A coleira para gato é um acessório que acaba sendo esquecido pelos tutores. Muitos bichanos não têm o costume de sair de casa, já que o ideal é que o animal tenha uma criação indoor, com janelas teladas e segurança redobrada. Além disso, os gatinhos não têm tanta necessidade de passeios como os cães têm - apesar de existirem benefícios em passear com o gato de vez em quando. Se o seu pet faz parte do grupo dos pets bem caseiros, você pode se perguntar: a coleira de gato deve ser usada mesmo quando o animal não sai de casa? O Patas da Casa te responde essa dúvida e explica em quais casos o acessório é necessário.
Deixar o gato de coleira em casa é uma forma de evitar problemas caso o bichano fuja
Se seu bichano não sai de casa, pode não haver tanta necessidade de usar coleira. Gato, porém, é um bicho curioso e explorador. Se alguma coisa chama sua atenção, vai ser difícil resistir à tentação. Por isso, pode acontecer de você abrir a porta de casa rapidinho - só para jogar o lixo fora ou falar com um vizinho - e o pet sair para uma voltinha. Mesmo que seu gato seja caseiro, de criação indoor e não curte dar escapadinhas, a possibilidade sempre existe, já que qualquer coisa diferente na rua pode atraí-lo.
O perigo é maior em casas com quintais, onde o acesso à rua é ainda mais fácil que em um apartamento, mas a chance de fuga existe em qualquer lugar. Usar a coleira de identificação para gatos em casa é uma boa maneira de prevenir que o pior aconteça caso ele acabe saindo. Mesmo que não seja tão necessária quanto a coleira de passeio para gato (que é super recomendada), a coleira para gato em casa previne esse possível perigo.
A coleira de gato com nome é um acessório que vale o investimento
A coleira de gato com nome é muito importante porque garante que qualquer pessoa que encontre o animal no caso de uma fuga saiba com quem entrar em contato. Ela deve conter o nome do animal, telefone de contato e nome do tutor. Em caso de alguma doença, é importante mencionar também. Não custa nada deixar a coleira de identificação para gatos em casa, porque se ele acabar saindo você pelo menos vai saber que o animal está identificado e as chances de recuperá-lo são muito maiores.
Conheça os tipos de coleira de gato que podem ser usadas dentro de casa
A coleira para gato usar em casa não tem necessidade de ser a mesma que se usa para sair. Para passear com gato, normalmente é indicada a coleira peitoral, pois ela permite maior segurança e conforto ao pet durante o passeio. Já para usar dentro de casa, a coleira de gato com nome sempre é a melhor opção. Existem ainda outros modelos que também são ótimos para essa finalidade. A coleira para gato com mecanismo de abertura, por exemplo, é perfeita para os pets mais agitados. Ela possui um fecho diferente que se abre caso o bichano fique preso em algum lugar (como galhos de árvores), impedindo que ele sufoque. Ao usar essa coleira, gato corre menos risco de enforcar com algum objeto, garantindo mais segurança.
A coleira de gato antipulgas ajuda no combate ao parasita
Um tipo de coleira para gato que tem sido cada vez mais usada é a antipulgas. Ao ser colocada no pescoço, ela libera por toda a pelagem uma substância que mata o parasita, deixando o pet livre desse problema. E não se preocupe, pois a substância presente na coleira de gato não é tóxica para o bichano. Mas você pode estar se perguntando: o antipulgas é necessário mesmo para gatos que não saem de casa? A resposta é sim! Ao contrário do que muitos pensam, o bichano pode pegar pulgas dentro de casa. Em quintais é muito fácil de isso acontecer pois as pulgas pulam bem alto e podem entrar facilmente no local.
Quem vive em apartamento também não está imune. Quando o tutor chega da rua pode trazer consigo alguma pulguinha presa na roupa ou no sapato. Por isso, o uso da coleira para gato antipulgas é uma escolha de muitos tutores que querem prevenir que o pet sofra com as pulgas, mesmo que ele não saia de casa.
Como colocar coleira: gato pode ser teimoso, então siga as dicas para evitar estresse
Ao contrário dos cães, os bichanos demoram a se acostumar a usar coleira. Gato pode ser bem teimoso e até mesmo recusar o acessório de início, dando bastante trabalho ao tutor. Por isso, é importante ter calma na hora de colocar a coleira de gato no animal. A melhor forma de ter sucesso é associar o objeto a algo positivo. Antes de colocar a coleira para gato, deixe alguns petisquinhos em volta dela para atrair o pet. Ele vai olhar, cheirar e conhecer o acessório.
Quando você finalmente colocar a coleira, dê um petisco ou um sachê e faça um carinho. Dessa forma, o gato de coleira vai ver que não tem problema nenhum em usá-la e que é até algo legal. Você vai precisar repetir esse processo algumas vezes, mas com o tempo o bichano vai se acostumar. Caso isso não aconteça, pode tentar chamar um adestrador profissional. Essas dicas também valem antes de colocar a coleira de passeio para gato. É muito importante que ele se acostume com a coleira dentro de casa para não estranhar na hora de sair.
Redação: Maria Luísa Pimenta