Cachorro e gato são os pets mais queridos nos lares brasileiros. Pesquisa de 2021 da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação) aponta que o Brasil é o terceiro país do mundo com mais animais de estimação, e muitos desses lares têm gato e cachorro que convivem tranquilamente. Mas de onde surgiu essa essa rixa entre cão e gato? O Patas da Casa agora te conta mais sobre o relacionamento de cachorro-gato e como o instinto de ambas as espécies funcionam com outros pets. Confira!
É possível que cachorro e gato juntos dentro de casa convivam em harmonia?
A verdade é que a rixa entre ambas as espécies acontece por puro instinto: ambos gostam de receber a atenção dos tutores e também são territorialistas. Por isso há um certo confronto quando duas espécies distintas se encontram: elas se sentem ameaçadas e querem proteger seu espaço no lar, se recusando a dividir a atenção. Porém, no dia a dia dos animais de rua é difícil encontrar cachorro e gato brigando. Lá fora eles conhecem e sabem seu território. A ausência de um tutor em comum também faz com que eles convivam juntos. Mesmo assim, brigas podem acontecer e o ideal é que nenhum deles fique sem um devido lar.
A reunião desses pets no mesmo lar intensifica esse instinto territorialista e não foi difícil os tutores perceberem isso. A partir daí se criou a ideia de que eles são inimigos e os fãs dos animais fortaleceram essa ‘briga’. O cinema também não hesitou em abordar isso: o filme A Vida Secreta dos Bichos mostra uma cena de briga entre ambos e o filme Como Cães e Gatos detalha essa rivalidade. Mesmo assim, com algumas dicas, gato e cachorro juntos podem ter uma relação saudável e o livro Cães e Gatos, do Carlos Ruas, mostra ilustrações desses animais vivendo em harmonia na mesma casa, apesar do instinto parecido e comportamento diferente.
Como fazer gato e cachorro se darem bem?
Como fazer cachorro e gato se darem bem não é muito difícil. O tutor nessas horas precisa entender que ambos são movidos pelo instinto de proteção do território e vão se estressar ao perceber uma ameaça. Mas isso pode ser amenizado com muita paciência e carinho com os dois. O segredo de como socializar gato e cachorro é seguir um passo a passo de como acostumar gato com cachorro:
- Seja a chegada de um gato ou de um cachorro, é necessário que a introdução nos primeiros dias seja feita em ambientes separados;
- O processo de apresentação deve ser lento, pegue brinquedos ou mantas que tenham o cheiro de um e coloque para o outro sentir e vice-versa;
- Troque o ambiente de cada um por alguns dias;
- Faça o contato visual das espécies: nessa hora um dos dois deve estar numa caixa de transporte ou no colo de alguém da família;
- Repita o processo de contato visual até que ambos se acostumem com a presença do outro.
Para acostumar cachorro e gato juntos invista em brincadeiras e ofereça recompensas quando houver demonstração de carinhos. Alguns erros comuns de socialização de gato e cachorro devem ser evitados, tais como dar bronca naquele que for agressivo ou não dividir igualmente a atenção dos pets. Gato brigando com cachorro, é sinal de que o pet está se sentindo ameaçado. Brigar ou ignorar o animal só vai piorar a situação.
Gato e cachorro podem ser grandes amigos!
Paciência e adestramento são fundamentais para que ambos convivam em harmonia. Uma boa socialização vai fazê-los entender que não há ameaça, mas sim uma nova parceria dentro de casa - e fotos de gato e cachorro juntos na soneca é uma fofura! Algumas raças de cachorro, como o Beagle, Golden Retriever e o Border Collie tem mais facilidade em lidar com outras espécies. Seja para um gato novo ou para acostumar um gato com a chegada de um filhote de cachorro, qualquer adoção animal vai exigir muita responsabilidade e paciência dos tutores para que não haja desavenças.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes