Um gato feliz é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar, e garantir isso é bem mais simples do que imaginam. Embora muitas pessoas acreditem que é difícil deixar um gatinho contente, existem várias atitudes que os tutores podem adotar no dia a dia para contribuir para a felicidade do animal. Essas atitudes referem-se tanto a cuidados básicos na rotina do pet, quanto ao próprio comportamento do humano em relação ao gato. Veja a seguir 8 cuidados que você deve tomar para deixar o gato feliz!
1) Uma casa limpa é sinônimo de um gato feliz
Não tem nada que deixe um gato mais estressado do que uma casa suja. Apesar de não tomarem banho como os cães, os gatos são animais extremamente higiênicos e prezam por um ambiente limpo e organizado. Quando os tutores não realizam a limpeza da caixa de areia para gatos, por exemplo, o acessório exala um mau cheiro que incomoda o pet. Isso deixa o gato estressado a ponto dele optar por fazer as necessidades fora da caixa.
2) Brinquedos interativos deixam qualquer gato feliz
A vida de um bichano não é só dormir, se lamber e comer: os gatos amam brincar e se divertir também. Uma forma de trazer essa felicidade para o dia a dia do bichano é investindo em brinquedos interativos para gatos. Além de estimular a cognição do felino, esses brinquedos ainda ajudam a deixar o gato feliz e relaxado no dia a dia. Alguns exemplos de brinquedos interativos que fazem sucesso entre os felinos são os tapetes de atividades, a varinha para gatos e as bolinhas com guizo.
3) O arranhador resulta em um gato feliz e relaxado
O arranhador para gatos é um acessório que não pode faltar na casa de um felino. Além de ser importante para afiar as unhas dos bichanos, ele deixa os gatos felizes e entretidos, o que acaba afastando o estresse e a ansiedade. Vale dizer que, apesar do arranhador ser uma atividade divertida para o bichano, ele não é um brinquedo. Na verdade, o arranhador é um item criado para a espécie afiar as garras e satisfazer o instinto de marcação territorial. No entanto, eles também ajudam a deixar o gatinho mais relaxado e feliz.
4) Gato feliz é aquele que está vacinado, vermifugado e protegido de parasitas
Existem alguns cuidados que são essenciais para a saúde do gato, como é o caso da vermifugação, das vacinas e dos remédios para pulga e carrapato. As vacinas para gatos, por exemplo, previnem contra uma série de doenças graves que afetam a qualidade de vida do animal. O mesmo vale para a vermifugação e os remédios contra pulga e carrapato em gato. Por essa razão, esses cuidados são muito importantes para deixar os gatos felizes e longe de problemas de saúde. Afinal, nenhum gatinho doente se sente feliz, né?!
5) Atenção e carinho no dia a dia deixam qualquer gato feliz
Apesar de muita gente ainda acreditar que os gatos são animais frios e distantes, essa ideia está totalmente equivocada. Assim como os cachorros, os gatos também valorizam momentos de qualidade ao lado do tutor. Por isso, receber carinho e a atenção que desejam da pessoa que eles mais amam deixa qualquer gato feliz. Contudo, é importante que os tutores saibam exatamente onde fazer carinho no gato, pois quando ele é acariciado em um local que não curte muito, pode ficar estressado.
6) Uma alimentação de qualidade faz um gato feliz
Outro cuidado que é muito importante para manter a qualidade de vida dos bichanos e deixá-los felizes é oferecer uma alimentação de qualidade. Ninguém gosta de comer uma comida que não é muito gostosa, inclusive os gatinhos. Por isso, para deixar os gatos felizes e mantê-los saudáveis por mais tempo, é importante oferecer uma ração para gato que seja de qualidade, como as premium e super premium. Elas são mais saborosas, nutritivas e ainda possuem alta capacidade de digestibilidade.
Além da ração, está liberado incluir na dieta felina os sachês para gatos e os petiscos. Os sachês são bem mais apetitosos e atrativos do que as rações secas, então com certeza vai deixar o gato feliz. Além disso, eles também são ricos em água, o que acaba contribuindo para a hidratação do felino e prevenção de doenças no sistema urinário.
7) Seguir uma rotina deixa um gato feliz
Nem todo mundo sabe, mas os gatos são animais metódicos que prezam por uma rotina. Não é que eles sejam chatos, mas eles gostam de se alimentar em horários específicos, de manter objetos pessoais (como a caixinha de areia) no mesmo lugar sempre e de descansar nos cantinhos preferidos deles. Isso deixa os gatos menos ansiosos, pois ajuda a criar uma rotina mais equilibrada e previsível.
Seguindo uma rotina, o felino vai saber exatamente o que lhe aguarda a seguir. Por isso, para manter um gato feliz e confortável em casa, é importante que os tutores estabeleçam uma rotina tranquila ao animal, com horários estabelecidos para comer, dormir e brincar.
8) Veterinários especializados em felinos deixam os gatos felizes nas consultas
O maior terror na vida dos gatinhos são as visitas ao veterinário. Os felinos já não gostam muito de fugir da rotina, e só o trajeto de casa até a clínica já é mais do que o suficiente para deixar o gato estressado. Apesar disso, as consultas regulares com os médicos veterinários não podem ser deixadas de lado de jeito nenhum.
Uma dica para tornar esse momento menos desconfortável e estressante para o felino é levar o animal em uma clínica com médicos veterinários especialistas em gatos. Esses profissionais têm mais experiência com os bichanos, então sabem a maneira correta de fazer o manejo durante o atendimento. Como consequência, isso vai deixar o gato feliz e menos estressado.
Como saber se o gato está feliz?
Apesar de não serem tão expressivos quanto os cães, não é muito difícil identificar um gato feliz. Basta um olhar atento para o comportamento felino para entender como o gatinho está se sentindo. Veja como saber se o gato está feliz:
- Gatos felizes ficam relaxados no dia a dia
- Um gato feliz se alimenta regularmente
- Gatos felizes gostam de brincar e interagir
- O gato amassando pãozinho indica que ele está feliz
- Rabo relaxado é um sinal de gato feliz
Se você não reparou nenhum desses comportamentos no seu pet, é importante levá-lo para uma consulta veterinária para saber se está tudo bem com ele. Pode ser que ele esteja com alguma doença que atrapalhe o bem-estar do animal.