O exame para analisar xixi de cachorro é um dos mais solicitados no dia a dia dos veterinários. Com ele, é possível obter o diagnóstico das mais variadas doenças, principalmente as relacionadas ao sistema urinário do cachorro. O processo como é feito exame de urina em cachorro costuma ser bem simples. Muitas vezes, ele é realizado no próprio laboratório em um procedimento chamado cistocentese em cães. Porém, também é possível que o próprio tutor colha o xixi de cachorro em casa e leve ao veterinário para avaliação, quando solicitado.
O exame de urina pode ser feito em cães independentemente do sexo, mas no caso das fêmeas é preciso ter uma atenção especial, já que colher o xixi delas pode ser um pouco mais complicado. O Patas da Casa te explica a seguir como coletar urina de cachorro fêmea em casa de um jeito simples e rápido. Confira!
Exame de urina: quando o veterinário requisita uma análise do xixi de cachorro?
O exame de urina é realizado quando há suspeita de doenças renais e no trato urogenital, como infecção urinária, pedras nos rins ou qualquer outra patologia que afete o sistema urinário do cachorro. Alguns sinais como urina de cachorro muito amarela ou com uma coloração diferente da habitual, aumento/diminuição da frequência ou volume de micção e dor ao urinar são exemplos de sintomas que normalmente pedem um exame de urina. Além dos casos em que há suspeita de problemas renais, o exame de urina costuma ser requisitado em exames de triagem e pré-cirúrgicos. A análise do xixi de cachorro pode ainda ajudar a identificar outros problemas de saúde, como as doenças endócrinas (a diabetes canina, por exemplo).
O que é avaliado no exame de xixi de cachorro?
O exame de urina é um procedimento barato e fácil de ser feito. Por isso, é muito comum na rotina de clínicas veterinárias. Sua avaliação é bem ampla. Primeiro, é avaliado o aspecto do xixi, levando em conta fatores como cor (urina de cachorro muito amarela, transparente ou com qualquer coloração fora do normal), odor e densidade. Depois, é analisada a presença de sangue e níveis de ph, proteína, glicose e certas enzimas. Por fim, é investigada a presença de bactérias, cristais (que podem formar pedras nos rins), mucos e qualquer outra substância diferente.
Como é feito exame de urina em cachorro?
Você sabe como é feito exame de urina em cachorro? Ele pode ser realizado de duas maneiras: com a cistocentese em cães ou com a coleta por micção espontânea. A cistocentese em cães é um procedimento feito no consultório. O veterinário faz uma punção diretamente na bexiga do cachorro e coleta a urina. Esse é o tipo de exame de urina mais recomendado, pois as chances de o xixi de cachorro ser contaminado é bem menor, uma vez que sai diretamente da bexiga para o frasco. Apenas o médico veterinário pode realizar a cistocentese em cães pois, além de ser necessário utilizar um equipamento de ultrassom, somente ele tem a técnica e os outros utensílios essenciais para o procedimento.
Já o processo de como coletar urina de cachorro - fêmea ou macho - por micção espontânea pode ser realizada em casa pelo próprio tutor. Nesse caso, será necessário utilizar um potinho coletor universal para armazenar o xixi de cachorro que é eliminado durante a micção. Vale ressaltar que para coletar a urina corretamente, o primeiro jato de urina deve ser desprezado, pois pode conter alguns detritos dispensáveis para o exame.
Antes de aprender como colher urina de cachorro para exame, é importante seguir algumas instruções
Para saber como coletar urina de cachorro, primeiro é importante entender algumas recomendações fundamentais. O xixi de cachorro deve ser sempre armazenado em um coletor universal, pois ele garante que não haja contaminação durante o armazenamento. O volume de xixi deve ser de pelo menos 5ml. Além disso, é muito importante que o xixi seja coletado diretamente no momento em que a cadela o elimina durante a micção. Ou seja, não adianta coletar a urina quando ela estiver no chão, pois nesse momento ela já está contaminada. O ideal é que a cadela esteja com a bexiga bem cheia, sem ter urinado por cerca de 2h antes da coleta.
Como coletar urina de cachorro fêmea em casa: confira o passo a passo
O passo a passo de como colher urina de cachorro para exame em casa é bem simples. É muito importante ter paciência pois alguns cães podem ficar um pouco ansiosos ao ver o dono seguindo com um potinho na mão na hora do xixi. Por isso, transmitir tranquilidade é fundamental. Confira o passo a passo de como coletar urina de cachorro fêmea em casa:
1) Deixe o coletor universal separado e observe a cadela.
2) Fique atento ao momento em que a cadela vai urinar. Quando a cadela está pronta para fazer xixi, ela começa a se dirigir ao cantinho onde ela costuma fazer suas necessidades. Muitas vezes, pode dar voltinhas antes de urinar.
3) Quando a cadela se agachar para urinar, coloque o coletor embaixo dela. Depois, é só tampar corretamente e levar a amostra ao veterinário para que ela seja avaliada.
O processo de como coletar urina de cachorro fêmea e macho é o mesmo. Porém, costuma ser um pouco mais fácil com os cães, pois basta colocar o coletor debaixo do jato de urina. No caso das fêmeas também é um processo tranquilo, mas a chance do tutor se sujar mais é um pouco maior. Portanto, tenha mais paciência. É provável que você se suje com um pouco de urina, por isso vale usar luvas se achar necessário. Quanto mais calma a cadela estiver, menos ela vai se movimentar e mais fácil será a coleta. Portanto, lembre-se de sempre deixar a cachorrinha bem confortável e à vontade.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes