Quando se trata da saúde do cachorro, todo cuidado é pouco. Os cães são tão frágeis quanto os humanos e podem desenvolver uma série de problemas parecidos com os nossos, inclusive na parte da saúde bucal. Então, sim: o cachorro tem dor de dente, e isso pode incomodá-los bastante. Afinal, só quem já passou por essa situação sabe como pode ser doloroso, né? Só que, diferente dos humanos, os cachorros não conseguem comunicar de forma direta quando estão passando por algum problema e nem sempre é fácil identificar um quadro desses. Pensando nisso, vamos esclarecer algumas questões sobre a dor de dente em cachorro: sintomas, tratamento e como prevenir esse e outros problemas bucais. Veja só!
Dor de dente em cachorro: sintomas nem sempre são claros
Às vezes pode ser um pouco difícil de perceber um cachorro com dor de dente. O instinto animal é não demonstrar sinal de fraqueza, e por isso eles tentam esconder o máximo que podem qualquer tipo de dor ou desconforto. Então, como saber se o cachorro sente dor de dente ou não? Bom, além de ficar de olho na saúde bucal do seu amigo de quatro patas, é possível notar algumas mudanças de comportamento que, geralmente, são indicativos de que algo não vai bem com ele. Se ele for naturalmente mais agitado e começar a ficar cabisbaixo e tristonho de uma hora para outra, por exemplo, já é um indício de problema - não necessariamente bucal, mas não se pode descartar esta hipótese.
Outros sinais clínicos que também podem ser observados na dor de dente em cachorro são: falta de apetite ou emagrecimento (o cão deixa de se alimentar direito por causa da dor); mastigação só de um lado; vermelhidão ou sangramento na gengiva; mau-hálito; presença de sangue na ração e nos brinquedos. Vale destacar que a principal causa para o problema normalmente está associada a uma higiene bucal inadequada ou fratura nos dentes.
Antibiótico para cachorro com dor de dente é uma opção?
Se você desconfia de que o seu cachorro sente dor de dente, não tem jeito: a melhor solução é procurar um veterinário, de preferência especializado em odontologia. Ele poderá fazer uma análise detalhada do quadro do seu cãozinho, podendo solicitar alguns exames como raio-x e análise da saliva para identificar a causa por trás do problema. Dependendo da circunstância, o antibiótico para cachorro com dor de dente pode ser receitado como forma de tratamento. Mas lembre-se: todo o processo precisa e deve ser supervisionado por um profissional. Embora seja bastante difícil para o tutor ver seu amigo de quatro patas com dor, a automedicação pode ser prejudicial para o pet.
Outra medida que pode ser adotada para aliviar os incômodos da dor de dente em cachorro é oferecer água gelada para o cãozinho. Como o frio contrai os vasos sanguíneos, isso ajuda a amenizar o quadro temporariamente. “Então gelo também é uma boa opção?” Não, não é. O cachorro pode se sentir tentado a morder o gelo, e isso pode acabar provocando ainda mais dor. Por isso, opte apenas por uma água bem gelada e, claro, leve seu amigo ao veterinário o quanto antes.
Cuidados com a saúde bucal do seu amigo são importantes para evitar a dor de dente e outros problemas
Geralmente, a principal causa dos problemas bucais é devido a falta de cuidados com os dentes de cachorro. Poucas pessoas têm a consciência de que os animais também precisam passar por processos de higiene dental - seja escovando os dentes do cachorro uma ou duas vezes na semana, ou levando-o no veterinário para fazer uma limpeza mais profunda -, mas esse é uma etapa fundamental na hora de cuidar de cachorro. Caso contrário, o cãozinho fica muito mais vulnerável a vários problemas como tártaro, gengivite e mau-hálito. E, a partir disso pode acabar surgindo também uma dor de dente.
Portanto, não se esqueça de que o seu cãozinho também precisa ter os dentes escovados regularmente (não precisa ser todo dia, mas umas duas vezes na semana é necessário). Além disso, não falte às consultas com o veterinário para dar aquele check-up geral no sorriso do seu amigo.
Redação: Juliana Melo