Com a chegada de uma nova frente fria e a queda das temperaturas, surge a dúvida: será que o cachorro sente frio? Embora muitos acreditem que por serem peludos os cães estão protegidos das baixas temperaturas, não é bem assim. Os cachorros são animais de sangue quente e muitos possuem uma camada de pelos mais densa. A pelagem, de fato, ajuda na regulação térmica, mas nem sempre ela é suficientes para manter o animal aquecido, especialmente no frio intenso. Por isso, especialistas recomendam cuidados específicos para manter os cães confortáveis e seguros durante as ondas de frio.
Como identificar um cachorro com frio?
“Meu cachorro está tremendo como se estivesse com frio”. Se você percebeu isso, saiba que a tremedeira pode sim ser um sinal de que o pet está sofrendo com as baixas temperaturas. Identificar um cachorro com frio não é uma missão muito difícil, mas é preciso observar mais que os tremores para confirmar a suspeita. Os principais sintomas que indicam o cachorro com frio são:
- Cachorro tremendo
- Orelhas, focinho e almofadinha das patas gelados
- Deitar enrolado
- Ficar em cima de tapetes e panos
- Se entocar em lugares mais fechados, como cantos e debaixo de móveis
- Passar mais tempo recolhido
- Cachorro chorando sem motivo aparente
Cachorro sente frio: veja como proteger seu pet no inverno
Agora que você já sabe que o seu cachorro sente frio, é hora de descobrir como resolver isso. Algumas soluções vão te ajudar a entender como aquecer o cachorro no frio. Se você mantém seu cãozinho no quintal, é fundamental investir em uma casinha de cachorro e mantê-la em um local protegido do vento e da chuva. Uma dica é acolchoar a casinha por dentro, como se fosse um isolante térmico, ou colocar mantinhas e almofadas. Agora se o pet fica dentro de casa, investir em uma caminha para cachorro bem confortável é uma ótima ideia para deixá-lo mais aquecido. Se o animal de estimação tem o costume de dormir no sofá ou na sua cama, melhor ainda - mas assegure que ele terá cobertas para ficar mais confortável.
Roupa de frio para cachorro é uma boa ideia?
Ao saber que cachorro sente frio, muitos tutores recorrem à roupa para cachorro para aquecer o pet no inverno. Essa é uma dica válida, sim, mas é preciso levar em conta alguns fatores. Raças como o Husky Siberiano e o Pastor Alemão, por exemplo, possuem uma pelagem densa de duas camadas que acaba segurando o frio mais intenso (especialmente se eles dormirem dentro de casa). Já cachorros como o Pinscher e o Dachshund, que tem a pelagem mais curtinha, a roupa de frio para cachorro é mais que indicada. Por isso, é importante observar o comportamento geral do cachorro quando a temperatura cair.
Na hora de escolher uma roupinha, se certifique que o modelo tenha o tamanho adequado para o cachorro (que não aperte muito e nem fique larga demais). Prefira peças sem muito adereços, como zíper e lantejoulas, para não incomodar e causar coceiras na pele do animal. Por último, é importante também acostumar o cachorro com a roupinha gradualmente e não insistir se o animal se mostrar desconfortável.
Em relação aos passeios, opte por passear com cachorro nos horários mais quentes do dia. Se estiver muito frio, você pode colocar um casaco no cachorro ou uma capa impermeável. Isso vai evitar que o cão sinta frio na rua ou se incomode com o vento.
Cachorro sente frio, mas algumas raças sofrem mais do que outras
Assim como alguns humanos são mais ‘friorentos’ que outros, algumas raças de cachorro sente frio de forma mais intensa. Essa sensibilidade pode variar conforme o porte do cachorro, idade, tipo de pelo e também a raça. Geralmente, os cães pequenos e de pelo curto são mais ‘friorentos’, enquanto os grandes de pelos longos são mais resistentes. Os cães mais sensíveis à temperatura são o Pug, Dachshund, Chihuahua e Bulldog.
Raças de cachorro com pelagem dupla sente frio também, mas são mais resistentes e ficam mais incomodados quando a temperatura . Exemplos de raças de cachorro com pelagem dupla são o Husky Siberiano, Chow Chow, Border Collie e São Bernardo.
Veja os perigos do cachorro com frio
O principal problema relacionado ao cachorro com frio são as doenças respiratórias. O cachorro gripado é um dos problemas mais comuns do inverno. Causada pelo vírus da Influenza A e pela bactéria Bordetella bronchiseptica, a não é uma doença considerada grave se for tratada corretamente. Os principais sintomas da gripe canina são tosse seca, coriza, apatia, espirros e olhos lacrimejando. Em casos mais graves, você pode se deparar com um cachorro com febre, sem apetite e com dificuldade de respirar. Nesse caso, é fundamental levá-lo a um médico veterinário para que ele seja examinado e tratado adequadamente. A recuperação de um cachorro gripado não é nada complicada. Ele precisa de descanso, beber muita água e se alimentar bem. Agora se o cão apresentar febre, o veterinário pode receitar dipirona para cachorro e também antibióticos. Lembre-se que o medicar os cães sem consulta veterinária é perigoso e pode até intoxicar o animal. A melhor forma de evitar a doença é aplicando a vacina de gripe para cachorro anualmente.