Imagina ter um dispositivo que te ajudasse a encontrar seu gato perdido com mais facilidade? Com certeza isso daria mais tranquilidade aos tutores de pets "fujões", certo?! A coleira para gato com gps pode ser uma solução. Embora o uso de coleiras ainda não seja tão comum nos felinos como em cães, o acessório pode ajudar seu pet a voltar pra casa. A tecnologia do gps usa um rastreador via satélite para determinar a localização do gato que está com a coleira. Mas será que o investimento vale a pena? E ele funciona mesmo? Fomos atrás de respostas!
Como funciona a coleira gps para gatos?
A coleira gps para gatos conta com um rastreador via satélite capaz de definir qual é a localização do seu animal. O tutor consegue acompanhar os movimentos do pet por meio de aplicativo no celular ou no computador que esteja atrelado ao rastreamento da coleira. Assim, com o serviço de geolocalização, o dono sempre saberá onde o bichano está. Existem ainda alguns modelos de coleira de gato com gps que permitem que o tutor imponha um certo limite de distância ao felino. Caso ele ultrapasse essa marca, o acessório emite um alerta via wi-fi para o dono, que saberá que o gatinho está mais longe do que o ideal.
A coleira para gato com gps permite que o tutor tenha controle da localização do animal
A maior vantagem da coleira com gps para gatos é a facilidade de sempre saber onde o animal está. Os gatos fujões que gostam de dar voltinhas por aí podem não voltar para casa. Um dispositivo de rastreamento vai ajudar o tutor a localizá-lo. A coleira gps pode ser usada para passear com gato ou mesmo durante visitas no veterinário ou viagens. O acessório vai mantê-lo mais seguro: por mais que o tutor tome todos os cuidados, imprevistos podem ocorrer.
A rua é bastante perigosa para os bichanos, tanto pelo risco de atropelamento quanto pela facilidade em contrair doenças sérias. Além disso, não há nada pior do que perder seu gatinho de estimação. A proposta da coleira gps para gatos é que o tutor consiga rastrear o animal. Outra possibilidade um pouco mais invasiva, mas também eficaz, é implantar um microchip rastreador no gato.
A coleira com gps pode até mesmo ajudar a encontrar o gato perdido dentro de casa. Depois do susto, essas histórias até rendem boas risadas, mas no momento pode ser bem desesperador não encontrar o pet, que na maioria das vezes está apenas tirando um cochilo em um lugar inusitado.
Quanto custa uma coleira para gatos com gps?
A principal desvantagem da coleira gps para gatos é o seu valor. O acessório não é tão fácil de encontrar no Brasil, já que ainda não é muito popular no país. Por conta disso e pelo fato de utilizar tecnologias bem avançadas, os preços são bem mais altos quando comparado ao das coleiras tradicionais. A coleira para gato com gps normalmente custa em média R$ 250. Outra desvantagem desse item é que o tutor precisa recarregá-lo com certa frequência para funcionar. Existem modelos que funcionam com pilha ou com bateria, basta escolher o que é mais prático para o tutor.
Qual a melhor coleira com gps para gatos? Saiba como escolher!
Hoje em dia, existem diversos modelos de coleira para gato com gps. É bem mais fácil encontrar esse acessório em sites de compra online do que em lojas físicas. Mas afinal: qual a melhor coleira com gps para gatos? Isso vai depender de cada bichano e das tecnologias que você tem interesse. Se você quer apenas rastrear, não precisa comprar uma coleira que também emite alertas de distância. Já se o seu gato é bem fujão e essa função é imprescindível para você, pode ser uma boa ideia investir em um modelo mais avançado. Além disso, na hora de escolher qual a melhor coleira com gps para gatos, pense também no conforto do pet. Existem alguns modelos que são bem grandes e podem incomodar um pouco o animal. Portanto, é sempre bom preferir as versões mais compactas.
Usar coleira gps para gato não quer dizer que você deve deixar outros cuidados de lado
Sem dúvidas, a coleira com gps para gatos pode trazer mais segurança e tranquilidade para os tutores. Porém, o uso da coleira não significa que o animal estará sempre protegido. Você saber que o felino está na rua não quer dizer que ele não vá sofrer nenhum atropelamento, se envolver em brigas de gato ou contrair alguma doença. Além disso, há sempre o risco da bateria da coleira para gatos com gps acabar enquanto ele estiver fora de casa. Se isso acontecer, você não terá como saber a localização do animal e ele pode se perder.
Portanto, sempre invista na criação indoor, mesmo que o seu pet utilize esse dispositivo de rastreamento. Instalar telas de proteção para gatos é um cuidado essencial que todo tutor deve ter para evitar que o peludo escape, assim como manter os portões de casa sempre fechados. A plaquinha de identificação também deve ser utilizada, pois permite que outras pessoas saibam para quem devem devolver o gatinho caso o encontre perdido por aí. Por fim, a castração do gato também é recomendada, pois pets castrados sentem muito menos vontade de fugir de casa, então o risco de fuga diminui bastante. Resumindo: vale muito a pena investir na coleira para gato com gps, mas sempre mantenha os outros cuidados essenciais com o bichano.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes