Se o seu cachorro vomita no carro, não precisa se desesperar: essa situação é mais comum do que se imagina. É super normal que os cãezinhos fiquem enjoados na movimentação. É mais frequente ver o cachorro vomitando no carro em trajetos longos, mas uma simples ida ao veterinário pode deixar o cãozinho incomodado. Na maioria dos casos, não se trata de um problema grave, é apenas uma reação natural do sistema digestivo. No entanto, algumas atitudes podem evitar o cachorro vomitando no carro. O Patas da Casa separou algumas dicas do que fazer de imediato, como evitar que o problema volte a acontecer e como viajar com cachorro no carro sem que ele fique enjoado.
Cachorro vomitando: o que pode ser?
Existe um termo específico para designar o cachorro vomitando no carro: cinetose. Essa condição é a mesma que acontece nos humanos que têm tendência a enjoar durante viagens. Apesar do corpo do animal estar parado, haverá uma movimentação do veículo. Nesse momento, o sistema vestibular cerebral do animal (responsável pelo equilíbrio) acaba se confundindo, pois reconhece um movimento, mas o corpo não se mexe. Como resultado temos o enjoo e, consequentemente, o cachorro vomitando e/ou apresentando sinais de desconforto. Existem diferentes tipos de vômito. Na cinetose, é comum ver o cachorro vomitando amarelo, pois é a coloração da bile sendo eliminada. Também podemos ver o cachorro vomitando espuma branca se ele já vomitou algumas vezes ao longo do dia e continua enjoado.
Cachorro vomitando: o que fazer para aliviar o desconforto do animal?
Seja um cachorro vomitando amarelo ou um cachorro vomitando espuma branca durante viagens de carro, é sempre um sinal de que o animal está enjoado. Nesse momento, o tutor deve tentar diminuir o desconforto para acabar com o problema do cachorro vomitando. Existem remédios que ajudam a combater o mal estar causado pela cinetose. Se você vai passear com cachorro no carro, é bom levá-los para o caso de uma emergência. Mas lembre-se de sempre consultar o veterinário antes de dar qualquer medicamento e jamais automedique o seu animal de estimação.
Outra dica é diminuir a velocidade para que os solavancos e movimentos sejam menos bruscos para o cão. Além disso, não ofereça água ao cachorro vomitando, pois pode fazer com que ele vomite ainda mais. Por fim, se você sabe que o cachorro no carro tem costume de enjoar, deixe sempre um paninho limpo e um desinfetante para limpar o automóvel. A limpeza rápida é importante não só para manter o carro limpo, mas também para evitar que o cheiro desagradável estimule mais vômitos.
Meu cachorro vomita no carro: como evitar que o pet tenha enjoo durante viagens
Viajar com cachorro de carro é muito mais prazeroso e divertido quando a viagem é confortável para todo mundo. Com alguns cuidados, o cãozinho consegue passar pelo trajeto sem muitos problemas e desconfortos. Confira a seguir algumas dicas simples de como transportar cachorro no carro sem causar enjoo nele:
Deixe sempre uma janela aberta para ventilar (mas tenha cuidado com o cachorro na janela do carro)
Evite viajar com velocidade muito alta ou passar por muitos buracos e solavancos
Tente não passear com cachorro no carro logo depois que ele se alimentar
Evite sons muito altos
Evite sair em horários de muita movimentação de veículos
Ao passear com cachorro no carro em percursos longos, faça paradinhas para que ele possa relaxar, fazer suas necessidades e caminhar um pouco
Deixe um espaço bom o suficiente para o pet ficar à vontade no veículo
Aposte em um assento para cachorro ou caixa de transporte para que o animal não fique se movimentando muito no carro
Como levar cachorro no carro: confira algumas dicas para tornar a viagem mais segura e confortável
Você sabia que existem normas de como levar cachorro no carro com segurança? Essas leis garantem que a presença do animal no veículo não seja prejudicial nem para o cão e nem para as pessoas (tanto as que estão no carro quanto os pedestres). O cão não pode, por exemplo, ficar à esquerda do motorista ou no meio dos seus braços e pernas. Além disso, o jeito certo de como transportar cachorro no carro é colocando o animal no banco de trás com um cinto de segurança para cachorro ou um assento especial para pets.
Outra opção de como carregar cachorro no carro é a caixa de transporte para cachorro, ainda mais indicada caso seu pet seja daqueles mais agitados. Além disso, esse acessório pode ajudar bastante a evitar um cachorro vomitando por conta do enjoo. Quando o cãozinho está dentro da caixa ele ganha uma estabilidade maior dentro do veículo. Por isso, o movimento é menos impactante, o que pode contribuir na diminuição do enjoo. Ou seja: além de estar confortável e mais seguro, você ainda evita que o cachorro no carro fique enjoado.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes