2) Cão Pelado Peruano é bastante reservado e cauteloso
Um dos cachorros mais antigos do mundo, o Cão Pelado Peruano não poderia deixar de ser citado quando o assunto é animais sem pelo, certo? O cachorro dessa raça pode ser pequeno, médio ou grande: seu peso varia entre 4 a 25 kg. Em alguns casos, pode contar com uma mecha de cabelo estreita no topo da cabeça, imitando um moicano. Além disso, um pouco de felpa na testa ou tufos espalhados na cauda e nas patas também podem ser vistos no Cão Pelado Peruano. Quanto à sua personalidade, ele tende a ser um animal mais reservado e cauteloso. Por isso, é importante que o tutor faça a sua socialização ainda filhote.
3) Cachorro Pelado Mexicano carrega uma origem cheia de superstições
Se você já assistiu o filme Viva - A vida é uma festa, certamente deve lembrar do Cachorro Pelado Mexicano. Originário do México, o cãozinho dessa raça é bastante citado na crença dos astecas pela sua função de guardar os vivos e guiar as almas dos mortos nos perigos do submundo. Justamente por esse motivo, a fama do animal é enorme em eventos do Dia dos Mortos no país. O Cachorro Pelado Mexicano pode ser encontrado em três tamanhos - pequeno, médio e grande - e com uma variedade extensa de cores, sendo as escuras e sólidas mais comuns. Dependendo do padrão da raça, ele também pode apresentar pequenos tufinhos de pelo na cabeça, patas e cauda. Quanto ao seu tamanho, pode variar entre 25 cm e 60 cm.
4) Terrier Americano sem pelo é uma raça de cachorro bastante amorosa
Com o porte musculoso e o porte bem pequeno, o Terrier Americano sem pelo é uma raça de cachorro bem parecida com o Fox Terrier, mas com a única diferença: a ausência de pelo. A sua pele pode apresentar tonalidades brancas combinada ao cinza, preto, vermelho e dourado. Justamente por isso, o cãozinho dessa raça exige uma atenção redobrada em relação à exposição solar. Nesse caso, o uso de protetor solar para cachorro pode ser uma boa opção para mantê-lo protegido. Por carregar os traços da família Terrier, ele é bastante inteligente, amável e um excelente companheiro.
5) Pila Argentino: cachorro sem pelo é cheio de energia
Bem parecido com o Cachorro Pelado Mexicano e Cão Pelado Peruano, o Pila Argentino também possui a sua origem em terras latinas e conta com três variações de tamanho, sendo o mais comum o cachorro pequeno sem pelo. Podendo viver por até 20 anos, o Pila Argentino é o pet ideal para famílias ativas, já que é um animal dinâmico e cheio de energia para gastar. Por isso, se você está pensando em adotar um cãozinho dessa raça, saiba que é preciso reservar um período do seu dia para passear com o animal. Caso contrário, comportamentos destrutivos e indesejados podem surgir.
Redação: Úrsula Gomes