Cuidados dos animais

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo?

Publicado - 04 Janeiro 2022 - 13h08

Atualizado - 16 Maio 2024 - 13h22

Um cuidado que todo tutor deve ter com seus bichinhos de estimação é saber como ensinar um cachorro a fazer as necessidades no lugar certo desde filhote. Além de fazer parte do treinamento animal, isso é algo que facilita bastante a convivência com o pet, já que evita xixi e cocô de cachorro espalhados pela casa. Já para quem decide adotar um cão mais velho, essa missão pode parecer um pouco mais complicada.

Um cachorro idoso tem um aprendizado um pouco mais lento, mas não é impossível treiná-lo. Isso também vale para cães que já foram treinados, mas desaprenderam o lugar apropriado para fazerem xixi por algum motivo. Por isso, se você quer saber como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo, é só acompanhar a matéria abaixo!

O cachorro idoso pode aprender tão bem quanto um cachorro adulto ou filhote

É claro que quanto mais jovem o animal for, maior é a sua capacidade de aprendizado. Por isso, ensinar cachorro adulto a fazer xixi tende a ser menos trabalhoso, e com os filhotes a tarefa é ainda mais fácil. Mas você sabia que um cachorro velho consegue, sim, aprender novos hábitos? Com os estímulos certos, é possível saber como ensinar cachorro idoso a fazer as necessidades no lugar certo! Pode até demorar um pouco, mas treinamentos consistentes e a dedicação do tutor contribuem para que o resultado seja efetivo.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo: confira um passo a passo

Passo 1: Escolha o local do banheiro de cachorro. Deve ser relativamente longe de onde ele realiza as refeições e com acesso facilitado, mas preservando sua intimidade. 

Passo 2: Utilize um tapete higiênico para o treinamento. Mesmo que o uso de jornais seja popular, um tapetinho é o material mais indicado para atender às necessidades do pet. 

Passo 3: A limpeza do banheiro deve ser feita regularmente. Assim como nós, nossos bichinhos também precisam de um espaço limpo e organizado para se aliviarem. Forre bem todo o espaço e troque o tapete quando necessário.

Passo 4: Crie uma rotina com o cachorro idoso. Ao estabelecer um horário certo para as refeições, é possível saber mais ou menos quando o animal vai ter vontade de ir ao banheiro e você pode direcioná-lo para lá.

Passo 5: Observe o comportamento do seu cão. Além da rotina, os cachorros dão alguns sinais de quando estão prestes a evacuar e costumam farejar bastante ou dar voltas no mesmo local.

Passo 6: Ofereça recompensas quando ele fizer xixi ou cocô no lugar certo. Esse reforço positivo pode ser feito com petiscos, carinho ou palavras de incentivo, como “bom garoto!”.

Passo 7: Não brigue com o cachorro, mesmo que ele erre. Ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo requer paciência e persistência, mas sempre de uma forma positiva e nunca com brigas ou punições.

Dica: o uso de alguns produtos, como educador sanitário, também podem ser bem úteis para atrair o cachorro velho para o local indicado na hora de fazer xixi ou cocô. Além dele, também existem os chamados “repelentes para cachorro”, que evitam que o animal faça suas necessidades em outros espaços.

 

Cachorro idoso deitado em poltrona tomando sol
Não é difí­cil saber como treinar cachorro velho, mas é preciso paciência e persistência no processo

 

Mudar o banheiro do cachorro idoso às vezes é uma atitude necessária

Além de ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo, é importante pensar nas limitações de um pet com idade mais avançada. Ele não terá mais a mesma agilidade e perspicácia de quando era adulto ou filhote, então a escolha do banheiro de cachorro deve ser pensada nisso. O local não pode ser de difícil acesso e nem muito distante de onde o cãozinho costuma passar tempo, para dar tempo de ele se aliviar quando estiver apertado.

