O carrapato de cachorro é um dos maiores pesadelos dos tutores, especialmente durante os meses mais quentes do ano. O calor favorece a proliferação do carrapato no ambiente, deixando o animal mais suscetível a uma infestação. Além de ser extremamente desconfortável para o peludo, os carrapatos ainda podem transmitir doenças graves e perigosas.
Para evitar que o cãozinho passe por isso, é fundamental que os tutores adotem estratégias para prevenir o carrapato em cachorro. Confira a seguir 4 dicas para manter os cachorros livre de carrapatos durante o verão:
Como cachorro pega carrapato?
O carrapato em cachorro é uma situação muito mais comum do que se imagina. Esses parasitas são muito resistentes e podem viver no ambiente por períodos de até um ano sem se alimentar. Ainda por cima, estão presentes em vários lugares que os cães têm contato, como na grama, em frestas de portas e janelas, em terrenos baldios, parques e até em plantas.
Passear com cachorro em um parque, por exemplo, aumenta os riscos do animal ser infectado por um carrapato. Afinal, sem a proteção adequada, os peludos ficam vulneráveis e podem acabar sendo infectados. A infestação de carrapato em cachorro causa muita coceira e feridas no corpo do pet.
Mas o grande problema desse parasita é que ele pode transmitir a temida doença do carrapato. Na verdade, os carrapatos podem provocar mais de um tipo de doença, mas as mais famosas são a erliquiose e a babesiose canina. Essas doenças são perigosíssimas para o cão e podem causar sintomas como febre, vômito, sangramento pelo nariz, manchas avermelhadas na pele, e em casos mais graves, até a morte do animal.
Por essa razão, os tutores precisam tomar todas as medidas possíveis para evitar o carrapato em cachorro. Afinal, é dever dos tutores proteger seus cães de parasitas e doenças perigosas. Veja como evitar o carrapato de cachorro no próximo verão:
1) A coleira de carrapato de cachorro é o método mais eficiente para proteger o animal
Agora que você já sabe como cachorro pega carrapato, é hora de descobrir como protegê-lo. Existem algumas maneiras de blindar o cãozinho contra esses parasitas, mas a coleira antipulgas é um dos métodos mais recomendados por especialistas. Ela é colocada no pescoço do animal, como se fosse uma coleira para cachorro mesmo, e vai liberando progressivamente substâncias químicas que afastam o carrapato. Ou seja, ela funciona como se fosse um repelente.
Mas a melhor parte desse remédio de carrapato para cachorro é a sua duração. Diferente da maioria dos outros remédios, a coleira antipulgas é a que protege os cães por mais tempo. Dependendo da marca, as coleiras podem durar em média 8 meses e começam a fazer efeito no organismo do animal 24 horas após colocada no pescoço.
2) O remédio de carrapato para cachorro em formato de comprimido reforça a proteção
O remédio para carrapato de cachorro em formato de comprimido é outra opção eficaz e segura para proteger o pet contra esse parasita. Ele é administrado via oral e costuma ser mastigável, com um sabor artificial que chama a atenção do pet e facilita a ingestão.
O remédio de carrapato para cachorro é formulado com substâncias que são tóxicas para os parasitas, mas não para o cachorro. Então logo após a ingestão do comprimido, o princípio ativo do medicamento é absorvido pelo sistema gastrointestinal do cachorro e se espalha pela corrente sanguínea. Como consequência, os carrapatos se intoxicam com essa substância e morrem aproximadamente 8 horas após a ingestão. O comprimido contra carrapato de cachorro pode manter os pets protegidos por até 3 meses, mas isso varia de acordo com a marca do remédio.
3) As pipetas protegem contra o carrapato de cachorro
As pipetas contra carrapato de cachorro são uma ótima alternativa para cães que apresentam dificuldade em ingerir comprimidos. Eles são uma das opções mais acessíveis do mercado e podem ser encontrados tanto em versões líquidas como em spray. Diferente do comprimido, as pipetas agem externamente no corpo do cachorro. Ela é aplicada no pelo do cachorro e começa a agir 24 horas após a aplicação. No entanto, o problema das pipetas é que esse medicamento tem ação de apenas um mês.
4) Mantenha o ambiente limpo para evitar o carrapato de cachorro
Não adianta nada oferecer remédios contra carrapato de cachorro e não remover os parasitas do ambiente. No verão, os carrapatos costumam se multiplicar ainda mais, pois o clima quente e úmido é excelente para a reprodução. Por isso, especialistas recomendam que os tutores mantenham o ambiente sempre limpo e todos os acessórios do animal higienizados, especialmente após infestações.
Mas como limpar o ambiente em que o pet vive? Em caso de infestação, você deve usar inseticidas para carrapato de cachorro, limpar o chão com desinfetantes específicos para pets e lavar os acessórios com água quente e sabão neutro. Lembre-se que os carrapatos podem se multiplicar na vegetação também, então é fundamental manter a grama aparada e retirar o acúmulo de folhas no local. Isso vai evitar que o animal entre em contato com o carrapato de cachorro, ficando protegido por mais tempo.