O cachorro sente frio e calor com as mudanças de temperatura. Neste caso, a roupa para cachorro é uma grande aliada para amenizar a situação nos meses mais frios. Mas, antes de ir em busca da peça no pet shop mais próximo, saiba que é possível fazer uma em casa. Com blusas, meias, calças legging e até mesmo moletons que você não usa mais, é possível montar uma roupinha bonita, barata e personalizada para o seu amigo. Quer saber como? Veja nossas dicas de como fazer roupa para cachorro!
1) Roupa para cachorro pequeno: meias compridas são uma boa opção para fazer a peça
Para quem tem cães filhotes ou pequenos, como Pinscher e Yorkshire, fica mais fácil ainda fazer uma em casa: você pode usar uma meia comprida que não usa mais. Além de ser quentinha, a meia de cano longo comporta perfeitamente o seu pet. Para isso, basta cortar as extremidades da peça para garantir que ela entre no seu cachorrinho. Em seguida, faça dois cortes na parte que fica no tornozelo com a espessura das patinhas do animal e está pronto! Se preferir, você pode fazer o acabamento nas áreas cortadas à mão ou na máquina de costura.
2) Para os tutores sem habilidade com a costura, que tal uma roupa de cachorro feita com feltro?
Se costurar não é a sua praia, não tem problema! Existem alguns modelos de roupa para cachorro que não demandam conhecimento sobre costura e podem ser finalizadas com cola quente, por exemplo. Entre eles, está a roupinha de feltro. Para fazer essa peça, você vai precisar apenas de uma tesoura, cola quente e um pedaço de feltro - vale lembrar que a medida deve variar de acordo com o tamanho do seu cãozinho. Nesse caso, é importante medir o seu amigo para confeccionar o molde. Para ficar mais simples, você pode buscar por moldes já prontos que estão disponíveis na internet. Depois, é só cortar o tecido usando as marcações que devem ser feitas para a circunferência do tórax, as patinhas e o comprimento do pescoço até a calda. Para finalizar, você pode usar uma gola de camisa velha para fazer o acabamento na roupinha do seu pet e, por fim, usar uma pistola de cola quente para “juntar” as peças.
3) Blusa de lã garante uma roupinha mais quente e confortável para o seu amigo
Assim como a meia, aquela blusa de lã antiga e esquecida no guarda roupa também pode servir como uma roupinha para o seu pet. E o melhor: cada blusa rende duas peças, já que apenas as mangas são utilizadas para a produção. Para reproduzir esse modelo de roupa de frio para cachorro, basta separar uma blusa de lã com mangas compridas e recortá-las. O segundo passo é arredondar com uma tesoura a parte da manga que deveria ficar nos ombros do humano. Depois, você deve recortar a parte de dentro da manga para evitar que o tecido encoste nas partes íntimas do animal. Por fim, faça dois furos no meio da manga para passar as patinhas do cão e pronto!
Redação: Úrsula Gomes