As festas de fim de ano são um momento de celebração. O único problema é que o barulho dos fogos de artifício costuma ser uma experiência assustadora para os pets. Acredite: é muito comum ver um gato assustado, que tenta fugir e até se esconder, por causa dos fogos. Para ajudar o seu felino a passar por essa ocasião de forma mais tranquila, veja abaixo algumas dicas!
Gato assustado com fogos: por que isso acontece?
Gatos são animais sensíveis a ruídos altos e mudanças bruscas no ambiente. Enquanto os ouvidos humanos captam sons de aproximadamente 20.000Hz, os felinos têm uma sensibilidade auditiva muito maior, captando sons de até 65.000Hz, o que pode explicar por que eles têm tanto medo de fogos.
Um gato assustado pode reagir de forma intensa a sons altos, porque para eles esses estrondos são um tipo de ameaça. Então trata-se de um comportamento puramente instintivo: o medo, nesses casos, funciona como um mecanismo de defesa desses animais, fazendo com que o gatinho procure um refúgio o mais rápido possível.
Como identificar um gato com medo de fogos?
Não é difícil perceber os sintomas de gato com medo, principalmente quando esse medo é desencadeado pelo barulho de fogos de artifício. Os principais sinais para se atentar são:
- Gato se escondendo com medo em locais fechados, como debaixo de móveis ou atrás de cortinas;
- Tremores e respiração ofegante;
- Miados altos;
- Pelos arrepiados e postura retraída;
- Pupila dilatada e olhos arregalados;
- Comportamento agressivo, como arranhões ou mordidas.
Ao notar qualquer um desses sinais, é importante saber como agir para tentar deixar seu gato mais tranquilo e confortável nessa época do ano!
O que fazer para evitar um gato assustado nas festas de fim de ano?
Preparar um ambiente seguro é a melhor maneira de acolher um gato com medo de fogos. Para isso, algumas dicas são:
Montar um refúgio - Você deve preparar um local tranquilo e confortável com uma caminha, cobertores e brinquedos para gatos. Esse espaço vai servir como uma rota de fuga para o pet nos momentos de tensão.
Reduzir os ruídos externos - É importante tentar abafar o som dos fogos de todas as maneiras possíveis. Por isso, feche portas, janelas e cortinas para amenizar isso. Você também pode usar uma música para acalmar gatos e mascarar o ruído.
Evitar acesso do pet às ruas - As telas de proteção para gatos são fundamentais para impedir possíveis fugas nesses momentos. Além disso, é importante monitorar todas as portas e locais que dão acesso às áreas externas por precaução.
Não deixar o gato sozinho - Afinal, você não quer que seu amigo se sinta abandonado, ainda mais em um momento delicado como esse, né? Ao mesmo tempo, respeite o espaço do pet e deixe que ele se aproxime de você quando se sentir mais à vontade.
Utilizar feromônios e florais para gatos - Produtos fitoterápicos, como florais e feromônios, são ótimos para tornar o ambiente mais relaxante para o gato, afastando o estresse e o medo. Porém, é importante consultar um profissional antes.
Técnicas de dessensibilização auditiva também acalmam um gato com medo
A dessensibilização auditiva é uma estratégia a longo prazo para evitar um gato assustado e com medo de fogos de artifício. O processo consiste em expor o animal a sons semelhantes aos dos fogos, mas de forma gradativa. Ou seja, primeiro ele ouve o barulho em um volume baixo, e depois, gradualmente, o tutor aumenta o volume, sempre fazendo associações positivas com petiscos ou brincadeiras.