Encontrar um cachorro abandonado pelas ruas é uma cena de partir o coração. Mas, felizmente, muitos cães são resgatados por abrigos e aguardam ansiosamente a chance de encontrar uma família. O grande problema é que, para alguns deles, esse sonho é um pouco mais difícil de ser realizado. Diferente de outros cachorros, eles enfrentam barreiras maiores para ganharem um lar. Venha conferir quais são os cachorros com menos chances de adoção e o que você pode fazer para ajudá-los.
O vira-lata é o cachorro mais rejeitado dos abrigos
Não é nenhuma novidade que os cães sem raça definida (SRD), conhecidos popularmente como vira-latas, são os mais numerosos nos abrigos e também os mais rejeitados na hora da adoção. Infelizmente, eles são vistos por muita gente como menos valiosos por não pertencerem a uma raça de cachorro específica, o que contribui para essa rejeição. No entanto, apesar de não serem de raça, os vira-latas são tão companheiros quanto qualquer outro cachorro e merecem uma chance de encontrar um lar seguro e cheio de amor.
O cachorro preto é menos adotado do que cães de outras cores
Você sabia que cães pretos são os mais rejeitados na adoção? Esse fenômeno, conhecido como a Síndrome do Grande Cachorro Preto, foi identificado em 2011 pela Association for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), uma das maiores organizações de resgate e proteção animal da América do Norte. De acordo com uma pesquisa realizada por eles, essa rejeição é atribuída a alguns fatores, mas principalmente devido ao estigma do medo.
Muitas pessoas acreditam que um cachorro preto é mais agressivo e perigoso do que outros cães, especialmente os grandes. Essa ideia pode ser influenciada por crenças, superstições e como esses animais são retratados na história e na mídia. Em muitos filmes e séries, por exemplo, os cachorros pretos são retratados como animais agressivos e perigosos. Porém, é importante lembrar que a cor da pelagem não influencia na agressividade canina, e sim a maneira como o peludo é tratado durante a vida.
Cachorros grandes são menos adotado que os pequenos
Assim como os cães de pelagem preta, as raças de cachorro grande também enfrentam barreiras para encontrar um lar. Mas por que será que isso acontece? Geralmente, essa rejeição está associada principalmente ao espaço que o animal demanda.
Muita gente ainda acredita que todo cachorro grande é mais energético e precisa de um quintal para gastar energia, mas isso não é totalmente verdade. Muitos deles têm um temperamento calmo e se adaptam bem em apartamentos menores - mas é claro que, assim como qualquer cão, eles precisam de uma rotina de exercícios para satisfazer suas necessidades instintivas.
Um cachorro idoso tem poucas chances de encontrar um lar
Outro grupo que passa bastante tempo esperando pela chance de ser adotado é dos cachorros idosos. Geralmente, as pessoas preferem adotar um filhote de cachorro para aproveitar mais tempo ao lado do animal, o que contribui para essa rejeição. Porém, apesar de ter uma idade mais avançada, o cachorro idoso pode ensinar lições valiosas aos tutores, como ter paciência e valorizar o amor.
Além disso, um outro detalhe importante é que os cachorros idosos tendem a ser mais tranquilos e já apresentam uma personalidade definida. Ou seja, você vai poder escolher aquele cãozinho que mais combina com o seu estilo de vida.
O cachorro com deficiência tem dificuldade de encontrar uma família
Infelizmente, cachorros com deficiência são os mais rejeitados na hora da adoção. O cachorro cego, surdo, amputado ou com algum problema de mobilidade acaba ficando esquecido nos abrigos, já que a grande maioria dos adotantes busca por animais de estimação sem nenhum tipo de deficiência.
Eles acreditam que cuidar de um cachorro deficiente é um grande desafio, mas a verdade é que esses peludos dão um show de superação. Com pequenas adaptações e o suporte necessário, muitos conseguem superar suas limitações e viver uma vida normal como qualquer outro cãozinho. E você pode ter certeza que, ao dar uma chance a esses peludos, você vai receber em troca todo o amor, carinho e companheirismo que busca em um animal de estimação.
Cachorros doentes enfrentam obstáculos na adoção
Não são apenas os cachorros com deficiência que são a última prioridade dos adotantes: os cachorros doentes também enfrentam desafios na busca por um lar. Infelizmente, o abandono de animais que adoecem ainda é uma prática muito comum no país, o que só demonstra como as pessoas podem ser cruéis.
No momento em que eles mais precisam de apoio e de cuidados, esses cães enfrentam uma série de dificuldades nas ruas ou nos abrigos. Inclusive, é importante lembrar que muitos cães doentes podem se recuperar completamente ou ter uma boa qualidade de vida com o tratamento adequado — e você vai ganhar em troca o amor incondicional e eterno de um cachorro.
O que fazer para ajudar os cães mais rejeitados?
Adotar um cachorro que pertença a um desses grupos citados acima é um gesto que vai mudar para sempre a vida do tutor e do animal de estimação. Muitos passam meses e até anos esperando pela oportunidade de ganhar um lar, mas infelizmente não é todo cão que tem essa sorte.
Para mudar essa triste realidade, você pode dar o primeiro passo e adotar um cachorro que apresente essas características. Se você não puder, existem outras maneiras de contribuir para o bem-estar deles, como apadrinhar um pet que esteja em um abrigo de cães ou ajudar na divulgação de campanhas de adoção.
O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!
A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.
No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.