Cuidados dos animais

Coleira de gato: precisa usar mesmo quando o animal não sai de casa?

Publicado - 02 Junho 2022 - 00h00

Atualizado - 24 Janeiro 2025 - 11h29

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A coleira para gato é um acessório que acaba sendo esquecido pelos tutores. Muitos bichanos não têm o costume de sair de casa, já que o ideal é que o animal tenha uma criação indoor, com janelas teladas e segurança redobrada. Além disso, os gatinhos não têm tanta necessidade de passeios como os cães têm - apesar de existirem benefícios em passear com o gato de vez em quando. Se o seu pet faz parte do grupo dos pets bem caseiros, você pode se perguntar: a coleira de gato deve ser usada mesmo quando o animal não sai de casa? O Patas da Casa te responde essa dúvida e explica em quais casos o acessório é necessário.

Deixar o gato de coleira em casa é uma forma de evitar problemas caso o bichano fuja

Se seu bichano não sai de casa, pode não haver tanta necessidade de usar coleira. Gato, porém, é um bicho curioso e explorador. Se alguma coisa chama sua atenção, vai ser difícil resistir à tentação. Por isso, pode acontecer de você abrir a porta de casa rapidinho - só para jogar o lixo fora ou falar com um vizinho - e o pet sair para uma voltinha. Mesmo que seu gato seja caseiro, de criação indoor e não curte dar escapadinhas, a possibilidade sempre existe, já que qualquer coisa diferente na rua pode atraí-lo.

O perigo é maior em casas com quintais, onde o acesso à rua é ainda mais fácil que em um apartamento, mas a chance de fuga existe em qualquer lugar. Usar a coleira de identificação para gatos em casa é uma boa maneira de prevenir que o pior aconteça caso ele acabe saindo. Mesmo que não seja tão necessária quanto a coleira de passeio para gato (que é super recomendada), a coleira para gato em casa previne esse possível perigo.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A coleira de gato com nome é um acessório que vale o investimento

A coleira de gato com nome é muito importante porque garante que qualquer pessoa que encontre o animal no caso de uma fuga saiba com quem entrar em contato. Ela deve conter o nome do animal, telefone de contato e nome do tutor. Em caso de alguma doença, é importante mencionar também. Não custa nada deixar a coleira de identificação para gatos em casa, porque se ele acabar saindo você pelo menos vai saber que o animal está identificado e as chances de recuperá-lo são muito maiores.

Conheça os tipos de coleira de gato que podem ser usadas dentro de casa

A coleira para gato usar em casa não tem necessidade de ser a mesma que se usa para sair. Para passear com gato, normalmente é indicada a coleira peitoral, pois ela permite maior segurança e conforto ao pet durante o passeio. Já para usar dentro de casa, a coleira de gato com nome sempre é a melhor opção. Existem ainda outros modelos que também são ótimos para essa finalidade. A coleira para gato com mecanismo de abertura, por exemplo, é perfeita para os pets mais agitados. Ela possui um fecho diferente que se abre caso o bichano fique preso em algum lugar (como galhos de árvores), impedindo que ele sufoque. Ao usar essa coleira, gato corre menos risco de enforcar com algum objeto, garantindo mais segurança.

Mão humana segurando coleira azul utilizada por gato
Deixar o gato de coleira em casa pode ser uma boa ideia, principalmente para quem tem quintal

A coleira de gato antipulgas ajuda no combate ao parasita 

Um tipo de coleira para gato que tem sido cada vez mais usada é a antipulgas. Ao ser colocada no pescoço, ela libera por toda a pelagem uma substância que mata o parasita, deixando o pet livre desse problema. E não se preocupe, pois a substância presente na coleira de gato não é tóxica para o bichano. Mas você pode estar se perguntando: o antipulgas é necessário mesmo para gatos que não saem de casa? A resposta é sim! Ao contrário do que muitos pensam, o bichano pode pegar pulgas dentro de casa. Em quintais é muito fácil de isso acontecer pois as pulgas pulam bem alto e podem entrar facilmente no local. 

Quem vive em apartamento também não está imune. Quando o tutor chega da rua pode trazer consigo alguma pulguinha presa na roupa ou no sapato. Por isso, o uso da coleira para gato antipulgas é uma escolha de muitos tutores que querem prevenir que o pet sofra com as pulgas, mesmo que ele não saia de casa. 

Como colocar coleira: gato pode ser teimoso, então siga as dicas para evitar estresse 

Ao contrário dos cães, os bichanos demoram a se acostumar a usar coleira. Gato pode ser bem teimoso e até mesmo recusar o acessório de início, dando bastante trabalho ao tutor. Por isso, é importante ter calma na hora de colocar a coleira de gato no animal. A melhor forma de ter sucesso é associar o objeto a algo positivo. Antes de colocar a coleira para gato, deixe alguns petisquinhos em volta dela para atrair o pet. Ele vai olhar, cheirar e conhecer o acessório. 

Quando você finalmente colocar a coleira, dê um petisco ou um sachê e faça um carinho. Dessa forma, o gato de coleira vai ver que não tem problema nenhum em usá-la e que é até algo legal. Você vai precisar repetir esse processo algumas vezes, mas com o tempo o bichano vai se acostumar. Caso isso não aconteça, pode tentar chamar um adestrador profissional. Essas dicas também valem antes de colocar a coleira de passeio para gato. É muito importante que ele se acostume com a coleira dentro de casa para não estranhar na hora de sair.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Comportamento

Parece que os cientistas descobriram por que os gatos arranham o sofá e como resolver o problema

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

O cachorro mais bonito do mundo foi revelado pela Ciência — e ele não é como você esperava

A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para che...

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?