O cachorro Hachiko, do filme "Sempre ao Seu Lado" e o cão Greyfriars Bobby são dois dos exemplos mais conhecidos de como a lealdade canina pode ser tão poderosa. Recentemente, uma história que aconteceu nos Estados Unidos comprovou novamente como o vínculo entre cão e tutor é tão grande que vai além da morte. Uma cadela da raça Jack Russel Terrier chamada Finney acompanhou seu tutor, Rich Moore, em uma escalada nas montanhas do Colorado, EUA. Porém, os dois desapareceram. Depois de 10 semanas sumidos, a cachorrinha foi encontrada ao lado do corpo do tutor, mostrando que esteve sempre ao seu lado. Veja os detalhes dessa história comovente!
Homem desapareceu com sua cadela em montanha nos EUA
No dia 19 de agosto de 2023, o alpinista Rich Moore (71) subiu uma montanha de aproximadamente 3.800 metros de altura no Colorado, EUA. Sua cachorra Finney, da raça Jack Russel, acompanhou o tutor nessa aventura. Porém, no mesmo dia, os dois desapareceram. Foram realizadas diversas buscas na região para tentar localizar o paradeiro de Rich e Finney. As equipes de resgate vasculharam a montanha e as florestas que ficam próximas ao local onde o alpinista havia deixado seu carro. Foram 2.000 horas de buscas, mas Rich e Finney não foram encontrados.
Finney ficou ao lado do tutor mesmo após a morte
No dia 30 de outubro, após mais de dois meses, um caçador que andava na região tropeçou sem querer no corpo de Rich Moore. Infelizmente, ele morreu vítima de hipotermia. A cachorra, porém, estava viva. Ao longo das 10 semanas sumidos, Finney se manteve ao lado do dono. Segundo Delinda VanneBrightyn, voluntária do grupo que realizou o resgate, a cadela provavelmente teve um papel fundamental em manter predadores afastados dos dois. Além disso, ela teria sobrevivido por meio da caça de pequenos animais.
Finney foi uma verdadeira heroína, pois enfrentou de frente todos os perigos e ainda continuou ao lado de Rich até que ele fosse encontrado, mostrando toda sua lealdade e coragem. Após o resgate, a cadela foi levada para o veterinário. Finney perdeu metade do seu peso corporal e está se recuperando. Agora, está sob os cuidados da família do seu tão querido tutor.
Cachorro Hachiko, cão Bobby e Finney são provas da lealdade canina
É quase impossível falar de Finney e não lembrar do cachorro Hachiko, um dos cães mais famosos do mundo por causa de sua linda história de lealdade. Hachiko pertencia a uma das raças de cachorro de origem japonesa chamada de Akita, e nasceu em 1923 em uma fazenda no Japão. Ele era o cachorro de Hidesaburo Ueno, um professor universitário. Os dois criaram um forte laço e seguiam a mesma rotina todos os dias. Ueno e Hachiko iam toda manhã para a estação de trem e se encontravam no mesmo lugar na hora de voltar para a casa. Porém, em 1925, o professor morreu após ter uma hemorragia cerebral. Mesmo após a morte do tutor, o cão Hachiko continuou esperando seu dono na estação de trem por muitos e muitos anos. A linda história de Hachiko é contada no filme "Sempre ao Seu Lado".
Já o cachorrinho Bobby foi outro pet que também ficou conhecido por sua lealdade. Greyfriars Bobby pertencia a John Gray, e era um cão da raça Skye Terrir, bem parecido com o Shih Tzu. Em 1850, John virou vigia noturno da polícia de Edimburgo, na Escócia. A profissão era muito solitária, então ele vivia sua rotina sempre ao lado do cão Bobby, seu maior companheiro. Porém, Gray morreu em 1858 por causa de uma tuberculose, e como cachorro sente cheiro de doença, com certeza Bobby já sabia que o tutor não estava muito bem de saúde. Depois da morte de John, o cachorrinho Bobby ficou muito triste e decidiu passar o resto dos 14 anos da sua vida na lápide do tutor, guardando seu túmulo. Quando Bobby morreu, em 1872, foi enterrado perto do dono. Bobby ganhou uma estátua em sua homenagem na capital escocesa.
Agora, a cadela Finney se junta ao cachorro Hachiko e ao cão Bobby no hall de cães leais com histórias capazes de deixar qualquer um comovido pelo amor canino.