Você sabia que o cachorro vira lata faz parte da grande maioria dos lares brasileiros? De acordo com uma pesquisa do Instituto Quaest, 32% dos cachorros domesticados no Brasil são Sem Raça Definida (SRD). Esse número reflete a popularidade e o carinho que os brasileiros têm por esses cães, conhecidos pela sua resistência, inteligência e principalmente lealdade. Para conhecer um pouco mais sobre esse cachorro tão querido e amado pelos brasileiros, o Patas da Casa trouxe 15 características do vira-lata. Vem conferir!
1) O cachorro vira lata é a ‘raça’ mais abandonada no Brasil
Apesar de sua presença significativa nos lares, o cenário para muitos vira-latas nas ruas ainda é alarmante. Segundo dados do Índice de Abandono no Brasil, pesquisa global realizada pelo Mars Petcare, o número de animais abandonados no país chega a 30,2 milhões, das quais 10 milhões são gatos e 20 milhões cães. Deste número, apenas 177.600 cães vivem em abrigos.
Dentro dessa triste realidade, os vira-lata são aqueles que lideram o ranking de abandono, especialmente o cachorro vira lata preto, que costuma ser um dos menos procurados. Se você quer um motivo para adotar um vira-lata preto, esse é o principal.
2) A saúde do cachorro vira lata costuma ser mais resistente
Com certeza você já ouviu falar por aí que a saúde do vira-lata é de ferro, né, mas será que isso é mesmo verdade? De fato, o cachorro vira lata geralmente apresenta uma saúde mais resistente do que de outras raças, e existe uma explicação por trás disso. Devido a mistura de raças durante o cruzamento, o cachorro vira lata filhote acaba não herdando as doenças hereditárias comuns às raças dos pais.
Mas atenção! Isso não significa que o vira-lata não precisa de cuidados médicos. Assim como qualquer outro peludo, o vira-lata precisa tomar vacina para cachorro, ser vermifugado, ter uma boa alimentação, seguir uma rotina de exercícios físicos e de consultas regulares com o veterinário para a manter a saúde em dia.
3) A personalidade do cachorro vira lata é uma caixinha de surpresas
Definir a personalidade dominante do cachorro nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, grande parte das características do pet se desenvolvem de acordo com as próprias vivências do animal. Mas geralmente, relacionar a personalidade do animal à raça de cachorro é a maneira mais simples de ‘prever’ as características comportamentais do peludo.
No caso dos cães SRD, essa é uma missão ainda mais difícil. Como se desenvolvem a partir de duas raças diferentes ou mesmo outros vira-latas, a personalidade deles é uma caixinha de surpresas. Alguns podem ser brincalhões e extrovertidos, enquanto outros mais tranquilos e observadores. Essa diversidade de personalidades faz com que a convivência com um vira-lata seja sempre interessante e cheia de novidades.
4) O cachorro vira lata é o mais leal de todos
Todo tutor de cachorro vira lata sempre elogia uma qualidade comum a todos esses peludos: a lealdade. Essa característica é reflexo da gratidão que esses peludos sentem ao serem adotados. Como dito anteriormente, a grande maioria dos vira-latas vivem nas ruas, enfrentando dificuldades como a fome, frio e sede. Quando são adotados, eles reconhecem o amor e carinho que recebem sendo leais aos seus donos.
5) O cachorro vira lata consegue se adaptar facilmente
Outra característica do cachorro vira lata é a sua facilidade em se adaptar a diferentes situações. Ele é um cachorro inteligente e sua capacidade de adaptação é altíssima. Ou seja, independente de morar em um apartamento ou casa, o vira-lata vai conseguir se adequar. Isso os torna companheiros excelentes para todas as horas, lugares e situações.
6) A aparência do cachorro vira lata varia muito
Devido a variedade genética dos vira-latas, eles podem apresentar características variadas. Ou seja, o tamanho, cor, tipo de pelo e formato do corpo que o animal vai adquirir é uma verdadeira caixinha de surpresa. Você pode se deparar com um cachorro vira lata pequeno, médio ou grande, peludo ou sem pelo e nas mais variadas cores. Essa é uma das razões pelas quais o cachorro vira lata é tão querido, pois cada doguinho sem raça definida é único e especial na vida do tutor.
7) Existem diferentes tipos de cachorro vira lata
Como dito anteriormente, a aparência de um cachorro vira lata não é padronizada como a maioria das raças. Ou seja, existem vários tipos de vira-lata disponíveis para adoção, e você pode escolher aquele que mais combina com você. O cachorro vira lata caramelo é um dos famosos entre eles e já é considerado um patrimônio do país. Mas além dele, também existe cachorro vira lata preto, branco, chocolate, cinza e até bicolor.
O ‘fiapo de manga’ é um outro tipo de cachorro vira lata que tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros. Os tamanhos também podem variar: você pode encontrar um cachorro pequeno vira-lata, assim como médios e grandes.