Em alguns casos, os tutores podem se perguntar como mudar o local do cachorro urinar para facilitar a vida do doguinho, especialmente se ele tiver problemas locomotores ou neurológicos. Se isso acontecer, um novo treinamento será necessário para que o cachorro aprenda o lugar certo - mas lembre-se: isso deve acontecer de forma gradativa para não causar estranhamento no animal.

Como treinar cachorro velho: adestramento positivo é sempre a melhor opção

Todo cãozinho adora ser recompensado, e com um animal idoso isso não é diferente. Por isso, se você ainda tem dúvidas de como treinar cachorro velho, o adestramento positivo é a resposta! Ele serve tanto para quem deseja aprender como ensinar cachorro adulto a fazer necessidades no lugar certo, como para quem tem cães mais velhos. Ao ser recompensado com petiscos ou carinho, o cachorro se sente estimulado a repetir aquela ação. Isso significa que, aos poucos, ele conseguirá atender aos seus comandos.

Meu cachorro parou de fazer as necessidades no lugar certo, o que isso significa?

Se você tem um cachorro idoso que voltou a fazer xixi em lugares inapropriados, deve entender que ele provavelmente não faz isso de propósito. Conforme a idade chega, os nossos amigos de quatro patas podem sofrer com alguns probleminhas que afetam diretamente as suas necessidades e até a maneira de se relacionar com o mundo.

Além da infecção urinária em cães - que normalmente causa incontinência e perda de controle da bexiga -, um outro motivo que pode deixar o cachorro fazendo xixi no lugar errado é a disfunção cognitiva canina. Na prática, o quadro se assemelha bastante a uma espécie de alzheimer canino, deixando o cachorro debilitado e prejudicando sua memória e aprendizado. Nesse caso, é fundamental ser compreensivo com a condição do animal e buscar alternativas para cuidar do cachorro com Alzheimer.

Redação: Juliana Melo

Cachorro

Fantasias de Halloween Pet tomam conta da internet: as melhores ideias para o ‘Dia das Bruxas'

Os tutores adoram incluir os animais de estimação nas festividades, e claro que não seria diferente no Halloween. Pets do Brasil e d...

Cachorro

Essa é a média de gastos mensais para cuidar de um cachorro ou gato no Brasil, revela pesquisa

Cuidar de cachorro e gato é uma prática gratificante que envolve muito amor, carinho e felicidade. Mas como nada na vida é de graça,...

Cuidados

Se a questão for com qual frequência o gato pode dar voltinhas na rua, a resposta vai agradar poucas pessoas

Muitos gatos adoram dar voltinhas na rua para desbravar o mundo ao seu redor. Eles simplesmente escapam pela janela ou porta e saem ...

Cachorro

"Criado por gatos": 5 sinais de que seu cachorro pegou as manias dos irmãos felinos

A relação entre gato e cachorro sempre foi marcada por uma certa rivalidade. Muitas pessoas ainda acreditam que, por serem de espéci...

Gato

Feromônios: a química por trás dos carinhos que você recebe do seu gato

Você sabe o que feromônios, gatos e carinhos têm em comum? Normalmente, associamos os feromônios à sua função na reprodução animal, ...

Cachorro

Fantasias de Halloween Pet tomam conta da internet: as melhores ideias para o ‘Dia das Bruxas'

Os tutores adoram incluir os animais de estimação nas festividades, e claro que não seria diferente no Halloween. Pets do Brasil e d...

Cachorro

Essa é a média de gastos mensais para cuidar de um cachorro ou gato no Brasil, revela pesquisa

Cuidar de cachorro e gato é uma prática gratificante que envolve muito amor, carinho e felicidade. Mas como nada na vida é de graça,...

Cuidados

Se a questão for com qual frequência o gato pode dar voltinhas na rua, a resposta vai agradar poucas pessoas

Muitos gatos adoram dar voltinhas na rua para desbravar o mundo ao seu redor. Eles simplesmente escapam pela janela ou porta e saem ...

Ver todas