Alimentação animal

Comedouro automático para gatos: o que os especialistas em felinos têm a dizer sobre esse tipo de alimentador?

Publicado - 04 Outubro 2024 - 17h04

Atualizado - 04 Outubro 2024 - 17h06

Foto da Valéria Zukauskas - Comportamentalista

Valéria Zukauskas / Comportamentalista

CRMV

Bióloga Comportamentalista e Consultora de Comportamento de felinos domésticos, atua no mercado pet desde 2004. Foi membro do Clube Brasileiro do Gato por 10 anos, membro do corpo docente em duas instituições de ensino no ABC Paulista no Curso Técnico em Veterinária. É membro da Sociedade Brasileira de Etologia e hoje atua como palestrante, ministrando cursos na área de Comportamento de Felinos Domésticos.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O comedouro automático para gatos é um produto que tem ganhado cada vez mais adeptos do universo felino. Esse alimentador mais "tecnológico" promete praticidade na vida do tutor, especialmente para aqueles que ficam muito tempo fora de casa. Isso porque ele esse acessório libera automaticamente a quantidade indicada de ração em horários programados pelo tutor. 

Mas será que ele possui benefícios também para o gato? Para desvendar essa questão, o Patas da Casa conversou com Valéria Zukauskas, comportamentalista e consultora de comportamento de felinos domésticos. Confira o que ela tem pra dizer sobre o alimentador automático para gatos:

O comedouro automático para gatos tem algum benefício?

O comedouro automático para gatos é um acessório que veio para facilitar a vida do tutor no dia a dia. Diferente de um comedouro para gatos tradicional, esse produto contém uma espécie de reservatório que libera aos poucos os grãos de ração. O tutor pode programar a hora exata que deseja que a ração para gato seja oferecida ao bichano, evitando que  o alimento fique exposto no comedouro durante muito tempo.

Imagem Quiz:Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para a comportamentalista Valéria, esse acessório é conveniente para os donos: “A principal vantagem é o comodismo para o tutor. Quando o gato se adapta, pode ser uma ferramenta interessante, como no caso de casas com muita formigas ou em que o tutor não quer deixar o alimento exposto”. Mas e para o gatinho, será que o acessório é realmente interessante?

Especialista alerta que o comedouro automático pode impactar negativamente os gatos

É inegável que esse tipo de comedouro para gatos facilita a vida do tutor no dia a dia, mas Valéria também alerta sobre alguns problemas do alimentador automático. Gatos podem não curtir tanto esse acessório por um motivo bem simples: quando eles liberam a ração, o dispositivo emite um barulho que deixa os gatos assustados. Essa situação pode ter o efeito reverso, já que um gato com medo pode perder o apetite e desistir de se alimentar.

Além disso, a comportamentalista ressalta outro problema do comedouro automático para gatos: “Esse acessório pode impactar negativamente a saúde mental do bichano. Devido ao olfato apurado dos felinos, o gato sabe que o alimento está ali, mas não pode acessá-lo, e isso pode gerar consequências como ansiedade e agressividade”. 

Além disso, como o gatinho sabe que o comedouro libera ração em alguns horários específicos do dia, ele pode ficar de ‘plantão’ ao lado do acessório enquanto deixa de fazer outras coisas, como brincar, dormir e beber água. Ou seja, o comedouro automático pode deixar o gato estressado e ansioso.

bichanos olhando um comedouro automático para gatos
O comedouro automática para gatos não é indicado para casas com mais de um felino

A adaptação do comedouro automático para gatos tem alguns desafios

O alimentador automático para gatos ainda pode trazer alguns desafios para a vida  do tutor e do próprio felino. O primeiro deles é que o gato pode desenvolver uma compulsão alimentar devido a maneira com que a ração é oferecida para ele. “Caso esse alimento seja disponibilizado menos vezes que o gato espera ou em quantidade errada, o efeito pode ser reverso no animal: o gato acaba desenvolvendo compulsão alimentar, engorda ou começa a regurgitar a ração por comer muito rápido. Como ele não sabe quando terá alimento novamente e tem fome, a tendência é ele comer mais rápido do que o normal."

Outro desafio está quando existe mais de um gato na casa. Nesse caso, é difícil controlar qual gato comeu ou deixou de comer. Valéria ainda conta que isso pode acabar gerando uma briga de gato por disputa de comida, o que não é nada saudável para a saúde física e emocional do bichano. 

Existem alguns dispositivos de alimentação automática que têm uma espécie de leitor de microchip que só libera a ração quando um gato específico se aproximar. Essa é uma versão bem mais cara e os preços na internet passam de R$1 mil. No entanto, pode ser interessante para gatos que possuem restrições alimentares e não podem consumir outro tipo de ração em casas que também vivem outros gatos. Nesse caso, a adaptação precisa ser muito bem feita para não traumatizar o bichano.

Como implementar o alimentador automático para gatos de maneira segura?

Se você acha que vale a pena investir em um comedouro automático para gatos, é importante seguir algumas dicas para que tenha o menor impacto possível na rotina do pet. A comportamentalista Valéria deu uma super dica para quem deseja testar esse produto tecnológico em casa: “É importante que a implantação do comedouro automático para gatos seja feita em finais de semana, feriados prolongados ou em dias em que o tutor esteja em casa para poder observar o comportamento do gato bem de perto e ir ajustando a quantidade de vezes que o comedouro solta o alimento.”

Para ela, a presença do tutor na implementação do acessório é imprescindível, pois ele precisa observar como o gatinho vai reagir ao comedouro. Se ele se assustar, por exemplo, o uso do comedouro já deve ser descartado. Outra dica importante é manter o comedouro a no mínimo 2 metros de distância das vasilhas de água e em cômodos opostos ao da caixa de areia para gatos. O ideal é fazer um acompanhamento veterinário e comportamental para definir a melhor maneira de incluir esse acessório na rotina do felino.

Comportamento

8 barulhos que você nem imagina que incomodam a delicada audição dos gatos

A audição dos gatos é super sensível. Enquanto os humanos têm uma capacidade auditiva de até 20.000Hz, os felinos são capazes de cap...

Alimentação

Comedouro automático para gatos: o que os especialistas em felinos têm a dizer sobre esse tipo de alimentador?

O comedouro automático para gatos é um produto que tem ganhado cada vez mais adeptos do universo felino. Esse alimentador mais "tecn...

Cachorro

Dia Mundial dos Animais: o que essa data representa na vida do seu cachorro ou gato?

O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos no dia 4 de outubro. A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, na I...

Adote um animal

Gato Bombaim: 10 características para conhecer a raça que parece uma Pantera

O gato Bombaim tem uma aparência única e exótica. Ele parece até uma pantera por causa da pelagem escura e olhos brilhantes. Como se...

Comportamento

8 barulhos que você nem imagina que incomodam a delicada audição dos gatos

A audição dos gatos é super sensível. Enquanto os humanos têm uma capacidade auditiva de até 20.000Hz, os felinos são capazes de cap...

Adote um animal

8 raças de cachorro não indicadas para crianças: entenda porque você deve evitá-los

Embora existam várias raças de cachorro indicadas para quem tem crianças em casa, como é o caso do Golden Retriever e do Shih Tzu, a...

Alimentação

Comedouro automático para gatos: o que os especialistas em felinos têm a dizer sobre esse tipo de alimentador?

O comedouro automático para gatos é um produto que tem ganhado cada vez mais adeptos do universo felino. Esse alimentador mais "tecn...

Cachorro

Dia Mundial dos Animais: o que essa data representa na vida do seu cachorro ou gato?

O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos no dia 4 de outubro. A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, na I...

Ver todas