É difícil imaginar um cachorro zen, já que a maioria dos doguinhos é cheia de energia e disposição. Mas sabia que existem algumas raças que são naturalmente mais “tranquilas”? Não quer dizer que elas não precisam brincar nem se exercitar, mas têm um jeitinho bem mais pacífico. Outros fatores que também podem impactar nisso são a idade e castração. Abaixo, conheça qual raça de cachorro manso e calmo entra na lista de “cachorro zen”!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Bulldog Inglês costuma ser um cachorro calmo e preguiçoso

Bulldog Inglês deitado em cima de cobertor

O Bulldog Inglês tem uma carinha rabugenta, mas é um grande exemplo de cachorro zen. São cães que mostram que as aparências enganam, já que eles são extremamente dóceis e apegados com a família. Além disso, o Bulldog Inglês é uma raça que não é muito fã de se movimentar, por isso está entre as raças de cachorro mais preguiçosas que existem.

2) Cavalier King Charles Spaniel é uma das raças mais dóceis

Cavalier King Charles Spaniel deitado no tapete mordendo brinquedo de pelúcia

Pensa em um cachorro manso, calmo e muito dócil: esse é o Cavalier King Charles Spaniel. Esse doguinho é típico da realeza e realmente age como um lorde: ele é gentil, quase não late e ama um chamego. É um dos melhores cães de companhia, e por ter uma personalidade tão amável, é comum que o Cavalier King Charles Spaniel seja utilizado em sessões de terapia assistida por animais (TAA).

3) Golden Retriever é um exemplo de cachorro zen

Golden Retriever feliz com a boca aberta

Ao contrário do Basset, o Golden Retriever é um cão aventureiro. Por isso, muitas pessoas podem até estranhar vê-lo nessa lista. Mas, ao mesmo tempo em que é energético e brincalhão, a personalidade do cachorro Golden é muito pacífica. É um cão que se dá bem com todo tipo de gente e animais, tem um jeitinho super carinhoso e que quase não late. Ele também costuma ser indicado para a TAA.

4) Dogue Alemão pode ser gigante, mas é bem equilibrado

Cachorro zen da raça Dogue Alemão com expressão tranquila

Quem vê o Dogue Alemão de longe pode até se espantar com o tamanho gigante dele. Não é por menos, afinal, essa é a mesma raça do Scooby-Doo. Mas, por trás da postura imponente desse doguinho, existe um cachorro manso e muito tranquilo. A personalidade do Dogue Alemão é brincalhona, amigável, dócil e gentil, além de ser muito carinhosa com os humanos.

5) São Bernardo é um cachorro zen e tranquilo

São Bernardo deitado no chão

Outro cachorro gigante que surpreende com seu temperamento dócil e tranquilo é o São Bernardo. A raça é conhecida por ser muito paciente, amorosa e também requer um baixo nível de atividade. Com todas essas qualidades, o São Bernardo já foi muito usado como “cachorro babá” de crianças — como é o caso da cachorrinha Naná, do filme “Peter Pan”.

6) Basset Hound é conhecido por ser um cachorro manso

Basset Hound no sofá com a cabeça apoiada no braço do móvel

Mesmo sendo um cachorro farejador e que pode auxiliar bastante em missões policiais, o Basset Hound é uma raça incrivelmente tranquila. Ele tem um comportamento bem calminho e que prefere muito mais a calmaria de uma boa soneca do que uma grande aventura. O Basset Hound é a companhia perfeita para quem é mais caseiro e procura um cachorro calmo!

7) Pug é uma raça que não quer guerra com ninguém

Pug olhando para frente

Um cachorro manso e que não costuma ser tão ativo é o Pug. Ele tem um pequeno porte, se adapta muito bem a qualquer lugar e é dono de um temperamento dócil e amoroso. O cachorro Pug é fã de uma soneca e dificilmente causa qualquer tipo de problema para a família. No entanto, mesmo com o baixo nível de atividade da raça, é bom incentivá-la a se movimentar.

8) Akita tem personalidade forte, mas é um cachorro calmo

Akita com olhinhos fechados

O Akita é outra surpresa nessa lista. A raça é conhecida por ter uma personalidade forte e independente, mas ao mesmo tempo esse é um dos cachorros mais calmos e tranquilos. A convivência com o Akita costuma ser bem harmoniosa. O único ponto de atenção é adestrar e socializar esse doguinho desde filhote para que ele se torne mais obediente e receptivo com estranhos e outros animais.

9) Shih Tzu é um cachorro zen que ama colo

Shih Tzu deitado no chão da casa

Outra raça de cachorro manso e “zen” é o Shih Tzu. A raça é daquelas que podem ser indicadas para qualquer tipo de família, pois se adapta a diferentes lugares e não é muito ativa. O Shih Tzu tem personalidade sossegada, carinhosa e muito apegada com os donos. Além disso, é uma raça de cachorro que ama colo!

Depois de castrado o cachorro fica mais calmo? 

Normalmente o cachorro castrado fica mais calmo, porque a cirurgia reduz a produção de hormônios que podem afetar o comportamento do pet. E a resposta para quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo pode variar de cão para cão. 

Em alguns casos, logo após a castração de cachorro já é possível ver certas mudanças de comportamento do animal: ele fica mais calmo e menos territorialista. Em outros, pode ser que o cão mantenha alguns hábitos, como o cachorro castrado cruza (ou pelo menos tenta cruzar) e tem alguns resquícios de comportamentos sexuais.

O que a idade tem a ver com isso?

Um cachorro idoso normalmente é um cachorro calmo. Com a chegada da terceira idade, os cães apresentam menos disposição para atividades porque se sentem cansados com mais facilidade. Por isso, eles preferem gastar boa parte do tempo descansando. Na transição de filhotes para adultos, também é notável que os cães ficam menos agitados. 

Sobre com que idade o cachorro fica mais calmo, pode-se dizer que entre 1 e 2 anos de idade o animal já perde um pouco do pique que existe quando filhote. Depois, por volta de 6 e 7 anos de idade, os animais também costumam ficar mais calmos porque entram na velhice.

Outras perguntas comuns sobre o assunto

Qual é a raça de cachorro mais manso?

O Labrador é a clara resposta quando alguém pergunta qual cachorro é dócil e manso. Eles só não são tão calmos, porque tem muita energia para gastar e são bem agitadinhos. Mas, no geral, é uma raça amorosa, inteligente e que cria fortes laços com a família.

Qual é a raça de cachorro mais carinhosa?

As raças de cachorro mais carinhosas são o Golden Retriever, Labrador, Pug e Dachshund. Também existem outros cães que amam um carinho do tutor, como o Dálmata, Pastor Alemão, Poodle, Beagle, Bulldogs e Boxer. Os vira-latas também entram nessa lista!

Qual a raça de cachorro pequeno mais dócil?

Dentre os cachorros pequenos, o que mais se destaca pela doçura e companheirismo normalmente é o Shih Tzu. Ele é amigável e companheiro, e não tem um instinto protetor tão aflorado quanto outras raças pequenas (que, apesar do tamanho, são pura coragem quando o assunto é proteger a família).

Qual o melhor cão de companhia?

O Shih Tzu é um dos melhores cães de companhia, mas outras raças que também desempenham muito bem esse papel são o Labrador, Yorkshire, Bulldog Francês, Pug, Cavalier King Charles Spaniel, Lulu da Pomerânia, Poodle, Golden Retriever, Beagle e Maltês.