O comedouro automático para gatos é um produto que tem ganhado cada vez mais adeptos do universo felino. Esse alimentador mais "tecnológico" promete praticidade na vida do tutor, especialmente para aqueles que ficam muito tempo fora de casa. Isso porque ele esse acessório libera automaticamente a quantidade indicada de ração em horários programados pelo tutor.
Mas será que ele possui benefícios também para o gato? Para desvendar essa questão, o Patas da Casa conversou com Valéria Zukauskas, comportamentalista e consultora de comportamento de felinos domésticos. Confira o que ela tem pra dizer sobre o alimentador automático para gatos:
O comedouro automático para gatos tem algum benefício?
O comedouro automático para gatos é um acessório que veio para facilitar a vida do tutor no dia a dia. Diferente de um comedouro para gatos tradicional, esse produto contém uma espécie de reservatório que libera aos poucos os grãos de ração. O tutor pode programar a hora exata que deseja que a ração para gato seja oferecida ao bichano, evitando que o alimento fique exposto no comedouro durante muito tempo.
Para a comportamentalista Valéria, esse acessório é conveniente para os donos: “A principal vantagem é o comodismo para o tutor. Quando o gato se adapta, pode ser uma ferramenta interessante, como no caso de casas com muita formigas ou em que o tutor não quer deixar o alimento exposto”. Mas e para o gatinho, será que o acessório é realmente interessante?
Especialista alerta que o comedouro automático pode impactar negativamente os gatos
É inegável que esse tipo de comedouro para gatos facilita a vida do tutor no dia a dia, mas Valéria também alerta sobre alguns problemas do alimentador automático. Gatos podem não curtir tanto esse acessório por um motivo bem simples: quando eles liberam a ração, o dispositivo emite um barulho que deixa os gatos assustados. Essa situação pode ter o efeito reverso, já que um gato com medo pode perder o apetite e desistir de se alimentar.
Além disso, a comportamentalista ressalta outro problema do comedouro automático para gatos: “Esse acessório pode impactar negativamente a saúde mental do bichano. Devido ao olfato apurado dos felinos, o gato sabe que o alimento está ali, mas não pode acessá-lo, e isso pode gerar consequências como ansiedade e agressividade”.
Além disso, como o gatinho sabe que o comedouro libera ração em alguns horários específicos do dia, ele pode ficar de ‘plantão’ ao lado do acessório enquanto deixa de fazer outras coisas, como brincar, dormir e beber água. Ou seja, o comedouro automático pode deixar o gato estressado e ansioso.
A adaptação do comedouro automático para gatos tem alguns desafios
O alimentador automático para gatos ainda pode trazer alguns desafios para a vida do tutor e do próprio felino. O primeiro deles é que o gato pode desenvolver uma compulsão alimentar devido a maneira com que a ração é oferecida para ele. “Caso esse alimento seja disponibilizado menos vezes que o gato espera ou em quantidade errada, o efeito pode ser reverso no animal: o gato acaba desenvolvendo compulsão alimentar, engorda ou começa a regurgitar a ração por comer muito rápido. Como ele não sabe quando terá alimento novamente e tem fome, a tendência é ele comer mais rápido do que o normal."
Outro desafio está quando existe mais de um gato na casa. Nesse caso, é difícil controlar qual gato comeu ou deixou de comer. Valéria ainda conta que isso pode acabar gerando uma briga de gato por disputa de comida, o que não é nada saudável para a saúde física e emocional do bichano.
Existem alguns dispositivos de alimentação automática que têm uma espécie de leitor de microchip que só libera a ração quando um gato específico se aproximar. Essa é uma versão bem mais cara e os preços na internet passam de R$1 mil. No entanto, pode ser interessante para gatos que possuem restrições alimentares e não podem consumir outro tipo de ração em casas que também vivem outros gatos. Nesse caso, a adaptação precisa ser muito bem feita para não traumatizar o bichano.
Como implementar o alimentador automático para gatos de maneira segura?
Se você acha que vale a pena investir em um comedouro automático para gatos, é importante seguir algumas dicas para que tenha o menor impacto possível na rotina do pet. A comportamentalista Valéria deu uma super dica para quem deseja testar esse produto tecnológico em casa: “É importante que a implantação do comedouro automático para gatos seja feita em finais de semana, feriados prolongados ou em dias em que o tutor esteja em casa para poder observar o comportamento do gato bem de perto e ir ajustando a quantidade de vezes que o comedouro solta o alimento.”
Para ela, a presença do tutor na implementação do acessório é imprescindível, pois ele precisa observar como o gatinho vai reagir ao comedouro. Se ele se assustar, por exemplo, o uso do comedouro já deve ser descartado. Outra dica importante é manter o comedouro a no mínimo 2 metros de distância das vasilhas de água e em cômodos opostos ao da caixa de areia para gatos. O ideal é fazer um acompanhamento veterinário e comportamental para definir a melhor maneira de incluir esse acessório na rotina do felino.