A caixa de areia de gato é um acessório indispensável na rotina de qualquer felino domesticado, já que é nesse local que os gatos se sentem confortáveis para fazerem suas necessidades fisiológicas. Por serem animais higiênicos, porém, eles prezam por uma caixa de areia limpa e sem odores. Se ela não estiver da maneira que gostam, os gatos podem inclusive optar por fazer xixi ou cocô no lugar errado, o que pode ser estressante tanto para o felino quanto para os tutores. Por isso, é fundamental manter o banheiro dos gatos sempre limpo. Os gateiros mais experientes usam uma técnica infalível recomendada pela International Cat Care para deixar a caixa de areia sempre cheirosa. A seguir, vamos revelar o truque que os especialistas utilizam!
Descubra o truque para deixar a caixa de areia de gato cheirosa e limpinha
Limpar a caixa de areia para gatos não é uma tarefa difícil. Na verdade, esse é um processo bem simples e tranquilo de ser feito, mas é extremamente importante para manter o bem-estar e saúde do gato em dia. Existem várias ações que você pode fazer para deixar a caixa de areia de gato sempre limpa, mas o segredo para deixar ela cheirosa está na frequência dessa limpeza.
Em média, o gato urina entre 2 a 5 vezes ao dia e faz cocô pelo menos uma vez. Por isso, especialistas recomendam que os tutores façam uma limpeza superficial da caixa de areia no mínimo duas vezes ao dia - na parte da manhã e da noite. Isso ajuda a reduzir o odor forte e mantém a caixa mais agradável para o felino. Contudo, se você tiver disponibilidade de tempo, o ideal mesmo é fazer a limpeza do acessório na parte da manhã, tarde e noite. Essa frequência vai manter aquele cheirinho desagradável bem longe de casa, mas outros cuidados precisam ser tomados para que a caixa de areia para gato fique cheirosa por mais tempo.
Veja como fazer a limpeza superficial e profunda do banheiro de gato
Existem duas maneiras de limpar o banheiro para gato: a limpeza superficial, que remove o cocô e os blocos de xixi de gato que estão na caixa; e a limpeza profunda, que envolve esvaziar completamente a caixa de areia de gato para ser higienizada. Para a limpeza superficial, você vai precisar de uma pá própria e uma sacolinha plástica para o descarte (mas existem alguns tipos de areia de gato que podem ser descartadas no vaso sanitário).
Já para a limpeza profunda, você deve limpar também a própria caixa de areia. Gato tem o olfato muito mais sensível que o dos humanos, e na medida que o tempo for passando, a tendência é que o cheiro impregnado da caixa fique cada vez mais forte. Para higienizar o banheiro de gato, você só precisa de detergente neutro, água e uma esponja para enxaguar. Depois de limpinha, basta secar muito bem e colocar uma areia nova.
Muitas pessoas utilizam desinfetantes, detergentes com fragrância ou cloro para realizar a limpeza da caixa de areia. No entanto, especialistas não recomendam o uso desses produtos. Na verdade, esses são produtos de limpeza para evitar se você tiver um cachorro ou gato em casa, pois podem irritar o olfato felino e provocar alergia no animal.

Como limpar a caixa de areia fechada?
Vale lembrar que existem dois tipos de caixa de areia: as fechadas e as abertas. As caixas abertas são mais simples de serem higienizadas, mas por não terem nenhuma cobertura, exalam um maior cheiro. Já o banheiro para gatos fechado, além de ser uma opção que dá maior privacidade ao felino, exala menos cheiro na casa. Mas quanto à limpeza, ela pode ser um pouco mais complicada - mas nada impossível também. Como ela fica completamente fechada, o tutor precisa limpá-la constantemente para que o ambiente interno não se torne desagradável para o pet. O recomendado é fazer uma limpeza profunda na caixa de areia fechada semanalmente, ou no mínimo a cada duas semanas.
De quanto em quanto tempo trocar a areia do banheiro de gato?
Uma das principais dicas para limpar a caixa de areia para gato é trocar completamente a areia de tempos em tempos. Embora os tutores façam uma limpeza superficial da areia todos os dias, utilizar o mesmo substrato por muito tempo pode provocar mau cheiro e desencadear a proliferação de bactérias prejudiciais ao animal. Contudo, a troca da areia de gato depende do tipo de areia utilizada, pois enquanto algumas devem ser trocadas semanalmente, outras podem ficar mais tempo. O ideal é que as areias não aglomerantes sejam trocadas toda semana, e as areias aglomerantes a cada 15 dias para evitar o mau cheiro.
A caixa de areia autolimpante é uma alternativa?
A caixa de areia autolimpante para gatos é uma solução procurada por muitos tutores que passam muito tempo fora de casa, porque, como o próprio nome já diz, ela realiza a limpeza do acessório sozinha. O acessório detecta a presença do gato no seu interior, e quando ele sai, realiza o processo de peneiração para separar a sujeira da areia limpa. Essa parte ‘suja’ é descartada na base da caixa de areia.
Contudo, embora a caixa de areia autolimpante seja mais prática, ela também tem os seus contras. Como ela realiza a própria auto limpeza, fica difícil chegar se o cocô de gato está saudável ou não. A limpeza do acessório não é tão simples quanto a das outras caixas, e elas são menores do que as caixas de areia de gato normais, o que pode ser um problema para os felinos. Além disso, as bandejas podem produzir ruídos que incomodam o pet. Portanto, antes de investir em um acessório desses, que é bem mais caro que o usual, vale a pena checar se realmente será útil para você e o seu gato, principalmente.