Quando pensamos em animais de serviço, logo vem à cabeça algumas raças de cães de trabalho como policial, cão guia e até mesmo cachorro de suporte emocional. Mas você sabia que existe também o cão salva vidas? Esses cachorros têm o objetivo de resgatar pessoas que estão em apuros na água, atuando normalmente em praias movimentadas. Os animais de serviço devem passar por um treinamento rigoroso para que possam finalmente conseguir atuar nessa “profissão”. Quer saber como é o treinamento de um cachorro salva vidas e quais são as raças mais indicadas para esse trabalho? O Patas da Casa te conta a seguir!
O que faz um cachorro salva vidas?
O cachorro salva vidas se enquadra no grupo de cães de trabalho. É como se fosse uma das “profissões” que esse animal pode ter. Mas afinal, o que faz um cachorro salva vidas? A função desse pet é basicamente a mesma de um ser humano que tem essa profissão. O cão salva vidas deve ajudar a salvar e resgatar pessoas que estejam passando por apuros (como afogamentos) em locais de água, como mares e rios. Normalmente, a presença desse cão de serviço é comum em regiões litorâneas, com muitas praias que lotam principalmente no verão. Quando alguém se afoga ou está machucado dentro da água, o cão de serviço salva vidas deve obedecer o comando do seu treinador e ir junto até a pessoa que precisa de resgate para localizá-la e fazer o resgate.
Quais raças podem atuar como cães de trabalho salva vidas?
Teoricamente, cães de trabalho podem ser de qualquer raça, apenas precisam passar pelo treinamento. Porém, existem algumas raças que se dão muito melhor em determinadas atividades e, por isso, são mais indicadas. No caso de um cão salva vidas, quem tem prioridade são as raças de cachorro que mais gostam de nadar e que naturalmente se dão bem em ambientes aquáticos como praias e rios. Além disso, é importante que o cão salva vidas se relacione bem com pessoas e seja obediente, já que precisará lidar com seres humanos no dia a dia e vai aprender muitos comandos. Por fim, tranquilidade também é um ponto importante, pois o cão deverá ajudar a acalmar uma pessoa ansiosa que está se recuperando de um afogamento. Seguindo esses parâmetros, as raças mais requisitadas para atuar como cachorro salva vidas são Terra Nova, Border Collie, Pastor Alemão, Golden Retriever e Labrador.
Como é o treinamento para se tornar um cão de serviço salva vidas?
Não é porque seu cachorro gosta de brincar na água que ele já pode atuar como um cão salva vidas. Todos os animais de serviço devem passar por um treinamento antes de “se formar na sua profissão”. Antes de tudo, é importante ter certeza de que o cachorro sabe nadar. Caso ainda não tenha essa habilidade bem desenvolvida, será preciso aprender. O futuro cão salva vidas precisa aprender a entender os comandos do seu treinador e saber executá-los com maestria. O cachorro salva vidas e seu treinador formam uma equipe, de maneira que os dois se ajudam na hora do resgate e ninguém fique sozinho. Por isso, é muito importante que eles treinem juntos e tenham uma boa relação.
Durante o treinamento de cão salva vidas, o animal vai aprender a encontrar vítimas, percorrer longas ou curtas distâncias e arrastar pessoas para a superfície (muitas vezes o animal consegue levar duas de uma vez só). O cachorro salva vidas também precisa treinar sua resistência, uma vez que nadar por muito tempo pode acabar com o fôlego de um animal se ele não estiver bem preparado. Vale ressaltar ainda que alguns tipos de cão salva vidas participam de operações que contam com barcos ou até mesmo com helicópteros. Nesses casos, o animal precisa ainda aprender a fazer o socorro da vítima até esses locais de forma calma e ordenada, sempre obedecendo os comandos do seu instrutor. Ah, o colete salva vidas para cachorro é indispensável!
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes