A ideia de adestrar gatos não é tão comum quanto a de adestrar cães porque sempre imaginamos os bichanos como animais mais livres e independentes. Porém, os peludos também podem apresentar certos comportamentos inadequados que são corrigidos com o adestramento. Um deles é subir na mesa. Alguns tutores não se importam com isso, mas outros não aprovam o comportamento pois, além de sujar o móvel (principalmente se o pet acabou de sair da caixa de areia), é perigoso. Saber como educar gato que sobe na mesa evita que ele se machuque com facas, pratos e vasos de plantas, objetos que costumam ficar em cima do móvel.
É na mesa que a família costuma se reunir e é natural que o bichano queira subir para ficar junto - principalmente se tiver uma comida que ele gosta de petiscar. Além disso, os bichanos naturalmente gostam de locais altos. Portanto, a mesa é muito atraente ao animal. Faz parte do instinto do gato explorar o ambiente e escalar locais altos. O tutor não pode proibir esse comportamento do pet, pois é importante para ele. Mas, como a mesa não é o lugar mais adequado e seguro para isso, é preciso aprender a redirecionar esse hábito de forma saudável. Confira a seguir como ensinar o gato a não subir na mesa de maneira eficiente!
Passo 1: Crie um ambiente que atraia o gato mais do que a mesa
Um grande erro na hora de aprender como ensinar gatos a não subir nas coisas é achar que é possível fazer com o que o pet nunca mais tenha esse comportamento se ele não tiver onde subir. Como explicamos, os felinos têm uma necessidade de explorar e investigar todo local que estiver e aqueles mais altos chamam sua atenção. Se você quer aprender como educar gato que sobe na mesa, o primeiro passo é direcionar sua atenção para outro lugar que tenha tudo que o atrai tanto na mesa: altura, diversão e comida.
Com o enriquecimento ambiental, é possível oferecer um espaço de maneira prática. Invista em nichos, prateleiras, brinquedos, comedouro interativo, arranhadores, tocas… A gatificação da casa é fundamental no processo de adestrar gato a não subir em mesas, porque assim os outros lugares da casa despertarão sua curiosidade e o pet vai deixar o móvel de lado.
Passo 2: Para adestrar gatos, fale com firmeza mas sem gritar ou brigar
A forma como adestra um gato faz toda a diferença no processo. Ao ver o bichano em cima da mesa, pode acontecer de o tutor gritar com o animal para mostrar que ele está errado. Porém, não é com gritos e brigas que deve ser feito o processo de como educar gato que sobe na mesa - ou qualquer outro processo. Os bichanos são sensíveis, então gritaria, empurrões e tons agressivos não vão funcionar, podendo causar até mesmo o efeito contrário e deixar o animal mais estressado, ansioso ou desobediente. A melhor forma de adestrar gatos é com calma e firmeza. Ao ver o bichano em cima da mesa, diga não de maneira firme - mas não agressiva - pegue o animal com delicadeza e leve ao local que você preparou para ele explorar.
Outro erro comum é, indiretamente, estimular o bichano a subir na mesa. Sabe quando ele sobe e você dá uma comidinha para ele? Você está associando aquele lugar a algo positivo, pois ele vai achar que sempre que estiver lá vai ganhar um petisquinho. Portanto, para aprender como ensinar gatos a não subir nas coisas, você precisará acabar com esses mimos.
Passo 3: A melhor maneira de como fazer o gato parar de subir nas coisas é incentivando-o a usar o ambiente gatificado
Depois de seguir o passo 2 de como ensinar o gato a não subir na mesa é hora de fazer com que o pet perceba o novo ambiente como algo divertido. Quando colocar o animal no local feito para ele, ofereça uma recompensa. Vale petiscos, carinhos e brincadeiras. Sempre que o animal estiver lá, tenha esse cuidado para que ele vá percebendo que aquele é um ambiente legal e tem tudo que ele precisa para ter seus instintos apurados e ainda por cima se divertir e comer. Se você quer saber como adestrar um gato da maneira mais eficiente possível, pode ter certeza que a associação positiva é a melhor escolha. Com tantos mimos, vai ser bem mais fácil que o animal compreenda aquele espaço como uma coisa boa e queira ficar mais tempo por lá - e menos em cima da mesa.
Passo 4: Fazer com que a mesa se torne um ambiente chato é uma dica valiosa de como educar gato que sobe na mesa
Seguindo o passo 3 de como fazer o gato parar de subir nas coisas, você já alcança o objetivo de fornecer um ambiente mais legal para o animal explorar. Porém, não basta apenas que o pet veja o local novo como divertido: ele precisa ver a mesa como um lugar chato. Para isso, você pode apelar para o aguçado olfato felino. Certos cheiros, como o de frutas cítricas, não são muito agradáveis para o pet. Então, você pode deixar uma laranja em cima da mesa ou aplicar algum produto de limpeza com esse odor. Além disso, evite colocar a ração do gato no comedouro em cima da mesa, pois o aroma vai ficar ali e o pet vai ficar tentado a subir.
Outra forma de como educar gato que sobe na mesa é manter o móvel sempre limpo, sem restos de comida que possam deixar cheiros que atraem o pet. Objetos como chaves, papelão e papéis também chamam a atenção do bichano, então evite deixá-los ao alcance. Por fim, outra dica para adestrar gatos é forrar a mesa com algum tecido que o felino não se sinta muito confortável, como plástico ou até mesmo algumas fitas de dupla-face nas bordas.
Passo 5: Sincronizar o horário de refeições com o animal faz o processo de como ensinar gatos a não subir nas coisas ser mais fácil
Um dos motivos que mais levam o bichano a subir na mesa é a comida. Ao sentir o cheirinho do seu almoço, o pet certamente vai te seguir e tentar arrancar um pedacinho. Por isso, uma dica de como ensinar gato a não subir na mesa é sincronizar o horário das refeições do tutor e do animal. Logo antes de levar seu prato à mesa, encha o potinho de ração. Assim, o pet começará a comer sua própria comida e a sua não o atrairá tanto. Se mesmo assim o gatinho continuar tentando subir, pode ter certeza que o motivo é apenas sua grande curiosidade. Assim, leve-o ao cantinho específico para ele, mostre brinquedos e faça com que ele ocupe sua atenção com outras coisas.
Redação: Maria Luísa Pimenta