8) O cachorro vira lata é mais independente
Como a grande maioria dos cachorros vira-latas já viveram nas ruas, sem rumo e companhia, eles aprenderam a se virar sozinhos. Por isso, o vira-lata costuma ser um cãozinho mais independente em relação aos cachorros de raça.
Isso não significa que eles não são carinhosos. Na verdade, quando criam laços com os tutores, o cachorro vira lata é extremamente amoroso e gosta de receber carinho e atenção. Mas quando precisam ficar sozinhos, o vira-lata tende a sentir menos, especialmente aqueles que foram resgatados das ruas.
9) O cachorro vira lata cria um vínculo forte com o tutor
De personalidade livre e coração gigantesco, é claro que o vira-lata se joga de cabeça na relação com aquele que o resgatou. Eles sabem reconhecer quem os tirou da rua e retribuir essa atitude com muita devoção e carinho. O amor de cachorro vira lata é reconfortante, eles se permitem amar e criam laços fortíssimos com os tutores.
Esse vínculo, muitas vezes, é ainda mais intenso devido às experiências anteriores do cão, que valorizam o amor e a segurança proporcionados por uma nova família.
10) O cachorro vira lata tem o instinto de proteção mais desenvolvido
O cachorro vira lata que foi abandonado ou cresceu nas ruas, geralmente sabe se virar muito bem. Afinal, ele precisou aprender a se proteger, seja de pessoas ou de uma possível briga de cachorro por disputa de comida, território e fêmeas.
No entanto, quando ganham uma nova família, esse instinto de proteção frequentemente é direcionado para aquela pessoa que mais ama: o tutor. Como resultado, ele se torna um cachorro protetor com o dono e não mede esforços para afastar qualquer possibilidade de ameaça.
11) O treinamento o cachorro vira lata não costuma ser tão difícil
Inteligentes, adaptáveis e observadores, o adestramento de cães sem raça definida não é o dos mais difíceis. Com paciência, constância e uma ajudinha do adestramento positivo, o vira-lata pode ser treinado para aprender uma variedade de comandos e truques que vão facilitar ainda mais a convivência com o animal.
O adestramento positivo é um método de treino que envolve oferecer petiscos para cachorro, elogios ou cumprimentos como recompensa pela obediência. Como gostam de agradar e receber elogios do tutor, eles costumam se adaptar muito bem a esse método de adestramento.
12) O cachorro vira lata se dá bem com crianças
Embora seja difícil traçar a personalidade de um cachorro vira lata, esses peludos geralmente são amigáveis, sociáveis e brincalhões. Tais características permitem que eles se relacionem bem com outras pessoas, inclusive crianças. É por isso que o vira-lata é uma ótima companhia para famílias de todos os tipos.
Vale lembrar que, embora o vira-lata se dê muito bem com os pequenos, a relação entre criança e cachorro sempre deve ser supervisionada por um adulto. Afinal, como ainda estão se desenvolvendo, as crianças podem não saber como agir ao lado do animal e acabar provocando alguma situação que deixe o peludo desconfortável. Como consequência, o cachorro pode atacar para se ’proteger’ , seja ele um vira-lata ou não.
13) O vira-lata caramelo é o mais popular do Brasil
Um brasileiro de verdade não resiste às caramelices de um vira-lata caramelo. Seja um cachorro ou cachorra vira-lata caramelo, eles são o maior sucesso entre os brasileiros. Grande parte dessa fama deve-se à própria personalidade do cãozinho. Eles são cheios de carisma, dóceis e bem engraçados. Eles estão presentes em todos os lugares também, o que contribui ainda mais para a sua popularidade e fama no país.
14) Adoção de um cachorro vira lata é gratificante
Adotar cachorro, seja um vira-lata ou não, é uma experiência que muda a vida de qualquer um. Além de receber um amigo e companheiro para a vida toda, você vai estar fazendo uma boa ação ao retirar pelo menos um peludo das ruas ou dos abrigos.
Se você está querendo um novo ‘AUmigo’, não deixe de adotar um cachorro vira-lata. Para dar oportunidade àqueles que são mais rejeitados, você ainda pode optar por adotar um cachorro ou cachorra vira-lata preta para mudar de vez o destino desses peludos.
15) O cachorro vira lata vive aproximadamente 16 anos
Uma das grandes dúvidas de quem pretende adotar um dog sem raça definida é quantos anos vive um cachorro vira-lata. Em média, a expectativa de vida de um vira-lata é de aproximadamente 16 anos. Mas claro que isso vai depender dos cuidados veterinários que o pet recebeu ao longo da vida. Para viver por mais tempo, o cachorro vira lata e qualquer outro precisa de uma alimentação de qualidade, prática de exercícios físicos e todos os cuidados médicos veterinários necessários.
O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!
A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.
No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.